Páginas

15/03/2011

Dentista

Semana passada fomos ao dentista fazer a limpeza necessária (aquele a cada 6 meses). Eu adoro dentista, relaxo tanto, tanto que chego a cochilar. Quando ligamos para marcar a consulta a secretária pediu que a gente entrasse no site do consultório e imprimisse uns papéis para serem preenchidos. Esses papéis são uma espécie de anamnese, você fala se tem alergia, problema no coração, essas coisas. Quando chegamos lá, entregamos essa papelada, a carteira de saúde e nossa ID. Esperamos e logo um higienista (tradução ao pé da letra), já chama. Essa pessoa, faz a limpeza do dentes, porque aqui o dentista só faz o trabalho especializado. Antes da limpeza, a dentista passa rápido e se apresenta, dá uma olhada de 1 minuto (sem exagero!) na boca e depois começa o processo de limpeza. A higienista era muito legal, explicava tudo, perguntava o sabor que eu queria, perguntou se eu tinha sensibilidade nos dentes, pois se eu tivesse ela usaria produtos diferentes. Adorei! Ah, aqui todas as profissionais da clínica usavam scrub.

Lá no consultório há 4 salinhas com 4 higienistas, a dentista fica rodando de sala em sala. Essas salas não possuem porta, tem uma meia-parede, mas quem passa pelo corredor consegue ver o paciente. Aqui também não tem aquela espécie de pia que a gente cospe, sabe? Toda a saliva é sugada com o sugador (o que é mais higiênico). A limpeza é semelhante a do Brasil, mas senti falta daquele jato com bicarbonato (fui avisada que aqui isso só é usado quando os dentes estão com muitas placas e/ou tártaro). Depois fiz as radiografias (devem ser repetidas anualmente) e a panorâmica. Aí, a higienista pega o computador e manda um pager para a dentista ir olhar minha boca, enquanto isso, já marca meu retorno para limpeza daqui 6 meses. Achei isso estranho, marcar um compromisso com 6 meses de antecêdencia, mas isso é bem americano.

A dentista viu as radiografias na sala dela e disse que teria que fazer um procedimeto (num dente que deu problema no Brasil, mas que as 2 dentistas brasileiras que eu fui, não resolveram). Antes de encerrar a consulta ela fez um exame na minha boca para procurar sinais de câncer (nunca tinha feito isso no Brasil) e a higientista me deu uma escova (oral B), eu tinha tinha opções e escolhi uma pequena para testar. Me deu pasta (ela pergunta se eu gosto em gel ou creme), fio dental e  aquelas "agulhinhas" para passar o fio pela contenção. Depois a gente sai e já faz o pagamento com cartão de crédito ou débito na recepção (meu plano de saúde paga 90% do valor e eu 10%, esses 10% são pagos no dia da consulta).


No outro dia 7:30AM estava lá para o procedimento e pronto, tudo perfeito. Achei o processo bem demorado, a limpeza e as radiografias demoraram em torno de 1 hora e o procedimento do dia seguinte também. Mas saí super satisfeita com o atendimento. Todo mundo usava scrub, até a recepcionista

Ps: O curso de odonto aqui nos Eua é uma espécie de pós-graduação. A pessoa precisa se formar em algo, tipo, biologia, depois faz odontologia, depois faz residência e só depois vira dentista de fato.

7 comentários:

  1. NOssa que jornada... Eu tambem nao tenho medo de dentista, eu ate que preciso usar aparelho ortodontico pois tenho um dentinho trepado. Mas por enquanto sem o meu adjustment of status meu marido ainda nao pode me incluir no plano de saude dele. =[

    Assim que eu tiver acesso eu quero colocar meu aparelho e algo que me incomoda muito!
    Nunca coloquei no Brasil pois la ficava o olho da cara cada um desses raio-X , tinha um que custa 450,00 reais (impossible).

    ResponderExcluir
  2. Oi Lorna, adorei o post.Eu como ex dentista adoro saber dessas novidades odontológicas.
    Só por curiosidade, o tratamento é caro ? Certa vez um paciente me disse que cobraram dele 300 dólares pra extrair um dente quando morava nos EUA.
    Abs
    Simone

    ResponderExcluir
  3. Simone, eu achei caro, mas não sei quanto é no Brasil. Na verdade, tenho plano de saúde aqui e só pago uma parcela pequena. Sei que precisei obturar 2 dentes e foi $ 375.00, isso é caro? No caso, pra mim foi muito chato, pois já é a terceira vez que faço o mesmo procedimento, nos mesmos dentes (já passei por 2 dentistas no Brasil que não fizeram direito)

    ResponderExcluir
  4. Aqui esse valor seria cobrado por um dentista careiro também, com certeza.
    Espero que dessa vez o tratamento dê certo. abs
    Simone

    ResponderExcluir
  5. Eu comecei a sentir umas dores no dente (coisa que não sentia antes), acho que não deu certo outra vez...hai,ai

    ResponderExcluir
  6. Menina você no dentista e eu na ginecologista. Acho que vou escrever um post sobre a consulta.
    Mas honestamente eu gostei muito da ginecologista. Ela me ouviu, conversou comigo de forma bem esclarecida, não fez como alguns médicos no BR que cada vez q eu tentava relatar meu problema vinha com a resposta de que eu estava obesa e que isso causava outros problemas... Caraca eu sei disso, mas meu problema hormonal não tem nada com a obesidade. Só um médico acreditou em mim, e resolveu meu problema, mas depois que me mudei pra cá eu voltei a ter os sintomas e nem pensei duas vezes em correr para a médica.
    Fui mto bem atendida, realmente sai satisfeita.

    ResponderExcluir
  7. ola,muito legal vc compartilhar suas experiencias com todos,e se puder me ajudar,gostaria de saber quanto fica o custo pra se colocar um aparelho ortodontico ai nos eua,e a manuntençao etc,pra quem nao tem plano ainda
    abs!!!

    ResponderExcluir

O que você acha disso?