Páginas

02/07/2012

Mais causos dos corredores do hospital



Já deu 11hs, vai embora! - Diz o residente-chefe
O residente-júnior responde "mais ainda falta eu fazer X,Y e Z, o plantão foi horrível, mais uns 30 minutos e eu termino tudo".
R-C: Pode deixar que eu termino essas coisas!
J: Rapaz, essas funções são minhas, eu faço, segura só mais 30 minut...
R-C: Isso não é uma conversa, é uma ordem do seu residente-chefe: Vá para casa! Eu vou ligar para sua esposa, parece que você não gosta de ir para casa!
J: Você vai me mandar ir para casa e não vai adiantar, quando chegar lá, eu vou abrir o computador e fazer as coisas de lá. Não é melhor eu terminar aqui?
R-C: Vá para casa e não fique mandando mensagem para o meu pager, não.
(toda essa conversa é feita em tom de brincadeira e risada, só para deixar claro)
O Júnior é mandado embora, quando chega em casa, para infelicidade da esposa, liga o computador para finalizar as atividades.
Esposa: você chega essa hora e ainda tem coisa para fazer?
Esposo (que é o residente júnior): me mandaram embora, eu só quero ver o resultado dos exames da paciente...é rápido.
Aí, ele não ouve mais, não sente fome, o sono acumulado das 30 horas de plantão some e lá vai ele trabalhar. Ah, claro que ele manda mensagem para o residente chefe...
***

O professor que é chefe da residência (e é o mais sabido de todos, aquele que é chamado quando ninguém sabe o diagnóstico), vira para o júnior e pergunta:
P: Por que você admitiu essa paciente?
J: Bom, por causa de X, Y e Z
P: Mas ela não apresentou nada no exame físico...você não está confiante no seu exame?
J: Estou professor, mas essa paciente precisa do exame I, porque embora o exame físico tenha sido normal, não é normal a queixa dela.
O resultado do exame sai e a hipótese do residente-junior está correta. Pense numa alegria! Mesmo morto depois do plantão, ele faz "a dancinha da vitória" e transborda de felicidade de ter acertado em cheio no diagnóstico. E claro, se sente muito porque apostou em algo que o melhor neurologista que ele conhece nem desconfiou :).
*** 

Aí que os internos (aqui são os R1) estão trocando seus dias de plantão para ficar com o "melhor" residente-júnior. Melhor porque pára e ensina, melhor porque acompanha o R1, mas deixa ele fazer os procedimentos, as coisas. Todo mundo quer se sentir seguro quando chegar o R2 e aprender. Bom para ele que tem ajuda até as 10pm e bom para os R1 que aprendem direito (nem todo mundo tem a paciência de ensinar como esse residente-júnior)
***

Tudo isso para dizer que hoje, dia 02 de julho, meu marido, que era residente-júnior, passa a ser residente-Sênior. Falta o plantão de quarta (o primeiro plantão dos novos residentes-juniores é acompanhado por um residente-sênior) e pronto. Plantão vai ser exceção e não mais regra!

2 YEARS DOWN 2 MORE YEARS TO GO!

imagem daqui: http://medicine.uab.edu/neurology/faculty/

10 comentários:

  1. Lorna, imagino sua felicidade em ter mais tempo o maridinho em casa!! Que vocês aproveitem muuuuuito esse tempo juntos! Felicidades. Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim, bem na verdade que não teremos mais tempo juntos, só que eu não vou mais dormir sozinha e para mim isso já é muito bom!

      Excluir
  2. Parabéns ao marido que era R1 e agora eh R2, ou sei la, me perdi nas siglas.. hahahaha....

    PARABÉNS MESMO!!!

    E eu também faco a dancinha da vitoria quando os eléctrons com os quais trabalho resolvem voltar a se comportar como eléctrons e minhas medidas ficam lindas! hahaha

    Tipo, a louca que compara pacientes e diagnósticos com eléctrons... haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou confuso né? Ele é R3 agora, mas a confusão veio na medida para vocês entenderem meu sofrimento :). Menina, você é doida, viu?

      Excluir
  3. Que orgulho, hein?
    Dê os meus parabéns a Leo! Fico aqui torcendo pelo sucesso de vocês!
    "Dancinha da vitória", você não sabe o quanto eu rio imaginando isso!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Que massa, Lorna! Parabéns ao maridão e à você, que como esposa deve ter apoiado muito o maridão!!!!!

    Que Deus continue abençoando vocês :)

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  5. As coisas estao melhorando, 2 anos passam rápido.
    Bjs e boa sorte na nova empreitada.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns!!! pelo sucesso do maridão. Mais, meus PARABÉNS GRANDÃO, vai mesmo é para voce Lorna; mulher, esposa, amante, amiga, companheira, que imagino e sei das suas batalhas para que tudo funcione a contento. E está sempre ao lado do maridão, dando força e principalmente, tranquilidade para que o mesmo possa trilhar seu caminho com êxito. PARABÉNS, PARABÉNS, PARABÉNS! Que Deus continue abençoando cada conquista de voces. BEIJOS!

    ResponderExcluir
  7. Lorna, como vc ta aguentando esse esquema?? Vc faz o que ai?? Ta trabalhando, estudando?? Tem q ter mto amor p tanta dedicação...parabenssss!! Talita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou trabalhando sim, amiga. Estou sempre estudando inglês e começo outro mestrado em agosto. Também não sei como aguentei, mas está melhorando.

      Ps: Só uma esposa de médico para entender, né?

      Excluir

O que você acha disso?