Páginas

19/03/2011

"Você que é psicóloga deveria ler isso!" ou "Você que é psicóloga não deveria fazer/sentir isso!"

Esse é um post desabafo!

Se você é psicólogo já deve ter ouvido as frases acima. Eu já ouvi mil vezes essas e tantas outras relacionadas (o começo é sempre "você que é psicóloga" mas o final pode variar). Tem um grupo que acha que psicóloga é "médico de maluco" (embora tenha gente que possa ter 2 formações, normalmente psicólogo não é médico e em relação ao maluco...hum... isso aí é tão relativo, cada pessoa acha que maluco é uma coisa diferente). Tem gente que acha que psicólogo é psicanalista (gente, a psicanálise é uma das milhares possibilidades dentro da psicologia) e que basta sentar no consultório, falar "un-hum" e pronto ( ô raiva que isso me dá!), fica rico (!!!!).

Fora isso, tem gente que acha que psicólogo não pode sentir raiva, ficar irritado, ficar ansioso, simplesmente pelo fato de que é psicólogo. Ou seja, virou psicólogo e parou de ser gente? Isso sim pra mim é maluquice.

Quando uma pessoa procura um psicólogo, de alguma forma está com uma questão que não consegue resolver. Aí, muita gente fala que seria melhor e mais barato procurar um amigo, mas esquece-se que o amigo faz parte do seu convívio e ele vai falar o que ele acha, vai julgar...enfim, ir ao psicólogo é completamente diferente. Mas o psicólogo continua sendo gente, mesmo depois da formação, continua sendo humano, sentindo coisas. Digo que da faculdade eu consigo aplicar algumas coisas na minha vida, como exercícios de respiração e o mais importante foi que eu consegui vencer minha fobia de dirigir sozinha!!!! Usei técnicas da psicologia e consegui vencer. Já fiz psicoterapia e gostei bastante, acho que acrescentou muito na minha vida e digo que amigo nenhum poderia ter feito o que a psicoterapia fez em/pra mim.

Ah, deixa eu esclarecer que as vezes algumas pessoas pedem minha opinião como psicóloga, não me incomada, acho até legal. O que não gosto é quando alguém diminui minhas possibilidades ou acha que eu tenho que fazer algo só porquê sou psicóloga. Por exemplo, livro de auto-ajuda. Se você gosta, ótimo! Eu não gosto, não tenho paciência para ler, então não é porquê sou psicóloga que  TENHO que ler e por favor, parem de dar aquela olhadinha de repreensão quando digo que não gosto desse tipo de livro. Não gosto e ponto. Isso não faz de mim melhor ou pior, só que eu sou humana e tenho meus gostos, ué. Lembro que quando eu era terceiro ano, meu professor de Redação (que foi assassinado brutalmente ano passado) falou que ele não lia livro de auto-ajuda, pois normalmente o título tem uma ordem tipo seja, faça... e ele se recusava a ler algo que começasse dando ordem. Acho que como sou teimosa de pai e mãe, essas ordens no título também me irritam. A verdade que já tentei ler alguns, mas eles não me prendem e acabo desistindo.

Ah que saudade do consulório...

4 comentários:

  1. Vou com vc, o psicólogo é imparcial...Como ele não conhece a nossa vida, a gente tem até mais humildade de ouvir umas verdades dele, sabe? hahahaha! - e psicólogo tem todo direito de sentir ou não sentir o que quiser, afinal é gente que nem a gente, oras!

    Eu gosto de livro de auto-ajuda, mas aqueles que são práticos...Não aqueles que focam no "pense positivo que dá certo",rs!

    acabei de ler seu post sobre o J1/J2.. eu achava que seu esposo era americano...

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Pois é, psicólogo também é gente!
    Eu e meu marido somos brasileiro, só a cria será americana (mas ainda não foi encomendado, não)

    ResponderExcluir
  3. Lorna
    Eu adoro terapia. Alguns anos atrás tinha uma questão que não conseguia resolver e procurei uma médica homeopática (rsss) que me medicou e me "mandou" pra terapia. Foi a melhor coisa que fiz em toda a minha vida. Após dois anos já estava de alta mas como me fascinava continuei uma semana sim, uma não por 5 anos! E hoje sinto muito falta porque o que se fala com o terapeuta dificilmente se fala com amigos, e se falar com amigos o retorno é completamente diferente. Me arrependo de não ter feito terapia bem novo com uns 18 anos. Fui fazer com 32. Minha vida teria sido muito diferente!
    Agora, o que eu sofri de preconceito do povo ignorante?! A plebe acha que terapeura é coisa pra maluco. Algumas pessoas me viam como se eu tivesse sérios problemas mentais.
    Uma pessoa uma vez disse: "Nossa, você faz terapia? Nem parece!"
    Quase dei uma bofetada na cara dela. Como assim não parece?
    1- Pareço normal? Não parece que eu sou louco e faço terapia? Ou
    2- Parece que eu sou problemático e a terapia não está ajudando em nada.
    Pelo nível da ignorância sempre era a número um.
    Eu adorava dizer pra todo mundo que fazia terapia e queria que as pessoas fizessem também de tão bom que eu achava. Mas ví que a ignoância e o preconceito imperavam, então fiquei na minha.
    Depois vou fazer uma consultinha via email com vc
    hehehehhe
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Ainda bem que vc não bateu na criatura, porque aí sim ele iria achar que vc era maluco mesmo- rs. Bom, as pessoas têm preconceito com a psicoterapia mesmo, mas fico contente que ela tenha te possibilitado mudanças na vida. Eu goste de ser cliente na psicoterapia e amo ser psicóloga.
    Não posso ser sua psicóloga (por enquanto!), mas ficarei feliz em ajudá-lo sempre.

    ResponderExcluir

O que você acha disso?