Páginas

07/08/2012

Da fama de mão de vaca e do prazer inenarrável de pagar a faculdade sem pedir empréstimo



Eu tenho fama de mão de vaca só porque eu sei bem como é difícil a entrada das verdinhas. Tenho fama de mão de vaca só porque moro nos EUA e não tenho Ipod, Ipad, só porque compro as coisas em promoção, só porque não tenho nada da Michael Kors e nenhuma maquiagem da MAC. Tenho fama de mão de vaca porque detesto dividir compras (10X sem juros para mim é pesadelo), na minha cabeça, ou você tem dinheiro para comprar ou não compra (com exceção para coisas extremamente caras né, tipo uma casa, um carro e só por enquanto, brevemente espero pagar tudo à vista). Tenho fama de mão de vaca porque gosto de ter uma poupança gordinha e assim, eu posso relaxar. Mas ó, graças a esse defeito (será mesmo?) eu posso dizer que paguei o semestre da faculdade à vista sem pedir nenhum empréstimo e que o prazer e a sensação de não dever nada a banco algum para estudar, não tem preço (na verdade tem). E se você não mora por aqui, eu posso te dizer que isso é algo raro até para americano (a não ser que você ganhe alguma bolsa). Então meus caros, hoje vou dormir levinha, levinha porque apesar da raspada na poupança, EU PAGUEI O SEMESTRE DA FACULDADE SEM EMPRÉSTIMO. Talvez, no lugar de mão de vaca, eu poderia ser chamada de sabe gastar bem, porque não tem bolsa chique, maquiagem "de marca" que me traria essa felicidade e calma em saber que EU estou pagando minha faculdade agora e depois de formada, não terei uma dívida gigante para me preocupar.

Ps: isso só foi possível porque minha chefe me conseguiu uma posição de graduate research (daí, eu pago a faculdade como residente do estado e não como internacional) e claro, porque meu digníssimo esposo paga todas as outras contas :).

23 comentários:

  1. Ai Lorna, que bom e Parabens!! Eu tambem nao quero pagar a faculdade depois, mas espero conseguir uma bolsa seja qual a que for. Por enquanto nao andam me aceitand como residente ainda, so inverno :/ vou tentar outro college porque a diferenca e tamanha. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POis é, os valores são bem diferentes. Vou torcer para que você consiga ser aceita como residente.

      Excluir
  2. E assim as coisas se realizam como a gente quer que se realizem e nao como os outros acham que tem que ser, né?
    mao de vaca devia ser qualidade. rsrsrs

    bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que mão de vaca para uns é focar no objetivo para outros. E vamu que vamu!

      Excluir
  3. Parabéns Lorna e continue assim!! As pessoas que te acham mao de vaca nao pagam suas contas, sendo assim cada um sabe o que é melhor pra si e o que é prioridade!!

    Beijao!!

    ResponderExcluir
  4. Pow! Parabéns,é bom ser um pouquinho independente as vezes.

    ResponderExcluir
  5. Parabens Lorna!!! Tambem sou "mao de vaca"!!! Compro na liquidacao e nao tenho bolsas e maquiagens caras! Nao troco o que quero para a minha vida por uma coisa que quero no momento!
    Penso duas vezes antes de gastar! E por ser assim consegui conquistar bastante coisa!
    O seu semestre vai ser muuuuito mais tranquilo!!!
    Super beijo!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca tive dívidas. Mas ultimamente não tem sobrado. Vou mudar isso já-já para depois das férias: automaticamente uma quantia sair todo mes da minha conta para minha poupança. Saber poupar é uma coisa LINDA. Mas desde que passe a trabalhar em pleno centro de canais em Amsterdam a tentaçao das promoções é imensa.
    Tem de tudo, desde o fino do finório até o basicão. Dificílimo de resistir, em passo todo santo dia andando diante das vitrines com sales, sales e mais descontos. Afs !

    P.S.: Lorna, meu celular da Nokia é antiquíssimo.Recursos zero. Eu tenho até vergonha de usar em público, as pessoas riem dele. Mas eu nunca senti necessidade de um novo, sabia ? Porque eu ligo para alguns amigos, meu marido e só. Eu vejo as pessoas fazendo fotos com o celular... nem me dá vontade.

