Páginas

21/04/2011

"Ele é rico no estilo americano"

Pra mim rico era aquela pessoa que tinha muito bens e/ou muito dinheiro, mas principalmente nada de dívida. Rico pra mim não precisava de cartão de crédito (mas poderia ter, pra enfeitar a carteira) pois tinha dinheiro e pagava tudo a vista. Dentre outros adjetivos e posses, ser rico pra mim era isso. No Brasil, todo mundo quer quitar a casa, o carro e afim, ninguém gosta de ficar devendo e o uso de cartão de crédito é necessário para dar conta das despesas, para se organizar (você só paga uma conta no mês),para ganhar os pontos e trocar por passagens de avião (sim, minha passagem de mudança para os EUA foi comprada assim,milhas!). Eu sempre odiei cartão de crédito, só tive uma vez na vida quando precisei pagar o coserto do carro (um homem louco deixou uma janela do Hospital das clínicas cair no meu carro novinho e fugiu pelo mundo, a UFBA não se responsabilizou e ficou por isso mesmo). Eu tenho muita dificuldade de comprar algo agora e pagar depois, acho tenso!

Aqui nos EUA a maior parte das pessoas deve e dever aqui é bom. E eu explico: para você ter crédito nesse pais, você tem de ter dívidas e pagá-las em dia. Aqui o serviço de crédito é bem diferente do Brasil, você precisa ter dívidas e ir pagando em dia para mostrar que é um bom pagador, com o tempo seu crédito vai aumentando e quando tiver um bom, você pode comprar carro, dividir em 4 ou 5 anos e pagar com 0% de juros. Você consegue juros baixíssimos para pagar a prestação da casa e consegue um bom limite no cartão de crédito. Aqui, quanto mais limite você tem, quanto menos você usa (mas tem que usar sempre), melhor, porque você deixa claro que tem o limite, não depende dele para viver, mas quando usa paga em dia. Então, ser rico aqui (rico comparando com nossos padrões brasileiros) é ter um carrão, mas levar 4 anos para pagar, ter uma casona e levar 30 anos pagando. E assim vive-se e leva-se uma vida normal.

3 comentários:

  1. Em compensação se você atrasar um dia a prestação da csa ou do carro seu crédito vai lá pra baixo!! Bj

    ResponderExcluir
  2. Essa história de incentivo ao crédito a qualquer custo foi o que culminou na crise financeira de 2008 e que teve reflexos no mundo todo. É o pessoal dos bancos e sistema financeiro como um todo tentando multiplicar dinheiro nominal como se "multiplica pães". Péssimo esse sistema americano..

    ResponderExcluir
  3. péssimo é pouco, Lu. Aqui no Alabama eles não vendem nada pra gente, pois não temos crédito. Temos que pagar a vista e adiantado.

    ResponderExcluir

O que você acha disso?