Páginas

08/01/2015

Dicas para quem vem morar/passear nos EUA


Eu escrevi um post sobre o Alabama, mas tem tanta coisa para acrescentar, vou escrever sobre a Flórida mais para frente, mas por enquanto, vou escrever geral. Tem coisa que não está escrita e a gente vai aprendendo...

PS: esse email acaba tendo um tom meio que de generalização, mas não é bem essa minha ideia. A ideia é mostrar o que vejo "como regra", mas óbvio que tem exceção.

1. Se você gosta/sabe fazer sua unha, traga o alicate e seu kit do Brasil. Aqui tem tudo isso, mas é bem diferente (talvez porque elas não tirem a cutícula). Ah, não esquece do pau de laranjeira.

2. Se na sua casa tiver triturador de lixo lembre de ligar o triturador com a  água da torneira ligada. Não é aconselhado jogar casca da cenoura e batata (eu jogo, mas dizem que não é para jogar), mas principalmente, não jogue muitas folhas (tipo alface), ok? (Isso eu já fiz e a pia entupiu)

3. Aqui não tem ralo, então pense muito antes de jogar água e sabão no chão. Por outro lado tem produto de limpeza para tudo, você vai comprando e testando aos poucos.

4. Se você estiver dirigindo saiba que a direita é livre, a não ser que haja uma placa indicando que não seja.

5. Sempre fale please, excuse me e thank you (mas você é educad@ e sabe disso). Os americanos usam essas 3 palavras/expressões o tempo todo.

6. Aprenda o vocabulário sobre o clima/temperatura. Certeza que as pessoas vão puxar conversa sobre o tema. Saber a previsão do tempo para os próximos dias também fará parte da sua vida (eu acompanho no weather.com)

7. Fale baixo! O tom de voz aqui é meio tom abaixo do nosso tom de voz e quem fala alto é considerado mal educado (mas ó, cê faz como achar melhor)

8. A bolha individual americana é muito maior que a bolha brasileira (eu até acho que não existe essa bolha em Salvador, tem sempre alguém tocando em você). Americano não pega no outro quando está falando e o espaço entre as pessoas é "mais confortável". Dependendo da pessoa e da situação, algo perfeitamente comum no Brasil é considerado sexual harassment aqui.

9. Se você estiver no mercado e uma pessoa está na frente da prateleira onde está o produto que você quer, espere um pouquinho que ela vai se tocar e dar licença (e provavelmente vai pedir desculpas). Caso você faça o contrário, peça desculpas e dê licença. (No Brasil, a gente coloca a mão numa boa e pega o produto mesmo que encoste na oura pessoa, mas aqui isso é muito rude!).

10. Escolha seu pedido/comida/seiláoquê antes de entrar na fila, ficar na dúvida sobre o que pedir no caixa é algo mal visto aqui (lembre que o ritmo de vida é outro e eles já nascem com uma pressa de sei lá o quê - embora eu também ache chato ficar esperando um indeciso na fila, principalmente se estiver morrendo de fome, que é o meu estado normal)

11. Lembre-se que os preços dos produtos estão sem taxa, então você precisa calcular esse valor extra que será  cobrado quando passar no caixa. Cada estado cobra uma taxa diferente.

12. Caso seja parado por um policial, encoste o carro, desligue-o e coloque as duas mãos no volante. Jamais, nunca, em nenhuma hipótese tente dar dinheiro para o policial não te multar (é feio falar isso, mas já presenciei brasileiro falando que precisava de dinheiro para viajar nas estradas americanas, no caso de um policial aparecer). As chances de você ser preso são praticamente 100%! Chame o policial de Sir/Ma'am, pegue sua multa (se for o caso) e pronto.

13. Cupom é vida! Eu uso muitos cupons nas lojas/mercados, bem como adoro aquelas promoções ganhe $10 quando gastar $30. Se você vai fazer compras, se inscreva nas lojas e procure cupons.

14. Telefone público é algo inexistente (na verdade, só vi na Disney).

15. Aqui se dá gorjeta ao garçom. Normalmente entre 18 e 20% do valor da refeição. Se o número de pessoas da sua mesa for maior que 6, normalmente o valor já vem embutido na conta.

