Páginas

23/03/2011

Limpeza

Esses dias, no final da aula de vocabulário, uma das professoras (são 2 na sala) me falou que o filho e a nora estão morando no Brasil. Ela contou um fato "interessante": disse que a nora, sem habilidade para trabalhar com a panela de pressão (esse aposto é meu), deixou a mesma "explodir" fazendo uma meleira na cozinha. Eu achei que ela iria falar do perigo (porque panela de pressão pode ser perigosa), mas ela queria dizer que achou fantástico que depois da situação toda (diz que tinha comida até no teto), a nora limpou tudo rapidamente. Normal pra gente que é brasileiro né? As paredes são de azulejo, temos ralo na cozinha, então é só tacar água, sabão e pronto. Aqui nos Eua esse serviço iria demorar e segundo a nora da minha professora, ela teria que repintar a parede (pense no tamanho do estrago!). Aqui, algumas cozinhas usam azulejo ou pedra no chão, outras usam um material imitando uma madeira. Ralo na cozinha não existe. Azulejo é comum na parede da pia e só. Perto do fogão, normalmente não tem azulejo (o que eu acho um erro, pois a parede acaba ficando marcada com os respingos das comidas). Então, já imaginou a dificuldade para limpar a sujeirada?

Por outro lado, nesse país tem produto de limpeza e ferramentas práticas para limpar tudo. Essa parte é ótima, já que ninguém tem tempo a perder. Empregada é um luxo e aqui você paga por hora. Recebi uma promoção para pagar $40 numa hora de faxina (o valor é $80). Em 1h a pessoa vai faxinar o quê? A faxina aqui é beeeem diferente que no Brasil, antes de começar o serviço, você já diz o que quer e a pessoa que vai limpar, fala o que não faz (tem gente que não lava banheiro, por exemplo).

Voltando a aula, eu comentei com a professora que uma coisa estranha que acho aqui é que não tem ralo no banheiro e expliquei para ela como a gente lava os banheiros no Brasil e ela achou o máximo (claro que não falei da nojeira que é deixar o papel higiênico usado na lixeira). Ela me falou da faxinada profunda que os americanos fazem tipicamente na primavera. Como eles deixam a casa fechada por meses, por conta do frio, quando a primavera chega, tipicamente uma faxina para limpar todos os cantinhos da casa (como ela disse) é feita. Dizem que os yard/garage sale dessa época do ano são ótimos. Bom, no Brasil, essa faxinada profunda é feita mais vezes ao ano, assim como a limpeza da casa em geral. Mas pra mim que sou dona de casa e em breve (só aguardando a documentação, Ô governo americano, manda logo minha permissão "namoral?") farei jornada dupla, quanto mais produto com cheirinho, menos necessidade de limpar e mais praticidade, melhor.

2 comentários:

  1. Menina, pois eu limpo minha casa geral toda semana. Adoro os produtos americanos porque eles ajudam bastante. Bj

    ResponderExcluir
  2. Eu fico vendo essas cozinhas americanas em filmes/fotos e achando o máximo, super chics, com cara de dining room. Olha aí a falta de funcionalidade! Agora entendi pq ninguém tem uma cozinha dessas por aqui!

    ResponderExcluir

O que você acha disso?