Páginas

27/03/2011

Sobre o sistema educacional americano

(Não sou expert no tema, vou falar das coisas que leio no jornal e que vejo por aqui)

O sistema educacional americano é uma beleza! Todo mundo tem direito a escola pública e todas as escolas são de qualidade. Era isso que eu pensava sobre o tema, principalmente porque eu já vi em muito filme, gente rica preferindo colocar o filho em escola pública e também, porque achava que  para ser o país mais rico desse mundinho, a educação e saúde(falo em outro post)/ deveriam estar em primeiro lugar, né não? Qual não foi o meu choque/susto ao descobrir que o sistema educacional americano está péssimo. Digo isso, pois assim estava escrito no jornal daqui. É vergonhoso, tem coisa que chega a ser uma piada de tão ridículo...

Vamos as fatos:
A escola pública americana é paga pelas taxas/impostos que o cidadão paga e está relacionada a uma espécie de IPTU daqui, logo as melhores escolas se situam nos bairros/cidades mais ricos (por outro lado, o preço das casas ficam altíssimos quando estão na vizinhança de boas escolas). É o seguinte, se você mora em Homewood-AL, você sabe que estudará na escola X, se mora em Vestevia-AL, vai estudar na escola Y e é assim (isso se tratando de escola pública, porque se você pagar, vai pra qualquer lugar, embora escola particular seja extremamente cara por aqui).

Depois de 2 anos ensinando nas escolas, o professor não pode ser demitido (lei federal), independente do desempenho dele em sala, mesmo quando o professor é filmado por meses chegando na sala de aula, pegando o jornal e lendo, enquanto os alunos estão sentado sem fazer NADA (fiquei chocada com isso!). Há um tempo atrás, houve uma negociação com os professores: eles ganhariam dobrado e ainda ganhariam bônus caso suas classes atingissem o patamar esperado, por outro lado, poderiam ser demitidos caso não cumprissem a obrigação de ensinar (eles não seriam demitidos caso a classe não atingisse a média, só seriam se literalmente não ensinassem). Achei engraçado negociar algo que é dever do professor, mas vá lá, bônus por bom desempenho pode ser motivador e acho interessante. Claro que os professores não aceitaram, preferiram os salários pequenos, mas sem a obrigação de ensinar (claro que tem bons profissionais). Tem cidade que os professores são tão ruins, tão ruins, que ao invés de darem aula, o estado paga para eles passarem as 6hs (que deveriam estar dando aula) numa sala sem fazer nada (literalmente nada). Porque para o estado, é melhor pagar bons professores do que deixar péssimos fingindo que estão trabalhando. Como não se pode demitir, essa foi a solução.

De forma geral, 25% dos alunos da 4a série não atingem a média satisfatória em matemática e leitura (lembrando que o programa americano é bem mais light que o brasileiro, embora eu ache que no Brasil a gente aprenda um monte de coisa desnecessária). As crianças lêem pouco e nos rankings sobre a educação, os EUA ficam sempre no final (entre os países desenvolvidos). Muitas escolas estão fechando e superlotando as que funcionam.

Aí vocês poderiam pensar "Ah, Lorna, isso acontece aí no Alabama que é um dos estados mais pobres" e eu digo "Não é verdade". A educação pública americana está tão ruim, que a pior região em relação ao desempenho dos alunos é (pasmem!) Washington DC. É algo que acontece de forma generalizada no país, sendo que há regiões piores e outras melhores (Minessota, por exemplo). Mas claro que se gasta menos em educação aqui no Alabama que em Washington DC.

Diante dessa situação, os americanos estão se juntando e protestando. Estão pedindo mais dinheiro para educação (claro né, se tá ruim é porque deve está sem grana para manter a máquina). Mas infelizmente, o problema não é dinheiro.  Vejam só, em 1970 (quando a escola pública americana era excelente), gastava-se $2,765 por ano/aluno aqui no Alabama, em 2005 esse valor subiu para $7,532 e em 2008; $9,197 (mais caro do que se paga para um aluno da mesma série em escola particular em Salvador). Apesar disto, 38% das crianças de 4a série não atingem o nível básico de leitura (pire aí?). E para assustar ainda mais em Washigton DC anualmente, cada aluno custa aos cofres públicos a "bagatela" de $28,170 e mesmo assim, 56% (escrevi certo, 56% mesmo) dos alunos de 4a série não atingem o nível básico de leitura. Ou seja, a questão não é dinheiro...ah, vale lembrar que um preso custa mais que uma criança na escola (?!)