16. Toda refeição aqui costuma ser acompanhada por pão, mas o arroz quase nunca está presente (seria muito carboidrato :))

17. Uma coisa que sempre vejo brasileiro fazendo é, dentro de uma loja, ficar gritando um amigo/familiar que está distante. Tipo, isso é falta de educação em qualquer lugar do mundo, né? Ninguém merece ficar ouvindo seus gritos.

18. Americano não dá 2 beijinhos, mas aperta a mão (depois que você conhece, normalmente eles abraçam, especialmente se são 2 muheres)

19. Aqui ninguém faz "psiu" ou algo do tipo para chamar o garçom

20. Não espere ajuda, fila preferencial etc se você estiver grávida, aqui não tem nada disso. Inclusive, há algumas poucas lojas que oferecem vagas preferenciais, mas as próprias grávidas não se sentem no direito de usá-las, a não ser que estejam no terceiro trimestre, ou com muita dor (foi o que ouvi aqui).

21. Fazer comida em casa pode ser sinônimo de abrir algumas latas, mas também pode ser sinônimo de uma comida bem rebuscada (normalmente sem arroz, para matar marido).

22. Aqui eles agradecem usando Thank you card. Eu acho super legal você parar um tempinho, escrever algo para alguém que te ajudou.

23. Aqui normalmente as pessoas não têm empregada (talvez uma faxineira a cada 15 dias) e todo mundo cuida dos filhos, estuda, trabalha, arruma a casa etc. Tudo ao mesmo tempo! E olha, dá certo.

24. Aqui evita-se falar de política e religião.

25. Aqui as frutas não têm muito gosto e uma "salada com vegetais da época" pode significar uma porção de vagem.

26. Você é super bem tratado como cliente, sempre tem razão, ninguém duvida de você e nem faz muitos questionamentos.

13 comentários:

  1. Eu adorei sua lista, aqui em NY eu acrescentaria que voce em escadas deve manter a sua direita, senao algum apressadinho te atropela. E no mercado as pessoas metem mao por cima de voce e ainda te olham de cara feia...rs Por aqui e normal achar arroz, ta em todo lugar.
    Essas diferencas de cada Estado sempre me surpreendem.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas. Tirarei férias em março em passarei 20 dias nos EUA. Ainda ñ decidi o roteiro exato. E tbm ñ contratei o seguro viagem. Alguém pode me indicar uma boa seguradora? Abç, João Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Boa esta lista mesmo! Hehehe ... Tbm irei p/ o States, só que em fevereiro. João, o seguro eu fechei c/ a www.touristcard.com.br Tá rolando uma promo. Esse é o cupom de desconto: tourist15. Tenta lá. Bjs, Letícia.

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas! Em maio vou à Flórida e dicas são sempre bem-vindas. Estou amando o blog!

    ResponderExcluir
  5. Olá Lorna, adorei as suas dicas. Descobri seu blog hoje, através do blog Um brasileiro na terra do tio Sam. Comecei a pesquisar a alguns dias como é a vida nos EUA, porque eu e meu marido iremos nos mudar até no máximo junho para Chicago. Meu marido vai para trabalhar, e eu que não sei quase nada em inglês sei que irei sofre bastante, mas vou ter um professor em casa. Achei bem bacana encontrar blog de brasileiros, como você, que ajuda, e muito, esses marinheiros de primeira viagem. Abraços. Jucevane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jucevane,

      acredita que iríamos para Chicago, mas meu marido optou pela Flórida? Espero que você se encontre em Chicago.Estou louca para conhecer a cidade, meu marido gosta bastante de lá.

      Excluir
  6. Adorei, vou colocar no Facebook!
    Saudades...

    ResponderExcluir
  7. Seu blog é maravilhoso! Parabéns! Sou estudante de medicina (em Salvador) e estou me programando para ir estudar aí. Abraço, Bárbara.

    ResponderExcluir
  8. Lorna, descobri seu blog procurando dicas P validar meu diploma de psicóloga com especialização em psicanálise Nos USA, Me interesso por estudar tb, um doutorado ou mestrado... Se vc puder me dar algumas dicas, sou grata. Meu marido é anestesista e tenho tentado convencê-lo a fazer um doutorado. Gostei do blog!! Seu jeito easy e natural de escrever. 😊 abração!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, não conheço nada da área de psicanálise aqui, mas para ser psicóloga você tem de fazer o doutorado. A primeira coisa é ver no board do estado que você quer estudar, o que fazer. Depois dá uma olhada nos programas das universidades.

      Excluir

O que você acha disso?