Páginas

27/02/2011

Aniversário de 1 ano nos EUA.

Ontem foi o aniversário de uma bebê linda de viver. Digo bebê ainda, pois ela só será uma toddler* de fato e de direito dia 11 de março. A comemoração teve que ser alguns dias antes pois a vovó estava por aqui. Sofia é uma criança linda, é muito bom poder fazer parte dessa festinha e da vida dessa gordinha. Quando conheci a família dela, ela só tinha 4 meses e era muito assustadinha e agora está andando por aí, aprendendo a dar beijos, faz "high five" , enfim, uma fofura. (Quem tem meu facebook já conhece essa pequena linda e pode ver as fotos da festinha)

Ajudei um pouquinho na arrumação das coisas e na "enrolação" dos docinhos. Tinha tanta comida, tanta comida. Foi super legal, conhecemos algumas pessoas, conversamos e eu só comi 2 brigadeiros (nem eu acreditei, estou de parabéns), mas a sensação mesmo, foi uma espécie de sorvete de cupuaçu feito pela vó da Sofia, gente que negócio gostoso!

Por aqui, a tradição é fazer o aniversário em casa mesmo, manda-se o convite com uma boa antecedência dizendo a hora que começa e a hora que acaba a festa (como Sofia é metade brasileira, no convite só tinha a hora do início mesmo). Prepara-se um lugar para as crianças brincarem, no caso, como a primavera já chegou por aqui, Renata (mãe da Sofia) ajeitou um espaço kids no quintal, ela já tem um parquinho com balanços e afins, colocou a casinha da Sofia com um tapetinho de PVC e muitas mesinhas e cadeirinhas. Só sei que os pequenos só queriam ficar lá. Aqui você não pode deixar seu filho brincando e sair, mesmo que ele seja maiorzinho, tem de ficar por lá, vigiando. As mães costumam comprar painéis, enfeite para o bolo e fazem tudo da festa em casa mesmo. Veio muita coisa, muita forminha lá do Brasil para a festinha da Sofia. As coisas aqui não são tão bonitinhas quanto estamos acostumados, mas fica bom mesmo assim.

A idéia é deixar tudo a mão das mães e das crianças. Quando você chega já vê o gelo, refrigerante (aqui o refrigerante sempre é servido quente e você tem de colocar gelo), caixinhas de suco e água, além da comida. Tudo isso porque não tem garçom para servir e os pais não podem ficar servindo os convidados (não dá tempo pra socializar, tirar fotos, ficar com as crianças e ainda servir a galera). No parabéns, cantamos a versão em inglês que aqui não é acompanhada pelas palmas e depois cantamos o nosso parabéns, com as palmas tradicionais. Deu pra ver a diferença dos 2 estilos de parabéns e o nosso é muito mais alegre, mais brasileiro mesmo.

Aqui nos EUA, no primeiro aninho, há uma tradição que a aniversariante ganha um mini bolo, todo decoradinho, inteiramente para ela. Aí, coloca-se ela sentada na cadeirinha de comer, na frente de todo mundo, e ela fica lá comendo, enquanto os convidados (nós, os abestalhados), fazem vídeos, tiram foto e dão risada da criança se sujando e comendo o bolinho. Depois, é hora de abrir os presentes, aí sim, a pequena aniversariante se soltou, mexeu em tudo, brincou, experimentou, "falou". Em relação aos presentes, não é comum perguntar aos pais o que eles querem, é meio falta de educação da parte dos pais dizer, mas como eu sou brasileira, perguntei e dei o que a mãe sugeriu. Isso porquê, a Sofia tem muita roupa, brinquedo (eu mesma já dei brinquedo pra ela) e eu não queria dar mais do mesmo. Depois da festança, os pais escrevem uma cartinha individual para todos os convidados agradecendo a presença e o presente. País educado esse né?

Ah, tinha foto da pequena espalha pela casa e uma grande, com moldura especial para a gente escrever um recadinho. Tinha também as lembrancinhas, cada criança recebeu uma caixinha personalizada cheia de bugingangas que crianças adoram.

 * Aqui nos EUA, a criança é um newborn (recém-nascido) até 28 dias após seu nascimento, depois ele é chamado de baby e continua assim até 1 ano. De 1 ano até os 3 a criança passa a ser um toddler (tradução livre: aquele que dá passos vacilantes, passos hesitantes) e só depois dessa idade que passa a ser chamada de child (criança).

Um comentário:

  1. A Sofia é mesmo uma fofa! Saúde e muita paz pra família dela (e pra sua!)
    Bjos

    ResponderExcluir

O que você acha disso?