Páginas

21/07/2011

Aulas de português

É né, já que não posso trabalhar de verdade, estou dando um mãozinha para um francês que vai passar 3 meses no Brasil. E sabe o que eu descobri? Português é difícil demais. Avi! Para melhorar, ele vai para São Paulo e tem amigos paulistas que já avisaram que o sotaque baiano é bem diferente (essa parte foi a que ele me disse, mas vai saber o que os paulistas falaram mesmo). Eu tentei achar pela net algumas coisas típicas de lá, mas enfim, embora meu sotaque não seja carregado, sou baiana né. A primeira coisa beem diferente é a quinta letra do alfabeto, a letra "e" que na Bahia falamos "é" e em São Paulo "ê", mas a lista é grande..

O francês (que é super gente fina, por sinal) veio carregado de dúvidas culturais (preconceitos?) que ele aprendeu com os amigos paulistas, olhe aí alguns: porque homem do Rio Grande do Sul é gay? Porque paulista detesta carioca? Porque baiano é preguiçoso?

Aí, meu sangue ferve, sabe, não com o francês, mas com os paulistas (brincalhões? preconceituosos?). O bichinho nem chegou lá e já ouviu isso. Sei que nem todo paulista pensa assim, mas taí algo que me deixa triste. Enfim, expliquei para eles as questões culturais atrás dessas inverdades.

Quer me ver braba? Fale mal do meu sotaque! PQP! Cada um tem o seu e pronto, tem explicação histórica para isso e tal. Agora vem paulista ou paulistano (desculpa gente, até hoje só o pessoal de São Paulo falou MAL do meu sotaque) achar que fala sem sotaque ou que eu falo errado é demais né? Tendo em vista que a primeira cidade brasileira foi na Bahia e Salvador foi a primeira capital, se existisse um jeito certo, um sotaque certo de falar, seria aqui né? (Claro que não existe o melhor sotaque nem coisa do tipo, só para deixar claro!).  A gente não fala que o mineiro fala errado só porque eles falam "pãozin" né? Ou quando o carioca acrescenta uns "ssss" a mais.Então, só porque eu falo "cumê", "bebê", "repeti" (verbos no infinitivo), eu falo errado? Não minha gente, é o sotaque da Bahia. Já ouvi até que "oxi" (que vem de "oxente" e significa "oh, gente") é coisa de gente pobre que não frequentou escola. Acredita? Aí né, embora seja completamente contra "carteirada", tenho que falar: eu estudei em uma das melhoras escolas de Salvador, fiz Psicologia na então única Universidade Federal do meu Estado e que está na lista (grande lista, mas se é para colocar moral né...) das melhores Universidades do mundo, fiz especialização e mestrado na mesma Universidade na área de neurociências. Passei a maior parte da vida estudando e falo "oxi" sempre. Porque o "oxi" não tem a ver com escolaridade e sim com a cultura de um povo (gostaria de falar, seu imbecil! Mas como sou uma baiana educada terminei aí).

22 comentários:

  1. hahahahahahah Lorna, eu sou Paulista, e concordo com voce que Paulistas (quem nasce no Estado Sao Paulo) e Paulistanos (quem nasce na Capital Sao Paulo) tiram mesmo sarro dos sotaques de outras regioes. Eles acham que soh o deles eh certo, na verdade eles nem acham que tem sotaque, mas tem sim. Detalhe que Sao Paulo eh formado por Nordestinos de varias partes do Nordeste, e tb por pessoas de outras regioes. O sotaque do Paulista (e Paulistano) eh um produto de todos os outros. Eu sempre gostei de sotaques, principalmente o mineiro e o nordestido. Eu ia muito pra Bahia visitar meus avohs quando era mais nova, e quando chegava lah jah "pegava" logo a mistura do sotaque mineiro (na Bahia da muito mineiro) e baiano. Me achava. Aih voltava pra Sao Paulo falando assim o povo vivia tirando sarro da minha cara. Eu tava nem aih. Gostava e pronto.
    Hoje em dia eu falo um sotaque tao misturado que ateh hoje nao consigo identificar qual eh.

