Páginas

20/08/2010

Café.

(Tradução: café, você pode dormir quando estiver morto! Eu prefiro dormir agora mesmo, gosto de dormir e detesto café)


Esses dias eu estava almoçando na casa de uns brasileiros e quando terminámos a comida e a sobremesa perguntaram se eu queria café, eu (claro!) disse que não (imagine tirar o gosto de uma sobremesa ótima de morango da boca e colocar o gosto péssimo do café, de jeito nenhum). Eles insistiram, disseram que era café brasileiro (eu quase falei: e kiko?), eu disse que não gostava de café. Na verdade, eu não suporto café, não suporto o cheiro do café, não suporto falar com uma pessoa que acabou de tomar café e fica com aquele bafo insuportável :).

Quando eu falo que não gosto de café, as pessoas já me olham atravessado, como se faltasse algo em mim, aí começa "isso porque você nunca provou o meu" ou "tente o da sturbacks" ou ainda " prove o colombiano, é maravilhoso". Bom, tem certas coisas que eu não gosto, por exemplo coentro, mas se tiver cozido eu como (cru é horrível porque a comida perde todo o sabor e tudo fica com gosto de coentro), não gosto muito de cereja nem de ameixa seca, mas misturada na sobremesa eu como, prefiro chocolate ao leite, mas se só tiver branco ou meio amargo, fazer o quê, eu como. Acho que só tem duas coisas que não desce de jeito nenhum: miúdos dos bichos (tudo que mesmo cozido tenha cheiro de sangue) e café. Gente, não desce de jeito nenhum!

Tá, eu fui criada (graças a Deus), tomando suco, principalmente de laranja (sem bater no liquidificador, sem água e sem açúcar para não estragar o melhor suco do mundo). Nescau, leite de caixinha eu só tomava quando estava na casa de alguém. Lá em casa era o mais natural possível: pouco açúcar nos sucos e tudo fresquinho (saudade). Eu só lembro de café na minha casa lá para os meus 16 anos, no inverno que meus pais tomavam capuccino, depois, acho que gostaram e o pé preto passou a fazer parte do café da manhã, mas nunca vi eles tomando café depois do almoço (mais uma vez, graças a Deus).

Esses dias, Leo estava me perguntando se eu já provei café (entramos numa sessão do mercado que tinha todo tipo de café e o cheiro horrível me enjôou na hora) segundo ele "coisa boa do mundo" eu disse "quando eu sinto o cheiro do café, é igual quando eu estou num engarrafamento atrás de um caminhão de lixo, o estômago vai dando voltas". Então caros amigos/familiares imaginem a força que eu faço para ficar perto de você enquanto ou após você toma aquela xícara de café. Eu aprendi a técnica, já que em Salvador todo mundo gosta de café: respiração pela boca. Mas o pior é quando você chega num lugar fechado, com ar condicionado e alguém liga a cafeteira elétrica, gente.....que cheiro horroso! E tem explicação filogenética: o homem não come o que tem cheiro ruim, pois é veneno, mata! Eu é que não quero algo que tem cheiro ruim, que só é bom se estiver quente e que para ficar bom precisa de açúcar, leite e para ficar melhor precisa de caramelo, chocolate. Eu hein.

O café daqui é bem ralinho (eu pude ver a cor) e os americanos tomam bastante. Eles saem de casa com uns copos térmicos com tampa e levam o café pra cima e pra baixo. Eu tomo leite (semi-desnatado), porque o leite daqui é tipo o do Vila Real, delicioso!

5 comentários:

  1. Eu acho que essa casa de brasileiros que tu te referes foi na casa da Renata, pois nós te oferecemos café brasileiro, peço-lhes desculpas mas foi apenas um oferecimento ninguem é obrigada a tomar, comer o que não gosta, eu pelo menos não gosto de galinha e com cereteza agradeço e como outra coisa. Mais uma vez desculpe.

    ResponderExcluir
  2. Ai meu Deus, acho que você entendeu errado esse post e fiquei triste com isso :(.Na verdade, isso foi uma brincadeira que aconteceu na casa da Lícia, quando fui almoçar com a família dela, pois Viana disse que eu sou uma baiana fajuta: não como coentro, pimenta, camarão, não gosto de praia e nem de carnaval e pior, não tomo café. Quando estava na casa de Renata, eu também não tomei café (e eu não sabia que era brasileiro), eu disse que não gostava e tomei leite...espero que você tenha entendido e que não fique chateada, adoro vocês!

    ResponderExcluir
  3. KKKK.. pois vc morreria na minha casa, Lorna!! O tanto q eu bebo de cafe (mas estou tentando parar..) faz medo!! Preto, sem nada, forte, igual ao do meu pai!! :) Quando vc voltar, estah convidada pro sarapatel na casa da minha mae!! uahuahuhuhauhauha :) bjoooo

    ResponderExcluir
  4. Maneiro. Tambem nao sou fã de café. Mas isso sobre o leite é sério mesmo? Essa Renata nunca mais te chama pra nada. Nem um copo dagua vc vai filar por lá....

    ResponderExcluir
  5. Marília, você me mata mesmo...café e sarapatel, argh!
    Ronei, a Nanci entendeu errado, mas já esclarecemos tudo, esse post do café foi específico para a Marília e a família dela, que na brincadeira, queriam pq queriam que eu tomasse café. Fora isso, esse post foi ótimo, que nessa minha curta passagem em Ssa, ninguém me ofereceu mais café, inclusive, evitaram de tomar o café perto de mim :).

    ResponderExcluir

O que você acha disso?