Páginas

07/02/2012

RAL: um monte de pergunta.

1. Tem que saber inglês para morar nos EUA?
Eu respondo com outra pergunta: precisa saber português para morar no Brasil?

Bom, ninguém é obrigado a saber nada, mas certeza que saber a língua ajuda muito e sério, é importante. Lá na entrada do país, o policial gente fina (cof, cof) da imigração já vai fazer umas perguntinhas (o que você veio fazer aqui? Quando pretende ir embora? Vai ficar onde?) e você terá que responder em inglês, né.

De forma geral, os americanos são super pacientes, tentam te entender. Quando você não entende, explica de outro jeito. Então se você não tem um inglês bom, não é problema, com o tempo, estudando a língua, você vai desenvolvendo vocabulário e fluência. Mas acho importante mudar com o espírito de aprender.

Sei que tem cidades americanas que têm muitos brasileiros, o que te possibilitaria viver falando só português, mas acho que dessa forma, perde-se a imensa oportunidade de viver em outro país.

2. É chato não ser independente e pedir dinheiro para o marido para tudo?
Minha resposta para essa pergunta é "eu não sei". E digo isso porque nunca precisei pedir dinheiro para marido. Nunca, nunca. Afinal de contas, o que é dele é meu (mas o que é meu não é dele, segundo as leis do visto J, rá!). A gente tem uma conta conjunta e eu tenho cartão, cheque, senha... e faço a movimentação que quiser, seja para comprar carne ou uma roupa nova. Seja para pagar a conta de gás ou o almoço "cazamigas". Na verdade, eu que sou a chata de galochas e faço todos os pagamentos, controlo a poupança e os gastos, inclusive, chamo atenção do marido quando acho que ele está gastando demais (tomar café da manhã todo dia no hospital sai caro!).

A gente sempre encarou o dinheiro como nosso e quando, as vezes, eu falo "temos que pagar a conta X com o seu dinheiro" ou "temos que transferir dinheiro para sua conta" no intuito de diferenciar a nossa conta conjunta da minha conta pessoal, marido não gosta nada e sempre respira fundo e me corrige "ah tá, da NOSSA conta".

Tenho que dizer que meu marido é um fofo, quando ele abriu a nossa conta aqui, fez questão da senha/login terem coisas relacionadas comigo e com ele. Achei isso de uma sensibilidade! E agora que eu voltei a trabalhar, ele faz questão que esse dinheiro extra vá para a "minha" poupança, mas no momento, eu faço questão de gastar com coisas que precisamos ou queremos mesmo. Porque é tão pouquinho, mas é extra né, e precisamos aproveitar um pouco.

3. Quem mora nos EUA é rico?

Bom, se os brasileiros que moram nos EUA são ricos, eu, com certeza, sou exceção. Não, eu não sou pobre, mas passo longe do patamar da riqueza.

Eu faço contas para que o orçamento dê até o final do mês. Quando gasto mais aqui, economizo ali. Não compro nem 10% das coisas que gostaria (e que pelo visto, coisas essas que não preciso). Faço economia para viajar no final do ano. Faço planos com o dinheiro da restituição do imposto de renda. A diferença é que com menos de $16 eu compro um batom da Mac aqui, mas não compro nenhum nO Boticário.

Talvez a falsa sensação de riqueza de quem mora aqui seja ter a possibilidade de consumir marcas famosas no Brasil. Tipo, uma brasileira aqui pode ter um Honda Civic, usar roupa Calvin Klein, Tommy Hilfiger, usar óculos Ray Ban, Bolsa Louis Vuitton, lingerie Victoria's Secrets e maquiagem Mac, além disso, possuir toda a parafernalha da Apple e mesmo assim, ela não é rica (rico aqui não usa Tommy, né?).

14 comentários:

  1. menina que coisa porque todo mundo acha que quem mora fora do Brasil fico rico ?? aff tô bem longe disso tb + é como vc diz aqui a gente pode consumir coisas que no Brasil nem a pau juvenal rsrsrsrs... adorei o rico nao usa Tommy né ? kkkkkk lembrei do meu marido que fez um teste desses bestas e veio todo feliz me dizer #amor aqui nós somos clase média alta# kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, acho que comoa gente pode consumir o que não podia consumir no Brasil, a gente acaba sendo taxado de rico, mas não é bem assim...

      Excluir
  2. Amei Amei Amei!!! Se pudesse seu texto seria meu "status" permanente no Facebook, principalmente a parte em que melhor descreve a fortuna que o povo acha que "nadamos".
    Beijos
    Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Pipa, pelo menos você tem uma garagem rica. É só você chegar lá que faz algo mágico.
      Deixando a brincadeira de lado, não é isso mesmo? Nem para eu ter o tanto de dinheiro que o pessoal acha...

      Excluir
  3. Adorei, Lorna! Só uma observação:
    Da última vez q vim pra cá notei q no aeroporto de Atlanta tem vários tradutores e, qnd a pessoa (q n fala inglês) chega no "policial gente fina" (hahaha) ele usa um microfone p chamar o tradutor q chega rapidinho. Nunca tinha notado antes, provavelmente por n precisar.
    Quando passei por Miami vi q a staff toda do aeroporto fala espanhol, alguns português (o q é de se esperar) e em NYC todo o staff do aeroporto JFK tem um pin na farda com os dizeres "Olá eu falo lingua tal". Acho q ajuda muito!