    ResponderExcluir
  2. Ah, Lorna, haha, esqueci de comentar. Mulher ateh pro seu marido tu foi perguntar se eu tava gorda? Rachei o bico!!!! Ri demais, e morri de vergonha. hahah

    Mas entao, foi como eu falei. Eu nao estou. Mas estou sim acima do meu peso normal, e eh uma diferenca grande quando a gente nota que nenhum calca,shorts para na coxa neh. Eu jah fui uns 5 pounds acima do peso normal, depois controlava e baixava. Mas 17 (agora 15) eh demais neh? Eh o triplo. Nao estou gorda, mas esses pounds extras se instalaram no culote, nos lados da barriga e nas coxas, tipo gordurinha localizada mesmo. E se eu nao controlar agora e deixar passar aih depois vai ficar dificil. Agora jah ta. Como falei, perder 5 pounds eh facil, mas 15? Eh o triplo do sacrificio.

    ResponderExcluir
  3. Arrumando: eh uma diferenca grande quando a gente nota que nenhuma calca ou shorts sobem, param na coxa.

    ResponderExcluir
  4. Me diverti com este post. Eu sou paulistano e não me lembro de ver paulistas falando mal. Lembro sim de brincadeiras daquelas sadias. Vou dar um exemplo. Você assistiu ao Alto da Compadecida? Nossa depois daquele filme nós (eu e meus amigos) ficamos repetindo a maneira que eles falam as indignações. "Tá variano é??" É tão legal! Eu acho sotaque a coisa mais interessante sabia? Acho sexy também ehehe.
    Quanto ao Rio (não tenho nada contra os cariocas), sempre que fui pra lá era tirado sarro pelos cariocas. Parece que tem uma rixa mesmo. Uma vez eu falei para um rapaz: Eu não aguento mais você falar de paulista na minha orelha! Desde que eu cheguei aqui na sua casa quantas vezes você ouviu eu falar dos cariocas? Aff
    Eu adoro sotaques e não vejo problema algum neles. Mas como disse hoje mesmo meu professor de English Composition I, você pode falar da maneira que quiser na conversação do dia a dia. Mas na hora de escrever, escreva direito.
    Eu não sabia que muitos americanos falam "He don't like school" e ele disse que MUITA gente fala assim ao invés de "he doesn't like school" porque dá mais trabalho pra falar.
    E ó, quanto ao post "revoltada com a minha vida" acho que você precisa se concentrar nos pontos positivos e "relaxar". Faça como a Eve disse. E uma mulher bonita como você, inteligente, estudada, saudável, bem casada, bilingue, pode muito bem arrumar muitos hobbies e curtir mais a vida e a experiência no exterior, não acha?
    Sabe aquela história?
    Um grupo de viajantes chegou a uma cidade e viu um senhor sentado no portão e perguntaram: "Como é o povo daí"? O Sr respondeu: "Como é o povo da cidade de onde vocês vêm?" Ao que eles disseram: "São maravilhosos!". O senhor respondeu: "Aqui também..."
    Outro grupo chegou e perguntou a mesma coisa ao que o Sr fez a mesma pergunta de volta. Os viajantes responderam: " O povo da nossa cidade é HORRÍVEL!". Ao que o sr disse: "Daqui também..."
    Entendeu? A gente pode escolher o que ver nas coisas, situações e pessoas. Você sabe melhor que eu... :P
    BJAO

    ResponderExcluir
  5. ainda bem que o Francês encontrou uma Bahiana arretada de boa, pra dizer a real pra ele. rsss ô sortudo!!! Eu nao sou da Bahia sou do Pará mas menina eu O-D-I-L-H-O gente que fala que no Pará só tem mata..ô povo ruim meu Deus...o que mais se ver é sao paulistanos no meio dos matos se abobalhando até com formigas e animais que nunca viram. kkkkkkk. Depois eu morei 6 anos em Natal RN....senti o mesmo gente de varios Estados tirando onda que nordestino nao chia...mas ele se defemde que é uma beleza..dizendo que o português do nordeste é muito mais proximo do português de portugal que é o original né? E isso de chiar com varios sss é horrivel pra aprender OUTRA LINGUA pelos menos nos curso que fiz de espanhol nao existe esse sss no fim da palavras e aqui na Noruega tb nao..o ´´di...ti...´´é igual o do nordeste sem sss.... eu amoooooooooo o nordeste e tb ja paguei pau com gente que nao respeita o sotaque dos outros... inclusive o meu do Pará....tenho amigos paulistas....mas fala serio meu!!! tirar onda com sotaque dos outros é muito sem nocao....

