Páginas

10/01/2013

Do sistema de segurança

1.
Daí que dia 2/1 estava lá eu no escritório trabalhando. Pela primeira vez na história da UAB (segundo me contaram), a universidade resolve fechar no dia 24/12 e só reabrir no segundo dia do novo ano. Chego no trabalho e só encontro uma colega no escritório. Ela é a gerente do projeto hispânico, eu sou a coordenadora do projeto brasileiro (Sim, aqui todo mundo tem um título no trabalho!). Minhas colegas hispanas resolveram estender o feriado e só voltariam na segunda (graças a Deus, teria silêncio para categorizar 50 entrevistas!). Aí, estou eu super concentrada categorizando tudo. Sabe, daquele jeito que você nem pisca. M-U-I-T-O trabalho! E do nada, começa a piscar uma luz azul, daí um barulho de ambulância ensurdecedor e a mocinha do sistema de segurança falando "temos um incêndio, por favor, saia do prédio imediatamente e não use os elevadores". Eu ainda tentei continuar o trabalho porque não levei fé em incêndio nenhum. Achei que era um treinamento (tipo, toda quarta tem treinamento para tornado, então achei que fosse algo do tipo). Mas ó, o barulho é muito alto e eu fui lá fora vê o que estava acontecendo. Pois é, tinha fumaça, tinha gente saindo do prédio. Eu voltei para minha sala, catei meus pertences e na hora de sair, o carro dos bombeiros já estava por lá. Fantástico o sistema de segurança!

2.
Minha sala fica no térreo. Para entrar nos escritórios das funcionárias (só tem mulher!) da minha chefe, é necessário uma senha para a porta abrir. No primeiro dia de trabalho, ao receber a senha, você ouve que não é para divulgar, pois como ali só trabalha mulher e as vezes até mais tarde, a idéia é que todas se sintam seguras. Quando alguém toca a campainha nessa porta com senha, há um sensor que apita quando a pessoa entra para avisar que tem alguém entrando. Se a sua porta estiver fechada, ela trava automaticamente (lembrando que aqui, quem está do lado de dentro da sala, não precisa destrancar a porta é só rodar a maçaneta). Isso não seria demais? Pensava eu. Aqui nos EUA não tem tanta coisa assim. Eu já comentei aqui que americano não tem tanto medo de assalto quanto brasileiro, mas tem medo de maluco, né? Daí, conversando com o funcionário responsável pelos computadores da divisão ele me diz que uns anos atrás um marido veio buscar a esposa e ela trabalhava onde eu trabalho hoje. A esposa estava sozinha e ele, loucão, resolveu que iria matá-la. Lá, não tem janelas, com as portas fechadas e sem ninguém nos escritórios ao lado, ninguém ouve nada. A moça conseguiu fugir do marido maluco e foi instalado esse sistema de segurança.

6 comentários:

  1. Caraca, Lorna!!!

    Sobre o alarme de incendio eu já havia passado por algo do tipo na minha academia, ela fica dentro do Holiday Inn. O barulho é chatíssimo, muito alto e os bombeiros chegam em 10 segundos!
    Queria q fosse assim no Brasil!

    Agora essa do marido louco... Putz! Q medo!
    N há dinheiro q pague a sensação de segurança, né?

    Beijo grande, querida!

    xoxo

    ResponderExcluir
  2. O marido foi buscar a esposa e do nada resolveu mata-la? o.O

    Gente, que lugar mais louco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana, eu ri do seu comentário! Você é ótima! Se foi do nada que ele tentou matá-la, eu não sei, só sei que tentou :)

      Excluir
  3. Menina, eu nunca passei por nenhum caso desses do alarme de incendio mas do jeito que sou medrosa sairia correndo no primeiro apito rs

    Ah, ja ia me esquecendo... Mas outro dia estava assistindo um programa aqui na parte da manha o Good Day Philadelphia (programa ao vivo)e o alarme de incendio tocou e todas as apresentadoras tiveram que sair do predio enquanto o programa era apresentado. Foi engracado e agoniante ver as apresentadoras pegando os pertences delas de cima da bancada.
    No final deu tudo certo e elas comecaram a fazer entrevistas com pessoas que passavam nas calcadas. rs

    Quanto ao marido tentar matar a esposa Deus me livre ia ficar morrendo de medo, ja que aqui tem tanto caso de atirador essas coisas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cê jura? Eles levam a segurança muito a sério. Lembro que quando estava no Brasil, um apt do meu prédio pegou fogo, o hall de todos os andares estavam alagados, era cedo e foi um horror. Mas ninguém se tocou de quebrar aquele vidrinho para soar o alarme. porque a gente não é treinado para isso :(

      Excluir

O que você acha disso?