Páginas

15/02/2012

Do pedido de casamento

Ontem foi o dia dos namorados por essas bandas e prefiro a comemoração daqui. Aqui você recebe chocolate dos amigos. Cookies e cupcakes vermelhos e com corações também são bem vindos e estão espalhados por todo lugar. Gosto que  a data não é só para o casal, mas para as pessoas que você gosta. Filho ganha presente, professor, amigo, vizinho. E não precisa ser presente-presente, pode ser um cartão ou cookie. Acho fofo!

Bom, o post de hoje é para falar sobre o pedido de casamento americano. Marido tem aula junto com os outros residentes da neuro toda dia as 12hs, eles colocam a comida no prato e assistem aula enquanto almoçam (porque perder tempo comendo ou ter um almoço tranquilo sem pensar no trabalho é para os fracos). No momento, eles estão tendo aula de revisão para a prova desse ano (eles só fazem uma prova por ano com duraçào de 8 horas e com TODOS os assuntos de neurologia, fácil né?). No momento, os professores não precisam dar todas as aulas e alguns residentes mais antigos acabam fazendoa revisão para os colegas. E foi um dia assim comum, almoço+aula de revisão. Quando a aula terminou, o residente-chefe começou a falar sobre uma das residentes e seu namorado (que é residente de outra área) e começou a contar a história do casal com fotos no powerpoint. Quando terminou, o namorado que estava engravatado, se ajoelhou, fez aquele discurso dos filmes (você é minha melhor amiga, quero passar o resto da minha vida ao seu lado etc), mostrou o anel e perguntou se ela aceitava casar.



Por aqui, o pedido de casamento é levado a sério. São meses de preparação, planejamento para a compra do anel. Normalmente (pelo menos aqui no sudeste) a família já sabe, porque óbvio que o noivo to be já pediu a permissão para casar. Aí, tudo é planejado com cuidado, e só a noiva não sabe de nada. Tem sempre alguém de longe filmando fotografando a cara de surpresa da noivinha to be.

As vezes noto uma concorrência entre os casais para saber qual foi o melhor pedido ou até mesmo a maior pedra do anel de noivado. Eu não posso deixar de achar fofo, mas de dizer que não serviria para mim esse tipo de pedido. Se fosse na frente de um monte de gente então...affff, eu iria detestar! Sei lá, acho que o casamento é algo importante e que deve ser conversada, planejada pelo casal. Não gosto dessa faceta desse tipo de pedido de que a mulher espera pacientemente e o homem planeja o tempo ideal. Não gosto dessa dependência e acho que como casal, as coisas devem ser bem pensadas juntas. Mas essa sou eu....

9 comentários:

  1. Na frente de um monte de gente para mim é um pouco de exagero... mas eu gostaria de ser surpreendida com um pedido, algo bem romântico e digno de filme hahaha!!! Mas isso é um sonho, ainda está bem longe!!! Qual a idade média com que as pessoas se casam por aí?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nadja, surpresa carinhosa é boa mesmo.

      Bom, eu não tenho certeza, mas imagino que por volta dos 21 ou 22, que é quando o termina o college.

      Excluir
  2. Eh tbm nao gosto dessa paciencia toda que as americanas tem de esperar "o pedido", mas, quando eh uma surpresa ai sim derrete todos os coracoes <3

    O meu pedido foi engracado, pois nos jah haviamos conversado sobre nos casar e eu me mudar para os EUA (nos conhecemos na net). Mas, quando ele foi ao Brasil me conhecer, eu pensei que so eu ter dito o sim pela internet bastaria. Que nada, o homem ficou de joelhos e me pediu em casamento antes mesmo de saber se a coisa funcionaria entre 4 paredes. rss

    Foi emocionante, nao estava esperando.

    Happy Valentine's Day!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que fofo!

      A minha questão é preparar um espetáculo para o outro ver, para contar vantagem, essas coisas. Mas qualquer demonstração de carinho é bem vinda! Sei lá, saber que o outro se empenhou para mostrar o quanto gosta d evocê, é muito bom!

      Excluir
  3. Oi Lorna...que coisa, não é menina?? por essas bandas aqui o pedido de casamento é algo mais íntimo, não é? meu marido mesmo, me pediu em casamento no estacionamento do shopping (romântico, não...??? rsrsr)mas as culturas são diferentes, não é???

    beijos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cultura é bem diferente nesse ponto e o pedido de casamento um evento!

      Excluir
  4. Seria engraçadíssimo se, armado todo o circo, falado com a família etc, na hora do pedido, a noiva falar não e todo mundo ficar com cara de bunda, heheehehhee. Acho que o casamento deve ficar restrito ao casal, sem envolver o resto das famílias.

    ResponderExcluir
  5. Pois Lorna, eu já ouvi que essa estória do noivo pedir de joelhos, ou colocar o pedido escrito num letreiro ou ser anunciado de microfone numa loja ou sei lá como (ufs,haja "criatividade") foi para imitar personagens de filmes. Pura influência de Hollywood. Os holandeses são totalmente sem fantasia nesse respeito. Quando o namoro está engatando eles decidem ir morar juntos. Muitos até tem filhos e só depois decidem se casar (assinando apenas documentos na prefeitura). Os holandeses são um povo tão cauteloso, mas tão cauteloso que desprezam rompantes emocionais, gestos espontâneos ou calorosos etc. Já ouvi até que isso é sinônimo de "pouca inteligência" ou "pouco controle emocional". Aff ! A vida dos holandeses é feita de planejamento, medição dos riscos, evitar conflitos, busca de consenso, etc. Claro né ? Vivem lutando contra o mar, as intempéries, a influência das potencias vizinhas, etc. Se eles não fossem tão cautelosos, previdentes, etc. já teriam sumido há muito tempo ! Engolidos pelo mar ou pelos alemães. Hahah !

    ResponderExcluir

O que você acha disso?