    ResponderExcluir
  6. Wilqui, só um correção, eu sou um baiana retada, arretada fala em Recife :). Bom saber que tem gente que gosta de sotaque, ainda mais de São Paulo, porque né, eu já estava a um passo de generalizar a questão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, Lorna, como você comnentou no facebook, resolvi revisitar seu blog. Mas, por interesses pessoais, me interessei mais pela discussão sobre os sotaques. Ai, quero comentar algumas coisas. Inicialnente, Lorna, aproveitando que sou paulista, queria te dizer que mesmo considerando que as pessoas são diferentes,e que devemos tomar cuidado com as generalizações, há uma grande diferença entre o paulista e o paulistano. E uma delas está no sotaque (rs) ou na aceitação/rejeição do sotaque (rs). Os paulistanos acham o sotaque dos paulistas uma aberração.Quando o paulista diz poRRRRRta, ai meu Deus!!!! E no Rio, acontece a mesma coisa.
      Faz tempo que sai de São Paulo, mas acho que isso ainda continua por lá. Imagina que terminei minha graduação na UNESP de Assis, fiz mestrado na USP e fui tentar morar na capital paulistana. Achava que estava bem preparada, afinal, entre outras coisas, estudei em boas faculdades. Confesso para você que São Paulo foi a pior cidade que já morei. Gosto muito de ir a Sampa, ir ao cinema, ao teatro, mas não gosto daquela vida dura. Uma vez fui tentar uma vaga, não me recordo direito qual era, mas numa área de telemarketing, percebi que meu sotaque não era benquisto. Fui morar em Manaus, e os quatro anos e meio que lá morava, as pessoas comentavam: mas você não é daqui, né? Você é de qual país? Eu falava e as pessoas davam risada. E olhe, eu não estou exagerando. As pessoas, de fato, me perguntavam de que país eu tinha vindo. Não vou dizer pra você que, na Bahia, ninguém estranha ou estranhou meu sotaque, porque estaria mentindo. Mas hoje isso não acontece com muita frequência, até porque meu sotaque virou uma mistura de paulista com mineiro, com manauara, baiano, pernambucano. E a incógnita é: de onde ela é? kkkkkkk E você sabia que eu mesmo não conheço o meu sotaque. Na época do meu mestrado, trabalhando com entrevistas gravadas, ouvia muito minha voz na hora das transcrições e confesso que estranhava demais. Nunca mais fiz isso. Vou gravar minha voz pra ver no que deu... rs

      Lorna, beijo grande pra ti. Parabéns pelo blog.

      Cristina Aparecida Silva

      Excluir
    2. Cris, mas o bom eh essa mistureba toda! Eh aceitar o sotaque, saber que ele marca uma diferenca, mas que eh uma diferenca legal. para mim o seu sotaque eh de paulista :).

      Beijo

      Excluir
    3. kkkkkk
      É engraçado aqui em Salvador. No início das aulas, me apresento, digo aos alunos que nasci no interior de São Paulo etc. Dai a pouco, os alunos esquecem, eu acho, e dai perguntam: Cristina, de onde você é? Seu sotaque é tão diferente! Não dá pra identificar de onde você é, dizem eles (rs). Eu incorporei e incorpo as expressões locais de onde eu moro. Pra mim, tudo é oxi, é eita,e por ai vai. Adoro esta mistura. Mas eu acho que ainda falo poRRRRRta. (kkkkkkkk)
      Agora, pense no seu tio, baiano nato, mas com cara de gringo, quando vai ao Pelourinho, todos pensam que ele é estrangeiro. Mas ao abrir a boca pra falar (rs), não tem jeito, É BAIANO!!! (RS)

      Adorei participar do seu blog. Revivi minhas histórias, ricas lembranças.

      Beijos

      Excluir
    4. Seu tio está visitando seu blog; se prepare que lá vem Baninho!!! rs

      Excluir
  7. Menina adoro sotaques!!! sou filha de nordestinos, cresci ouvindo meus pais falarem praticamente um dialeto (pelo fato de serem pessoas que nasceram na decada de 30, usam palavras que só ouvi nas musicas de Orlando Silva e Nelson Gonçalves) com o sotaque pernambucano, eu falo oxi até pro meu marido que é americano... Tem sim muito paulistano e paulista metido a besta que fala q não tem sotaque, mas tem sotaque sim, uma mistura de nordestinos, italianos, portugueses, uma salada cultural... Eu sou paulistana da gema e adoro a fusão cultural do Brasil que tive a oportunidade de conhecer a maioria dos estados viajando a trabalho e adoro! E mesmo aqui nos EUA eu gosto dos sotaques, as vezes brinco com meu marido fazendo o sotaque sulista e ele se racha de rir.
    Deixe o francês descobrir por ele mesmo o caldeirão cultural que é o Brasil, e o pequeno Brasil dentro do Brasil que é São Paulo, terra de todos os gostos e gente. Os preconceitos dele vão por água abaixo.
    E viva a Bahia minha linda, pq a BAHIA é LINDA!!!

