Páginas

04/08/2010

Diferença cultural


Eu estava lendo num site de notícias que Gisele Budchen fez um comentário dizendo que toda mãe deveria amamentar o filho no peito, que ela faz isso e que deveria ter uma lei que obrigasse as mães a amamentarem no seio. Esse comentário gerou uma polêmica danada do lado de cá e eu vou explicar. Aqui nos EUA as mulheres não são incentivadas a amamentar, existe um milhão de tipos de fórmulas e é só você comprar. É uma questão de cultura. Claro que muitas americanas levam a sério a amamentação e fazem questão.

Agora, amamentar no peito não existe aqui nos EUA, as mulheres compram uma máquina para ordenhar e vão congelando o leite numa vasilha, que depois é só esquentar e colocar o bico da mamadeira, mais prático, impossível! A mulher não fica presa 24h à criança e qualquer um pode alimentar o rebento e isso acontece durante os 6, 7 primeiros meses, dependendo do trabalho da mamãe.

Andei sabendo que tem alguns lugares por aqui que caso a mulher amamente no peito em lugar público, ela é presa. Então, amamentar no peito é extremamente raro aqui. Isso acontece devido ao pudor esquisito dos americanos e também devido ao fato de não haver licensa maternidade, algumas empresas dão uma semana de licensa, outras 1 mês, mas a mãe tem de trabalhar algumas horas por semana.

É uma questão de cultura, apesar de haver um milhão de artigos científicos apontando os benefícios da amamentação no peito. Mas uma coisa é fato, do jeito americano a mulher tem bem mais liberdade (mas se queria liberdade, pra que diabos teve filho...risos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha disso?