Páginas

08/01/2011

Minhas impressões sobre Nola

Ficamos na parte turística da cidade e muita coisa me lembrou Salvador: ruas apertadas do centro, micro carnavais em várias esquinas (claro que não tinha música brasileira, mas tinha rock, jazz, blues, música irlandesa...), muita arte/criatividade espalhada, quando você vai chegando perto do rio, sente uma brisa típica de Salvador (mas sem o desconforto do sargaço ou maresia), muito turista, ruas lotadas de carro, muita pobreza (pedinte mesmo) e muito contraste. Ah, as vezes você houve um grupinho de negros falando Cajun, que é um dialeto daqui. Cajun também é o tipo de comida daqui: tudo com muita pimenta (mais do que no resto dos EUA)

A área dos ricos tem restaurante chicosos, as casas são lindas com arquitetura francesa e claro que não inundou no Katrina. A parte dos pobres, um horror, casas que ainda não se recuperaram e isso já tem quase 5 anos. Ah, vale salientar que pedinte aqui não é igual no Brasil, eles pedem, mas se você não dá, eles não insistem e não ficam agressivos. Achei a população bastante mal-educada, fomos super mal atendidos nas lojinhas e nos lugares, inclusive pela gerente. Ruas "sujas" (para os padrões americanos, para os nossos padrões até que estavam limpinhas).

New orleans é uma cidade que a galera vem "comer água" e do tipo "água dura" mesmo. É a única cidade que as pessoas podem sair bebendo pelas ruas e enfim, cedo já tem gente "bêba" por todo lado. Mesmo assim não vi briga, nem gente chata, só gente muuuito alegre. A Bourbon Street tem de tudo: clube gay, várias casas de streap tease, diz que tem até um clube que mostra casais fazendo "ozadia" (??!!), tem promoção do tipo compre 1 drink e receba 3, que é pra galera fica mais pra lá do que pra cá. Tem vários clubes nessa região com temas diferentes como country, jazz, rock... e é lugar preferido para despedida de solteiro (porquê será?).

Tem o Mardi Gras que é o carnaval daqui, e passa as bandinhas tocando e tem aquilo de a mulher ganhar um colar do cara se ela mostrar os peitos (e eu só imagino um mundo de mulheres sem sutiã pelas ruas...tsc, tsc, tsc), muito esquisito esse jeito americano.

Fomos no aquário e é muito legal ver as arraias literalmente sorrindo pra gente, ver os tubarões de pertinho, moréias, up-side jelly que é uma água viva invertida. Gostei! Andamos no carstreet mas antigo do mundo (tipo um bondinho), passeamos até a parte rica da cidade, mas esse treco é muito lento e levamos umas 2 horas. Comemos beignets que é algo muito típico de Nola e muito bom, as filas eram enormes, mas valeu.

Aqui, além do Mardi Gras, tem outras 2 marcas típicas da cidade que é o jacaré presente por conta dos pântanos e o Vudu. Tem jacaré pela cidade(estátua, viu? De verdade só nos pântanos e no Aquário) e mil lojas de vudu também. Nola é a capital do vudu (quem assistiu a princesa e o sapo da Disney, vai saber). Em relação aos artistas de rua, é legal pra gente que é turista, mas muito triste pra eles que dependem da bondade dos turistas e das gorjetas que eles dão, o governo não ajuda mesmo, uma vergonha!

Vi o lugar que Leo morava, o caminho que ele fazia até o mercado. A faculdade e o lugar que ele morava são muito perigosos e ele andava bastante para fazer o mercado, pegava o ônibus e andava ainda 1h pra ir e o mesmo percurso para voltar com o peso das garrafas de suco, água e compras, tadinho! Ele disse que é muito melhor voltar de carro e com dinheiro :).

Foi legal, gostei da viagem, mas não voltaria (sei que vocês já tinham chegado a essa conclusão, Nola não tem nada a ver comigo). E estou mais feliz por Leo não ter escolhido ir pra lá, B'ham é muito melhor (e olha que eu já reclamei tanto daqui...).

3 comentários:

  1. Td vez que eu penso em New Orleans eu lembro da música e do clipe do John Bon Jovi: Queen of New Orleans! Tudo a ver com o que vc falou!! Essa vida de eterna-despedida-de-solteiro! haha
    Não sabia que chamava Nola, adorei saber de tudo! Só fiquei curiosa pra ver a tal comida típica (beignet), devia ter tirado foto pra postar aqui!

    ResponderExcluir
  2. Lu, fiz um post com mil fotos de lá desde o dia que cheguei, mas o post sumiu :(. Vou tentar achar aqui...mas tem foto no meu perfil do facebook, olha lá.

    ResponderExcluir
  3. Acabei de ver!! Ficarem lindas as fotos!!!!!

    ResponderExcluir

O que você acha disso?