    ResponderExcluir
  7. Sou assim também!!! Sofro quando gasto e só gasto o necessário. Em parte por causa desse defeito ("mão-de-vaquice"), hoje estamos aqui nos EUA, a família toda, e os dois "provedores" como estudantes em tempo integral, sem trabalhar. Vivendo com a economia de anos a fio. Acho que no final, vai valer muito a pena. Igual está valendo pra você. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Parabens Lorna!!! Realmente eh uma sensacao otima, e soh quem ja passou por isso eh que sabe, ainda mais nos EUA. Realmente, colocar a cabeca no travesseiro e dormir "leve" nao tem preco.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Parabens Lornaaaa!!! Nao tem coisa melhor do que pagar coisas a vista. Eu ODEIO pagar coisas a prestacao. Nao consigo dever, eu tb nao tenho coisas de marca, adoraria ter, mas sei o quao suado o dinheiro vem aqui e sabemos definir nossas prioridades. Quando eu trabalhava no restaurante e estudava part-time eu pagava minhas proprias aulas e livros, nao peguei nenhum emprestimo, se bem que ateh tentei mas por ter um diploma jah eu nao podia pegar, ou melhor, ateh fui aceita mas pra pegar o que tem juros maior, mas nao sou besta neh. Ja basta a divida que meu marido ta pagando dos student loans que ele pegou. Eu dei sorte tb aqui porque corri atras de bolsas (ja no programa de enfermagem, quando eram soh pre-requisitos dava pra eu trabalhar e pagar mas agora eh diferente), entao consegui bolsa pro primeiro e segundo semestre. O que nao dei conta meu pai deu uma ajudinha. Mas realmente, eh otimo poder ver o esforco da economia ir pra algo que vale a pena como estudos neh? Eh um investimento mesmo. Parabens pela forca de vontade Lorna.

    ResponderExcluir
  10. AH LORNA, ESQUECI DE TE FALAR.... nao sei se voce sabe mas quando voce paga a faculdade e livros com dinheiro do seu bolso voce pode CLAIM em taxes e ganhar dinheiro de volta. EU sempre fiz isso. A propria faculdade te manda no final do ano ou comeco do ano (janeiro ou fevereiro) o papel que eh tipo um W2 com o tanto que voce gastou naquele ano escolar e os dados desse papel eh que voce usa quando for claim nas suas taxes. Guarda tb TODOS os recibos de livros que voce comprar porque tb da pra claim. Mas acho que no caso dos livros, se for pra Master's degree (se for graduate school) voce nao pode claim, soh se for pra Associates ou Bachelors. Mas o pagamento da escola voce pode claim sim viu. Fica a dica. Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu marido tinha me dito, mas obrigada pela dica :)

      Excluir
  11. Lorna, meus parabéns!!!!!!!!!!!!!!

    Você está certa, se a maioria das pessoas agissem assim, o mundo seria outro.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  12. Que bom que só falta(eu acho) 2 anos pra você sair de birmingham,você já tem algum lugar na cabeça pra ir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, o processo para mudar será longo. Primeiro meu marido vai escolher as universidades que mais gosta (dependendo do programa do fellow e dos objetivos dele), depois vamos ver de perto as cidades, depois ele aplica para a vaga, depois vai para as entrevistas que for chamado e depois "ranqueia" as escolhas dele que será cruzada com as escolhas das faculdades. Então, não é só escolher onde a gente vai, o processo é enorme. mas espero que a gente consiga ir para uma cidade melhor.

      Excluir
  13. Lorna, que máximo! Isso é uma benção! Eu também tive o prazer de fazer isso. Primeiro pq apliquei para FAFSA e eles negaram, entao pagamos do nosso bolso, mas a sensaçao é muito boa, de saber que temos dívida. E mesmo pq meu marido ainda nao terminou de pagar a faculdade dele, entao, uma coisa a menos pra se preocupar. Vc está certa de juntar seu dindin. Boa sorte na faculade. Beijo!

    ResponderExcluir

O que você acha disso?