Já deu 11hs, vai embora! - Diz o residente-chefe
O residente-júnior responde "mais ainda falta eu fazer X,Y e Z, o plantão foi horrível, mais uns 30 minutos e eu termino tudo".
R-C: Pode deixar que eu termino essas coisas!
J: Rapaz, essas funções são minhas, eu faço, segura só mais 30 minut...
R-C: Isso não é uma conversa, é uma ordem do seu residente-chefe: Vá para casa! Eu vou ligar para sua esposa, parece que você não gosta de ir para casa!
J: Você vai me mandar ir para casa e não vai adiantar, quando chegar lá, eu vou abrir o computador e fazer as coisas de lá. Não é melhor eu terminar aqui?
R-C: Vá para casa e não fique mandando mensagem para o meu pager, não.
(toda essa conversa é feita em tom de brincadeira e risada, só para deixar claro)
O Júnior é mandado embora, quando chega em casa, para infelicidade da esposa, liga o computador para finalizar as atividades.
Esposa: você chega essa hora e ainda tem coisa para fazer?
Esposo (que é o residente júnior): me mandaram embora, eu só quero ver o resultado dos exames da paciente...é rápido.
Aí, ele não ouve mais, não sente fome, o sono acumulado das 30 horas de plantão some e lá vai ele trabalhar. Ah, claro que ele manda mensagem para o residente chefe...
***
O professor que é chefe da residência (e é o mais sabido de todos, aquele que é chamado quando ninguém sabe o diagnóstico), vira para o júnior e pergunta:
P: Por que você admitiu essa paciente?
J: Bom, por causa de X, Y e Z
P: Mas ela não apresentou nada no exame físico...você não está confiante no seu exame?
J: Estou professor, mas essa paciente precisa do exame I, porque embora o exame físico tenha sido normal, não é normal a queixa dela.
O resultado do exame sai e a hipótese do residente-junior está correta. Pense numa alegria! Mesmo morto depois do plantão, ele faz "a dancinha da vitória" e transborda de felicidade de ter acertado em cheio no diagnóstico. E claro, se sente muito porque apostou em algo que o melhor neurologista que ele conhece nem desconfiou :).
***
Aí que os internos (aqui são os R1) estão trocando seus dias de plantão para ficar com o "melhor" residente-júnior. Melhor porque pára e ensina, melhor porque acompanha o R1, mas deixa ele fazer os procedimentos, as coisas. Todo mundo quer se sentir seguro quando chegar o R2 e aprender. Bom para ele que tem ajuda até as 10pm e bom para os R1 que aprendem direito (nem todo mundo tem a paciência de ensinar como esse residente-júnior)
***
Tudo isso para dizer que hoje, dia 02 de julho, meu marido, que era residente-júnior, passa a ser residente-Sênior. Falta o plantão de quarta (o primeiro plantão dos novos residentes-juniores é acompanhado por um residente-sênior) e pronto. Plantão vai ser exceção e não mais regra!
2 YEARS DOWN 2 MORE YEARS TO GO!
imagem daqui: http://medicine.uab.edu/neurology/faculty/
Lorna, imagino sua felicidade em ter mais tempo o maridinho em casa!! Que vocês aproveitem muuuuuito esse tempo juntos! Felicidades. Bjsss
ResponderExcluirAssim, bem na verdade que não teremos mais tempo juntos, só que eu não vou mais dormir sozinha e para mim isso já é muito bom!
ExcluirParabéns ao marido que era R1 e agora eh R2, ou sei la, me perdi nas siglas.. hahahaha....
ResponderExcluirPARABÉNS MESMO!!!
E eu também faco a dancinha da vitoria quando os eléctrons com os quais trabalho resolvem voltar a se comportar como eléctrons e minhas medidas ficam lindas! hahaha
Tipo, a louca que compara pacientes e diagnósticos com eléctrons... haha
Ficou confuso né? Ele é R3 agora, mas a confusão veio na medida para vocês entenderem meu sofrimento :). Menina, você é doida, viu?
ExcluirQue orgulho, hein?
ResponderExcluirDê os meus parabéns a Leo! Fico aqui torcendo pelo sucesso de vocês!
"Dancinha da vitória", você não sabe o quanto eu rio imaginando isso!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Que massa, Lorna! Parabéns ao maridão e à você, que como esposa deve ter apoiado muito o maridão!!!!!
ResponderExcluirQue Deus continue abençoando vocês :)
Um beijo!
As coisas estao melhorando, 2 anos passam rápido.
ResponderExcluirBjs e boa sorte na nova empreitada.
Parabéns!!! pelo sucesso do maridão. Mais, meus PARABÉNS GRANDÃO, vai mesmo é para voce Lorna; mulher, esposa, amante, amiga, companheira, que imagino e sei das suas batalhas para que tudo funcione a contento. E está sempre ao lado do maridão, dando força e principalmente, tranquilidade para que o mesmo possa trilhar seu caminho com êxito. PARABÉNS, PARABÉNS, PARABÉNS! Que Deus continue abençoando cada conquista de voces. BEIJOS!
ResponderExcluirLorna, como vc ta aguentando esse esquema?? Vc faz o que ai?? Ta trabalhando, estudando?? Tem q ter mto amor p tanta dedicação...parabenssss!! Talita
ResponderExcluirEstou trabalhando sim, amiga. Estou sempre estudando inglês e começo outro mestrado em agosto. Também não sei como aguentei, mas está melhorando.
ExcluirPs: Só uma esposa de médico para entender, né?