Estou tão chocada, tão chocada. O que adianta ter as melhores universidades e deixar as vagas para os chineses, indianos, brasileiros (o pessoal do BRIC, excluindo a Rússia, ainda vai dominar o mundo!). O que adianta tanta coisa se as crianças não conseguem ler, minha gente!

Pra saber mais sobre o assunto, vejam o documentário "Waiting for superman" é muito bom e fala somente sobre o sistema educacional americano, no poster oficial aí em baixo, eles escreveram:  o destino do nosso país não será definido em um campo de batalha será determinado na sala de aula (tradução livre). O trailer, em inglês, está aí embaixo também.

(Fonte: Birmingham News 27/03/11 e Cato Institute/2010)


8 comentários:

  1. Muito interessante seu post! Só senti falta da fonte que vc usou. Bj

    ResponderExcluir
  2. Karol, fiz uma coisa errada, esse post deixei programado pro meio da semana, ainda não tinha terminado...pera que vou ajeitar :).

    ResponderExcluir
  3. Esse assunto é bem delicado. E eu posso dizer com autoridade porque fui professor de matemática por doze anos. Não te solução fácil. Por exemplo, no Brasil dizem que o problema da escola pública é o salário baixo dos professores e quanto o governo gasta com a educação. Claro que é uma "VERGONHA" quanto um professor ganha em uma escola pública no Brasil e foi por esse motivo que depois de 2 anos eu deixei a escola pública. Mas aumentar os salários e o investimento em si não resolve o problema. Veja quanto se gasta aqui e o problema só piora. Todos que eu conheço dizem que a escola pública é ruim. Eu visitei duas para um projeto da faculdade e digo que elas são em muitos aspectos muito melhores que as brasileiras onde hoje, se vocês não sabem, tem gente se formando no Ensino Médio sem saber ler e escrever. E isso não é uma piada...E não é pouca gente não. No Brasil hoje a aprovação é instantânea e a reprovação só pode acontecer após o término de 3 anos. Mesmo assim, se uma escola repetir mais de 10% dos alunos não recebe o bônus do governo no final do ano, e com salários baixíssimos, que professor vai repetir um aluno?
    Sabia que um professor no Brasil de escola pública pode faltar 24 vezes sem ter que justificar num ano e não acontecer NADA??
    Porque as escolas particulares funcionam? Porque se você não trabalhar e faltar 24 vezes e não justificar você é cortado.
    Professor não poder ser demitido da escola pública, eu acho que, no Brasil e aqui, foi a pior ídéia do século!

    ResponderExcluir
  4. Pois é Renato, eu não comparei com a realidade brasileira, mas tive que estudar esses aspectos para o mestrado e os números da educação no Brasil são... não acho palavras para descrever. Minha idéia foi colocar esses pontos aqui, para a gente pensar um pouquinho e saber que nem tudo aqui nos EUA é maravilhoso (acredite, tem gente que acha que aqui as coisas são perfeitas). Educação é um assunto delicadíssimo e dificílimo de se resolver, se fosse só questão de dinheiro, era fácil!

    ResponderExcluir
  5. Lorna
    O Povo acha mesmo que aqui tudo é perfeito né? E os americanos que reclamam de tudo também> Às vezes eu falo, olha dá uma viajada aí pelo mundo pra você ver. Por ex, o Robert odeia o trânsito de Orlando. Eu que vim de SP, acho "o céu!"
    hehehe
    abs

    ResponderExcluir
  6. Lorna,

    Realmente isso é assustador...eu tb acredito que com as tecnologias e tendo uma comunicação visual muito exarcebada, as crianças americanas não apenas têm défictem ler ou escrever mas tb não sabem se socializar....Crescem literalmente "tapadas", sem o menor people skills, achando que o mundo gira em torno deles.. Isso é muito triste... Estou cansada de ver gente da minha idade dando piti ou se comportando de maneira intolerável...E tem gente que acha que falta de educação( nos dois sentidos da palavra) é coisa de país de 3o. mundo...

    ResponderExcluir
  7. Amei seu blog! Super divertido!!
    Anna - SP

    ResponderExcluir

O que você acha disso?