Páginas

17/02/2011

Sobre nome e Sobrenome

Sempre tive problemas para fazer as pessoas entenderem meu nome. Tá, ele é bem incomum no Brasil e raramente as pessoas entendiam de primeira, sempre tinha que repetir e mesmo assim já ouvi muita coisa como Lorena (o mais comum), Norma, Norla, Lorda, Verena (não sei explicar a semelhaça), Lora, Laura, mas o melhor foi uma pessoa que entendeu Morna (acreditem, nesse dia eu ri muito, Morna?!). Antes eu me irritava e até soletrava depois comecei a achar graça, afinal Lorna foi a princesa de Atlântida e eu tenho um nome praticamente exclusivo (no Brasil). Chegou ao ponto de eu brincar com minhas amigas e namorado (que virou marido) se a pessoas iria acertar meu nome.

Aqui nos EUA meu nome é comum (é nome de biscoito, nome de rua, condomínio, centro de lojas e a lista é grande), mas eu ainda não acertei a forma de falar e normalmente eles não entendem direito. O mais interessante é que eu sou Mrs. Almeida (sobrenome do marido), mesmo não tendo mudado o meu nome, aqui (no sul dos EUA, pelo menos) as esposas pegam o nome do marido (e como aqui a regra é ter 2 nomes e 1 sobrenome significa dizer que depois de casada a mulher só carrega o sobrenome do marido). Antes eu tentava explicar que eu sou Mrs. Gonçalves, mas cansei e agora sempre procuro pelo Almeida mesmo (aqui você procura seu nome pelo sobrenome) ou deixo as pessoas me chamarem assim.

O mais interessante tem sido a forma que o americano fala (ou tenta falar) o Almeida. Olhem a lista das tentativas, às vezes não resisto e caio na gargalhada. Já ouvimos Ming (é chinês, japonês?), Bida, Almida (esse faz sentido quando alguém lê o nome), Almaida, Alamida, Almidha, Alamidha, La Midha, Menda e Minda, muito pior que as tentativas do meu nome no Brasil né?

3 comentários:

  1. Ming foi demais, hein? hahahah
    Eu tb já escrevi sobre isso no meu blog. Frau da Zilfa, oi? rsrsr

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Menina uqando me casei aqui preenchi toda a papelada para ter certeza que manteria o meu sobrenome por parte de pai. Pois se eu perder esse sobrenome para mim e como se perdesse a minha identidade e e como se nao fosse mais mae da minha filha. Falei para o marido, nem pensar se nao der para manter o meu sobrenome e apenas acrescentar o seu, eu vou continuar so com o nome de solteira.

    Mas gracas a Deus meu nome ficou os dois Thabata V ( solteira) Goodwin ( casada) IUPI!!!!

    ResponderExcluir

O que você acha disso?