Páginas

25/07/2010

Dirigir nos EUA

Por enquanto, estamos usando nossa carteira de motorista internacional que tem validade de 1 ano aqui no Alabama (as regras mudam de estado para estado). Eu, na verdade, já poderia tirar a minha, mas prefiro estar com o meu carro e ter mais tempo de treino. Estamos alugando um carro e fico sem querer dirigir, já que nào é meu e quando resolvo pegar no carro, é aquela cena engraçada: até você entender a profundidade do freio, o carro pula, viu.

Já havia falado que aqui o trânsito é bem organizado, mas para brasileiros, um pouco confuso. Vamos lá que eu vou explicar. Primeiro, a direita é sempre livre (menos em alguns poucos cruzamentos na rodovia), então, quando você pára numa sinaleira, mas quer virar a direita, não precisa esperar ficar verde, é só olhar para ver se não vem carro e pode ir embora. Segundo, você pode fazer curva em "U" e isso é muito estranho, pense, você está em uma direção na Av. paulo VI e quer ir para a outra direção, é só fazer uma curva em "U" (claro que as ruas aqui são mais largas).

Tem vezes que você está parado na sinaleira e vai virar a esquerda e ao lado da sinaleira, em cima, tem escrito que mesmo que o sinal esteja fechado para você, se não tiver carro, você pode ir (muito doido isso!!!). Uma coisa muito legal, imaginem a Paulo VI, você está na direção correio- itaigara e resolve parar na Caixa econômica, resultado, tem que parar no meio da rua, esperar o trânsito da outra pista parar, atravessar a pista e estacionar o carro. Aqui, há uma pista no meio das duas pistas (no meio da pista de quem vai e de quem vem), que você para seu carro e espera ficar livre para ir, ou seja, ninguém fica atrás de você, você não causa engarrafamento e não fica tenso com os apressados, para mim, foi a melhor diferença).

Uma coisa mágica: a placa de STOP! Quando tem na sua pista essa placa, você tem de parar e contar 3 segundos e é muito engraçado, porque(quase) todo mundo pára, pode não ter ninguém na rua (a policia aqui fica na surdina, escondida mesmo, então temos que fazer tudo certinho). Uma coisa muuuuita confusa, é que as vezes o sinal abre para você virar a esquerda ou ir reto e outra pessoa na pista contrária a sua, pode ir reto, resultado, eu tomo um sustão, quando o outro carro se aproxima de frente para o meu, tensão total!

Mas nem todo americano cumpre as regras. Como aqui os carros são automáticos, eles colocam o pé lá embaixo e pronto. Nas estradas (pegamos muita estrada, pois como as cidades são pequenas, para ir ao shopping ou ao cinema, precisamos ir para outra cidade que fica uns 5 ou 10 minutos daqui, mas vamos pela estrada), eles correm horrores, os caminhões então, nem se fala, eles ficam apertando o pé atrás de você.

Aqui, qualquer acidente no trânsito, tipo, entre carros, pessoas, até uma queda de árvore, vem logo o carro da polícia para ajudar e o socorro também.

Ontem faltou energia, pois choveu um pouco (foi só um pouco) e ficamos um tempão sem luz, aí resolvemos ir ao Walmart comprar uma lanterna. Eu fui dirigindo e como estava sem energia, as sinaleiras estavam quebradas. Aí sim, os americanos dão um show de educação no trânsito, deixam você passar, dirigem devagar, adorei isso, pois estava bem nervosa, mas fui me acalmando. Só sei que bem pertinho do mercado, percebi um carro da polícia atrás de mim, até aí, tudo bem, mas como tem muita pista, eu me atrapalhei uns metros depois e acabei, completamente sem querer, fechando um indivíduo, e Leo do meu lado "você tá fechando o cara!" e eu sem entender...depois entendi que na entrada do Walmart tem 2 pistas para entrar e uma para sair (a gente sempre sai por outro lugar), o que me confundiu. No final deu tudo certo, apesar do meu pé ficar procurando a embrenhagem...preciso praticar mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha disso?