Páginas

08/07/2012

Da matrícula no mestrado


Recebi email de vários setores da UAB dizendo que eu tinha sido aprovada no mestrado (as cartas estão aqui). Depois chegou a carta no correio e eu devo dizer que a primeira carta estava endereçada para a Ms Thompson (com o meu sobrenome). Aí, depois recebi um envelope cheio de coisas com uma carta do Diretor me parabenizando. Porém, essa carta só deve ser mandada para quem aceita a vaga, eu ainda não havia aceitado. Recebi um email pedindo desculpas por essa carta, que não deveria ter sido mandada. (Estão entendendo que o negócio já começou estranho?)

Enfim, em um desses emails que recebi, tem o endereço da orientação obrigatória online. Fiz tudo. Tem um monte de besteira, um monte de coisa que eu nunca tinha visto e que ainda não sei para que servirá. Tem também o endereço do material de biologia para a prova (eu também irei fazer antes das aulas comecarem). Como aqui as pessoas pegam matérias diferentes, a idéia da prova é nivelar os alunos, mas gente, o assunto é tão ridículo..ai,ai, cansa!

Depois que eu aceitei ser aluna do mestrado, fui na universidade pegar uma senha para me matricular nas matérias (isso não pode ser feito por telefone, nem email). Volto para casa e me matriculo (mas a moça teve pena de mim, que nunca tinha feito isso e me matriculou). Com isso pronto, preciso fazer minha ficha médica: tomar mil vacinas, caso não tenha tomado (ou  não tenha como provar que tomei) e fazer o teste de tuberculose (tudo isso é pago). Tenho que levar meus diplomas originais para o departamento da graduação olhar...? Examinar? Ler?, enfim, fazer nada né? Porque assim, a empresa que elas indicam já fez a tradução de tudo, recebeu os documentos direto da UFBA. Eles não sabem ler português....

Você pensou que era só pagar o semestre (aqui paga a metade em agosto e o resto em setembro) e pronto? Não! Eu terei que fazer um teste oral e escrito de inglês, porque até eles sabem que o TOEFL e o GRE não servem muito. Daí, baseado no resultado, irei me matricular em um curso de inglês da universidade (que aparentemente é de graça). Depois será a orientação ao vivo, com professores e alunos e ainda terei um treinamento de como usar as ferramentas do sistema da internet (tem prova online, entrega de atividade, discussão). Ah, esqueci de dizer que eu ainda tenho a orientação para alunos internacionais. Isso tudo antes das aulas começarem de fato.

Cansei! Principalmente porque o negócio aqui é lento. Primeiro porque ao invés deles enviarem uma lista de coisas que tenho que fazer, cada dia eu recebo algo novo por email (falta de preparo para lidar com aluno estrangeiro). Aí, eu ligo para um lugar desses, digo que vou passar no lugar X para resolver Y, a pessoa que deveria estar me esperando diz que tentou fazer tal coisa para pegar minha documentação e não conseguiu. Resultado, leva horas algo que deveria levar minutos... e isso acontece quando meu tempo no parquímetro está se esgotando e eu vou ficando tensa com medo de ser multada. Pssssssss! Não deixa marido saber disso porque ele acha um absurdo eu ter estacionamento de graça e colocar na rua. Mas ele não lembra que são uns 5 quarteirões de distância (uns 15 minutos andando), num calor de 41C. Quem vai chegar toda suada e "fidida" é outra, não eu!

Ps: Claro que para "balancear" tudo isso, está uma loucura no trabalho: um artigo quase pronto para submissão, iniciando outro, trabalhando em conjunto com o pessoal do  help desk para um projeto enorme, me preparando para um novo projeto gigantesco do trabalho e um friozinho na barriga para minha apresentação no Canadá :). Quer mais? Caso eu consiga pagar a tuition como moradora do estado (vou conseguir), eu assino um contrato dizendo que minhas notas serão excelentes no mestrado. A idéia é tirar de A para cima. Porque desafio pouco é besteira! (e, antes de eu ser mal interpretada, deixo claro que sei que posso dar conta do recado, mas isso não impede um certo nervosismo, né mesmo?)

Imagem: daqui


6 comentários:

  1. Ai... cansei por você! Mas, desanima, não. Aproveite a oportunidade para aprender coisas novas e desenvolver paciência... Porque precisa!

    ResponderExcluir
  2. Eu ouvi dizer que a área que quero me formar,neurocirurgia,é quase impossível pra estrangeiros,na sua opnião isso é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, eu acho que isso talvez seja um mito, não sei. Quando eu perguntei para meu esposo, ele disse que era quase impossível mesmo, mas depois, entramos no site da UAB e vimos que a mesma porcentagem de residentes estrangeiro que tem na neuro clínica tem na neurocirurgia. Eu não sei ao certo. tente entrar nos sites das universidades, tem sempre fotos e uma apresentação dos residentes.

      Excluir
    2. Aham!Eu vi algumas faculdades que recebem muitíssimo bem os estrangeiros residentes,eu pretendo fazer residência na AMC(Albany Medical College).E tomara que isso só seja um mito mesmo!!!

      Excluir
    3. Ah Lorna eu fui me informar e parece que a área neurocirúrgica é a mais competitiva,a maioria das faculdades só aceita 1-3 residentes,pasme,por ano.Eu sei que isso dificulta,mais eu acredito que se eu for super bem nos steps eu posso conseguir sem problemas.Obrigado pela ajuda!
      xoxo
      Lucas

      Excluir
  3. Puuuutz... Quanta burocracia! Sabe, quando eu fiz parte do meu mestrado ai nos EUA - veja bem, eu ja era matriculada na USP e fui fazer PARTE dele ai! - eu passei por algo semelhante... So nao precisei fazer TOEFL, mas de resto, cada hora uma aporrinhação diferente.

    Dai depois, quando fui pra Suecia, eles nao me pediram NADA! Eu fiz uma entrevista e o meu futuro chefe gostou das minhas respostas, viu que eu falava ingles e pronto...

    Aqui na Belgica eu tive que mandar traduzir meus diplomas.. mas tambem so... O resto foi direto e sem problemas... mesmo sendo tudo em holandes... E eu nao preciso fazer nenhuma materia... EHHHH =)

    Espero que agora esteja tudo resolvido pra voce comecar!

    ResponderExcluir

O que você acha disso?