    Achei muito legal o q vc falou sobre conta no banco. Ter um marido trabalhando, provendo e q faz questão de n fazer vc ter q pedir dinheiro é o MAXIMO! TB tenho essa sorte, mas infelizmente n acontece com td mundo, né? Talvez sua pequena observação a respeito faça com q algumas meninas prestem atenção a respeito.

    Já sobre ser rico.. ai ai... PQ as pessoas sentem tanta necessidade de mostrar MARCA, né? Eu mesma já fui assim, desde q cheguei aqui achei tudo tão acessível q n me importei mais.

    Beijo grande!
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia dos tradutores, vou falar com minha mãe que vive inventando desculpas para não me visitar!

      Excluir
  4. Não sei como cheguei no seu blog, mas cheguei :-)
    hahahaha, realmente a falsa sensação de riqueza que o brasileiro que mora fora passa é até engraçada. Quando eu vou para o Brasil e vou fazer alguma coisa por lá como manicure/pedicure ou cabelo e naquela de puxar papo me perguntam: "E você mora por aqui mesmo"? Eu sempre digo sim, moro aqui pertinho ou digo o bairro em que morava antes de mudar. Imagina se eu falo que moro na Suíça? Eu acho que o preço do serviço também aumentaria. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você chegou aqui Sandra...seu blog está um perigo para uma pessoa de dieta como eu, mas volto lá para conhecer mais de você!
      Engraçado que quando fui ao salão no Brasil, falei a mesma coisa. As vezes as pessoa interpretam mal quando a gente diz que mora fora...

      Excluir
  5. Gente cada pergunta kkkk
    Bom, quem quiser morar em Miami não precisa falar inglês, mas é melhor falar espanhol porque o povo lá É UM BANDO DE GROSSOS!
    Tô com raiva daquela cidade...ou melhor dos hipânicos arrogantes que vivem por lá.
    Rico aqui usa de Polo pra cima, que eu acho bem caro. Ou mesmo Lacoast que fui com meu irmão comprar uma polo e o preço era 80 DÓLARES a mais barata!
    Xiii
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai dizer que você não recebe umas perguntas sem pé nem cabeça? pois então, eu recebo...
      Menino, eu tive uma péssima impressão de Miami, péssima mesmo, não penso em voltar lá tão cedo!
      Também acho caro $80 numa blusa, mas os brasileiros dizem: vc não sabe quanto custa no Brasil e se eles podem comprar, beleza, eu que não posso (ou não quero gastar tanto numa camisa polo)

      Excluir
  6. Que perguntas mais sem noção, mas que bom que vc teve paciência pra responder :)! Se precisa de inglês pra morar nos EUA? Bom, tenta passar pela imigração no aeroporto falando nada de inglês pra ver se a pessoa entra no país! kkkkkkkkkkk!

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Lorna onde assina? A parte do ficou rico foi a melhor, ninguem pergunta qto se paga de aluguel, transporte, alimentação, impostos que por sinal são os olhos da cara, se bem que vemos onde vai o dinheiro, eu e a esposa trabalhamos e tbem nao tem essa de dinheiro seu e meu, vai primeiro duma conta, depois da outra o que sobra qdo sobra vai pra poupança, minha mãe sempre fica irritada qdo perguntam se nós nao voltaremos logo ao brasil, pois já estamos ricos, hahaha, já nem ligo mais, morar aqui além de se ganhar um pouco mais temos sossego, que nao há dinheiro no mundo que pague, ps leio seu blog faz um tempão, mas sou um tanto travado pra escrever, sempre acho que estou falando bobagem, qualquer mal entendido já te pesso desculpas adiantadas, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, adorei que você comentou. Eu não vi nenhuma bobagem no seu comentário e sinta-se a vontade para comentar sempre! Eu entendo o que você disse sobre ser mal interpretado, isso tem me acontecido com uma certa frequencia e gerado situações desagradáveis. Porque assim, quando a pessoa que entende errado se comunica, tudo bem, a gente resolve a situação, o negócio é que tem gente que fica com raiva, se afasta e me deixa sem entender os motivos. Fazer o quê, né?

      Sabe, eu não gosto de morar aqui, mas não penso em voltar, quero ir para outra cidade. Não tem dinheiro que pague o sossego de nõ ficar com medo de ladrão 24/7.

      Você está no Japão, é isso?

      Excluir
    2. Lorna, já aconteceu de eu comentar defendendo ou criticando tanto o Brasil, como o Japão onde moro desde 2003, e teve gente que nao entendeu e ainda por cima ficou irritada, lugar perfeito nao existe, há coisas aqui que são piores que no Brasil e o contrario também, nós que moramos fora temos com o que comparar e há aqueles que nunca saíram da redoma de vidro e a única realidade que tem é a que vivem, e dai tentar explicar é perda de tempo, nao entenderão, e a única coisa que vai acontecer é o que vc disse acabam ficando com raiva, e viram as costas, dependendo o assunto tenho até medo de tomar partido e defender um ou outro lado, se fala que onde mora é bom virou esnobe, se critica é mal agradecido, difícil contentar a todos, é difícil qdo nao se adapta a cidade, eu qdo mudei pra cá me senti em casa ainda bem, minha mulher já demorou um pouco mais pra se acostumar, no começo tinha planos de voltarmos ao Brasil, hoje fora de cogitação, isso por enquanto, a gente muda muito de opinião a medida que amadurece, nada é definitivo, vai que um dia... abraço.

      Excluir

O que você acha disso?