    ResponderExcluir
  8. Cheguei um dia na aula e a professora, carioca, olhou para a minha cara e perguntou se eu era nova ali. Disse que não e ela me perguntou o meu nome.
    Depois de um tempinho ela resolve devolver exercícios corrigidos e chama pelo meu nome, respondido prontamente por mim. Segue o diálogo:
    - Ué, achei que vc não se chamasse Thais.
    - Sou Thais sim!
    - Ah, entendi outra coisa.
    - Como é que fala Thais no Rio? Thaixxxx?
    - Isso, com bastante chiado.

    O fato é verídico.
    Adoro sotaques, independentemente da região. O que me irrita é português mal falado, mal pronunciado.

    Ps: sou paulista, com forte sotaque paulistano, comumente motivo de piada entre mineiros.

    ResponderExcluir
  9. Sorte do francês que encontrou uma mulher arretada para tirar todas essas dúvidas...Por isso que eu acho que o nosso país não cresce devido esse tipo de mentalidade.Independente de regiões, todos nós somos brasileiros e essa é a beleza do nosso país: a diversidade de culturas, sotaques, danças, etc.

    ResponderExcluir
  10. Oi Lorna, estou de volta lendo e aprendendo mt com o seu blog, eu dei uma sumida pq o Steve veio pro Brasil nas minhas férias e no meu último dia de férias, meu paizinho faleceu. Agora que as coisas estão se assentando um pouco e eu estou voltando devagarzinho. Estou até com um template novo, espero que vc goste. Um beijo e que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  11. Muita confusão. Paulistano tem sim preconceito contra baiano porque quando querem dizer que alguém fez um burrice dizem que fez uma baianada. E falam : Tá enteniiindeiiindo? No Rio quando querem dizer quem alguém é cafona dizem que é paraíba. Carioca chia mesmo, mas português de Portugal chia muito mais. Carioca fala mermo em vez de mesmo e mermão no lugar de meu irmão. kkkkkkkkk Acho todos os sotaques lindos, menos o de porrrrrrlta. São questões sociais que geram esses preconceitos.Mas tem melhorado muito. É resultado de uma certa resistência ao excesso de migração interna. Os baianos falam lindinho, com uma doce lentidão, uma canção na fala. Se avexe não!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Generalizar é burrice. Alguns paulistanos escreveram aqui que aceitam numa boa os sotaques e já foram motivo de chacota em outros estados do Brasil. Se aceite e seja feliz! E só.

      Excluir
    2. Prezado anônimo sabidão, em nenhum momento eu disse que todo paulisatano fala do meu sotaque e muito menos que eu não me aceito. Que pena que você não leu direito o texto, mas no primeiro parágrafo eu explico que o francês estava indo para São Paulo e que tinha amigos paulistas. Logo, o comentário sobre o meu sotaque foi feito por um dos amigos dele...pena que você não entendeu. Tenta ler mais uma vez, com a minha explicação, para ver se agora fica mais claro. :)

      Excluir
  12. eitah,,,rsrsr sem dizer que certo mesmo é como vcs falam né? não existe cidadi, forti, quenti, e sim, como baiano fala, gent, cidad, sei la como escrever essa pronuncia, entenderam, ne..hehehehe estou aprendendo ingles, e é mais facil pensar como baiano fala, pra aprender melhor a falar inglês!! bj gde

    ResponderExcluir
  13. Olá Lorna! Sou de MS - Brasil e meu marido conseguiu uma bolsa de doutorado ai nos EUA! Vou junto neh, e gostei do seu blogg! rsrs

    ResponderExcluir
  14. Ola! Estamos indo para o Texas! To tao empolgada! Mas o medo é tão grande, ficar quatro anos ai, nao sei ve vou poder trabalhar, o que farei? O bom que sou pessima no ingles, entao um ponto bom sera a busca pela fluencia. Voce esta feliz ai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo! Manda um email pra mim lornabg@gmail.com que posso tentar te ajudar com algumas dicas de coisas parafazer. Que cidade vocês vão?

      E não, não sou feliz aqui em Bham, infelizmente tive muitas experiências ruins, mas estou empolgadissima com a mudança para a Flórida!

      Excluir

O que você acha disso?