Páginas

12/07/2010

Dizem que depois que a gente nasce, só há uma certeza na vida: que a gente vai morrer. Mas porquê será que quando o momento chega, a gente fica triste, chora e pede que esse momento não chegue nunca? Eu nunca senti a perda de um ente querido, não sei dizer qual a sensação, mas sempre que alguém morre eu choro, pode ser a mãe de um amigo que eu só vi algumas vezes, ou o pai de uma amiga que eu nunca vi, eu sempre me comovo com a possibilidade da ausência de alguém tão importante na vida das pessoas. Mesmo quando a pessoa está doente, sofrendo e a razão diz: puxa, foi melhor assim, ela está descansando e sem dor. Por outro lado, tudo que não é razão, faz o contrário: chora, fica triste com a partida, sente falta, quer mais uns minutinhos. Mas a verdade é que apesar de termos a certeza que iremos morrer, a gente não sabe quando e a gente nunca está preparado para a perda.

Daí, a gente lembra, para mim uma vovó treitcheira, que colocava a sobremesa embaixo da gelatina, para ninguém falar nada, uma vovó carinhosa com suas crias e os agregados, uma vovó que sofria com as despedidas e que se derretia com todas as fotos dos netos e bisneta no quarto, uma vovó com a língua afiada, falava as coisas na hora certa. Para outros, a vovó que fazia o lençol mais maravilhoso e difícil de deixar para trás, a mãe que entendia as estripulias...
Agora, eu só fico imaginando a festa de boas-vindas que vovô vai fazer lá em cima para ela. O vovô que eu nunca conheci, mas sinto como se conhecesse, pois ele sempre esteve presente nas conversas, nas lembranças, em cada um dos Almeidas.


O tempo não pára e faz parte do ciclo da vida, enquanto uns vão descansar de uma vida intensa e olhar por todos de um lugar mais que privilegiado, outros chegam ao mundo, tão pequenos e ensinando tanto, trazendo mais alegria a esse mundo de meu Deus e fazendo infinita a existência dos que se foram. Ruim tá longe agora...

Um comentário:

  1. Sensacional. Você definiu muito bem nosso sentimento. É como se Ela partisse numa viagem distante e necessária pela vida, deixando saudades mas a sensação de que está tudo bem, como Deus quis.

    Abraços pra você e Leo. Tudo de bom.

    Clari

    ResponderExcluir

O que você acha disso?