Páginas

07/04/2011

Ida ao médico...

Ontem fui ao oftalmo. Estou louca para fazer lentes de contatos, aí resolvi marcar um oftalmo. Na verdade, para fazer lentes de contato ou óculos, você não precisa ir ao oftalmo, você pode ir ao optometrista. O optometrista é um profissional não-médico, mas que pode fazer residência médica e ter um título de especialista. Na prática, não sei qual a diferença não. Enfim, resolvi marcar um especialista em córnea, para dar o parecer final sobre o probleminha na minha córnea. E sim, tenho ceratocone, mas está no estágio inicial e como está estagnado há uns 10 anos, está tranquilo. Minha visão é ótima e não tenho nenhuma indicação para fazer cirurgia e ajeitar a córnea (ufa!). Além disso, como o probleminha é simples, não tenho indicação para usar a lente rígida, o que era meu medo. Lente rígida é pra gente sem um pingo de frescura, o que não é o meu caso. Aquele treco parece instrumento de tortura!

Então, você chega no consultório e preenche uma papelada falando das medicações que toma, das doenças que tem (ou seja, você faz a sua anamnese para o médico) e dizendo se quer que suas informações sejam passadas para seus parentes e tal. Você já paga logo a consulta (o valor das consultas já estão impressas no meu cartão do plano de saúde), esse valor já cobre todos os exames. Depois vai para outra sala de espera. Um técnico te chama e você fala o que está sentindo e o que você quer. Faz os exames todos (graças a Deus não tem aquele ultrassom horroroso), inclusive a topografia. Depois fui com o técnico para outra sala e lá ele viu o fundo do meu olho (claro que eu consegui -só Deus sabe como!- machucar meu olho no aparelho e aí eu pensei "cadê dra. Ana Cláudia com todo seu jeitinho e paciência?) e colocou o colírio para dilatar a pupila. La fui eu mais uma vez para a sala de espera. Depois de um tempo, um enfermeira me chamou para outra sala e lá veio o médico, ele olhou meus olhos, falou do ceratocone, me encaminhou para um médica especialista em lente de contato e pronto. Ai que saudade de Dra. Ana Cláudia! Minha oftalmo há 10 anos! Um amor de pessoas, super paciente com minhas frescurites, super profissional, sempre preparada para qualquer emergência e uma pessoa incrível. Ela virou médica de minha família toda e da família do meu marido tamanha competência. Gente, ela é muito boa! Nunca atrasa e caso isso ocorra (normalmente por conta de uma emergência), ela sempre se desculpa. Ai que saudade dela!

Bom, aqui na sala de espera não tinha Tv, nem sonzinho. Tinha umas revistas mais relacionadas a área de negócios. Tinha também quadros de todos os títulos que esse médico tem (e eu digo, ele tem um montão de certificados) e quadros com os principais artigos que ele publicou. Esse oftalmo não é fraco não, mas não criou nenhuma relação comigo, achei tão esquisito. Meu marido diz que eu tenho que me acostumar e eu digo que me acostumar com coisa boa é fácil (pessoas educadas, trânsito tranquilo), mas com coisa ruim é tão complicado. Meu marido diz que a medicina aqui é um negócio como outro qualquer. Segundo ele, do mesmo jeito que um advogado, um administrador, um atendente de fast food levanta e vai trabalhar; o médico também faz. Eu fiquei tão chocada...eu sei que no Brasil tem muita gente assim, mas sei também que tem muita gente que ama a profissão, vide as médicas que me acompanham há uma década. Acho que vou sentir saudades desse calor humano, desse contato.

5 comentários:

  1. OLhe, tenho tantas histórias pra contar sobre isso. Tantas!! Vc foi uma felizarda porque tem médico que diz pro paciente: "seu tempo (de 15 minuots no máximo) acabou. Falaremos sobre esse seu problema em uma próxima consulta. Marque lá na recepção e volte outro dia". Simples assim! Outros que nem te olham direito, passam o remédio e saem da sala. A enfermeira é quem resolve tudo. Tenho saudades de todos os meus médicos. Aliás, saúde aqui, a meu ver, é muito pior do que no Brasil. Não estou falando da saúde pública pq aqui nem existe. Tô falando do sistema, dos médicos, da relação com o paciente.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Ai, que horror!!!!! Eu estava super tensa antes de ir ao médico, pois tenho uma sensibilidade maior nos olhos, mas td ocorreu direitinho, fora a falta de empatia mesmo...

    ResponderExcluir
  3. OI lOrna, o engraçado é que o americano de modo geral é bem educado, mas com os pacientes eles nçao fazem questão nehuma, né? Você já assitiu ao programa do Dr. Oz aí na tv americana? Ele é bem atencioso, humano. Os médicos podiam se espelhar nele, não é?
    beijão

    ResponderExcluir
  4. Lorna, desculpe ter escrito seu nome com as letras erradas.

    ResponderExcluir
  5. Parece o esquema que vc contou do dentista! Taylorismo na medicina? ;P

    ResponderExcluir

O que você acha disso?