Páginas

27/02/2011

Sobre pessoas sem noção

No Brasil é comum a gente ouvir que opinião é pessoal e por isso, cada uma tem a sua, mas o que esquecem de dizer para a galera é que, embora você tenha sua `própria opinião` (se é sua, é própria né? rs) você não precisa sair por aí falando dela o tempo todo. Sim, porque as vezes o outro tá ali falando algo pra você, ele não quer sua opinião, só quer alguém que ouça, mas vem você, com seu pré-conceito e cospe uma opinião que nem foi pedida nem nada. Ah, gente assim me irrita, talvez por eu ser psicóloga e ter sido treinada para ouvir, mas acho mesmo que eu sou é uma pessoa "humana", legal e sigo a máxima brasileira que "temos 2 ouvidos e uma boca". A verdade é que fui educada para tentar entender as coisas e não sair julgando a partir do meu ponto de vista. Sim, porque eu já estou `velha` para acreditar que existe uma verdade absoluta, agora sei que existem "diferentes vistas de um mesmo ponto". Infelizmente, sou muito educadinha, cheia de dedos e penso bastante para não magoar o outro, mas comecei um auto-treinamento para desenvolver mais habilidades nessa área. Porque se uma pessoa dá a opinião, eu também tenho o direito de responder com muita habilidade social e uma pitada de ironia, né não?

Coisa pior é você ouvir "verdades" que não te interessam ou você já sabe e não quer comentar, do tipo "seu cabelo está feio", ou "você engordou", "sua sobrancelha está horrível" , com essas pequenas frases, você pode acabar com o dia de alguém. Claro, se você tiver a solução, aí tudo bem, tipo "você está levemente gordinha, mas há aqui essa pílula natural quem vem lá do Pará, você toma uma e queima 5 quilos de gordura". Ter uma opinião sobre algo, um pré-conceito é normal, faz parte da evolução humana e é necessária, mas viver em sociedade é isso, você aprende que não pode sair por aí falando o que der na telha, porque além de você e o mundo, há outras pessoas. Minha mãe me educou assim, você só fala se tem algo à acrescentar, mesmo dsicordando do assunto. Claro, não precisa ser hipócrita ou sair por aí inventando elogios, mas pra quê cargas d'água você vai falar pra sua amiga numa festa que ela está vestindo uma roupa horrível, que marca todas as bainhas? Vai adiantar de quê? De nada...claro que se vocês estivessem em casa, poderia sugerir um cardigan fininho para colocar por cima, enfim, mas lá no meio da festa, se você falar o que acha, só vai deixar a moça triste e insegura  ou P. da vida e vai causar uma briga.

Meu marido diz que eu falo muito as coisas e que escrever no blog abre margem para as pessoas falarem mesmo (ele é extremamente reservado, nem a mãe dele sabe de alguns projetos e isso pra mim é muito estranho, minha mãe sabe de tudo e as pessoas ao meu redor sabem de muita coisa), mas eu gosto de falar, de divulgar as coisas e gosto de saber o que as  pessoas acham (principalmente agora que vivo praticamente enclausurada), mas não gosto de opinião tipo "espírito de porco" e só. Será que vou ter de ficar calada só pra não ouvir críticas destrutivas (porque as construtivas são bem vindas)?! Não, vou acrescentar outra resolução na minha lista de ano novo, se alguém falar algo, vai ouvir e vai ouvir mesmo, porque quando eu sou ruim, eu sou péssima (muhahahaha). E tenho dito!

Uma coisa que aqui é muito melhor, americano é extremamente educado, eles perguntam sobre você, mas não saem falando grosserias, eu adoro!!!

4 comentários:

  1. Americanos fazem isso sim. É o que meu marido chama de talking down. Pessoas mal educadas estão em todas as partes.
    Mas eu acredito que algumas pessoas se comportam dessa maneira por terem baixa auto-estima. Assim como a inveja está associada a falta de capacidade.

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que não encontrei nenhum americano desse tipo por aqui :).

    ResponderExcluir
  3. Olá Lorna!

    Que bom encontrar mais uma brasileira na terra do Tio Sam! Irei adicionar seu blog na minha lista.

    Muito obrigada pelo mensagem de carinho! Nós estamos muitoo felizes com a chegada do Baby... e nào vejo a hora de começar a comprar as coisas rsrsrsr

    Sou um pouco desligada do blog (como vc deve ter percebido rsrsr), mas agora tentarei atualizar mais vezes, pois nào posso deiar passar toda essa fase que estamos vivendo... quero poder recordar daqui alguns anos :)

    E se Deus quiser vc estará barrigudinha esse ano!! estarei na torcida!!

    Abraços!!
    Cris

    ResponderExcluir
  4. Pra que falar coisa ruim pros outros , isso aqui se chama maria vai com as outras no sul do "brazil" , mostra que a pessoa nao tem nada pra fazer na vida , do que denegrir as pessoas , mais maldades impossível

    ResponderExcluir

O que você acha disso?