Páginas

17/08/2012

Orientation Day


Sim, antes das aulas começarem tem o dia da orientação, no meu caso 2: a orientação para alunos internacionais e depois para alunos de Public Health,

A orientação para alunos internacionais foi bem legal: começou com um café da manhã com os produtos da Panera Bread. Foi estranho porque eu não conhecia ninguém e eu não sei chegar nas pessoas aqui desse lado do mundo. Assim, o comportamento aqui é tão diferente. Quando a palestra começou, conheci uma alemã e duas chinesas. Basicamente a orientação falou sobre questões de visto, o que se espera de um aluno nos EUA, falaram de plagiarismo (existe essa palavra ou é uma tradução minha?), falaram das atividades no campus, e o mais legal: do choque cultural! Mas isso merece um post inteirinho. O que eu achei mais legal é que aqui tem um centro que dá suporte psicológicos aos alunos, tem um programa só para alunos internacionais. Eles parecem conscientes das dificuldades que os estrangeiros encontram aqui. Daí, cada aluno internacional recebe um mentor, que é um aluno da universidade. A idéia é que o mentor te ajude a se integrar. A minha mentora é americana, mas eu não gostei muito dela não...fazer o quê? Na hora do almoço, o pessoal saiu para almoçar com os mentores e de tarde teve outras atividades (relacionadas com tirar o seguro social, abrir conta no banco, empresas de telefonia). Eu não participei, pois tive 2 provas. Bom, gostei bastante desse atividade, ainda ganhei uma placa para o carro no bingo.

abre parênteses

Aqui no Alabama o carro só precisa ter placa no fundo, como é cara, ninguém coloca na frente. Normalmente, o pessoal coloca umas placas engraçadinha/bonitinhas na frente e eu ganhei uma dessas com o mascote da universidade.
fecha parênteses


No segundo dia, basicamente só tinha americano e foi muito pior. Quando eu estava caminhando para a faculdade, tinha uma moça fazendo o mesmo percurso e eu resolvi perguntar se ela era de Saúde Pública, ela disse que sim. Eu não queria viver a situação do dia anterior que foi ficar o café da manhã sozinha, daí começo a puxar assunto. Mas a conversa se encerrava e não deu certo, ainda puxei assunto durante o café, mas... Acabei ficando sozinha no café da manhã e no resto do dia. O orientação teve um monte de gente falando da universidade, fazendo as propagandas. Uma palestra sobre plagiarismo (não aguento mais! Todo professor fala disso!). Como tem muito calouro, a palestra acontecia em uma sala e era transmitida para outra. Eu, acabei ficando na sala que tinha o monitor e foi péssimo! Difícil prestar atenção no palestrante pela TV, daí, no intervalo, resolvi mudar de sala e quem disse que eu achava um lugar? Até que achei um lugar bem na frente, que eu mal via a palestrante por conta da mesa do computador, mas conseguir manter a atenção. Eles serviram o "almoço": uma caixinha com sanduíche (pão de forma, queijo, presunto, tomate e alface) bem gelado (agora entendo porque meu marido não almoça quando o menu é esse), chips, 2 cookies e uma garrafinha d'água. Eu sei que "pelo menos eles deram algo", mas que negócio ruim! Eu estava morta de fome e comi parte do sanduíche, bebi a água toda (para fazer volume) e comi os cookies (esses estavam divinos!). Trouxe as batatas para marido, porque eu  detesto e ele fez uma receita com as sujeitas. O almoço foi servido e a gente tinha que se dirigir para uma sala específica do departamento, para que a gente pudesse falar somente com o pessoal de Health Behavior (a minha área do mestrado). Aí, a gente "conheceu" os professores. Foi tipo: "Meu nome é Dra. X, eu trabalho com Y", depois eles foram embora. Legal né? (só que ao contrário). Aí uma moça gente fina, #sóquenão, falou um pouco do departamento (e a gente "almoçando") e acabou. Ninguém saiu conhecendo ninguém, não teve dinâmica que facilitasse isso. Ninguém olha para falar com você. A coisa mais estranha desse mundo! Acabou a orientação e eu saí para fazer minha prova de biologia.

Ps: Está participando do sorteio? Não?! Clica aqui.

Imagem daqui

3 comentários:

  1. Lorna, aqui em St Louis eles também tem uma 'casa de apoio' aos estudantes internacionais e realmente parecem querer ajudar. Meu marido teve um mini-curso antes das aulas do doutorado começarem. O professor dele (que é brasileiro) falou que essas aulas eram só uma desculpa pros alunos se conhecerem. Achei bem legal. Hoje tivemos um almoço de encerramento e foi ótimo. Semana que vem teremos outro. Parece que eles estão realmente interessados em introsar o grupo e isso é bom. Mais uma vez boa sorte! Bjs, Carol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, talvez seja para isso e também, aqui nos EUA tem uma regra básica: se não está escrito e devidamente divukgado, não existe. Então, eles precisam falar das regras da universidade pois caso aconteça algo de errado com o aluno, eles têm como provar que o aluno já sabia que era errado. Que bom que as coisas estão andando por aí :)

      Excluir
  2. Nossa, Lorna. Foi mais uma "desorientação", então... Rsss! O povo daqui é tão amigável (#sóquenão, como vc disse), que em 4 meses de América, eu ( uma pessoa consideravelmente extrovertida), ainda não tenho nenhuma amiga! Tomara que você se enturme com os internacionais, pelo menos. Boa sorte!

    ResponderExcluir

O que você acha disso?