Páginas

23/06/2012

A minha curiosidade sobre a cultura indiana

Então que eu sou super curiosa com tudo. Com tudo mesmo! Mas quando o assunto é cultura, eu poderia conversar por dias sem cansar. Aí que um casal bem amigo nosso é de indianos e eu colo neles para tirar minhas dúvidas. Bom, eu sei que muita gente não gosta de indiano, acha que eles não têm higiene até, mas eu não tenho do que reclamar. Esse casal é muito legal, muito prestativo e  amigo mesmo. Sim, eles cheiram a curry; sim, a higiene é diferente da nossa (mas o americano também é diferente), mas eles são sempre alegres e verdadeiramente prestativos.

Então que eu vi uma matéria sobre a vontade dos indianos de ficarem brancos. Eu fiquei chocada! Gente, a galera nasce com uma cor linda, com cabelos igualmente bonitos (nem encaracolados, nem lisos, um meio termo fantástico) e quer ficar branco?! Sendo que eles não vão ficar (verdade seja dita). A indiana me disse que a maioria dos produtos de beleza tem algo para clarear a pele (ou dizem que clareiam a pele, como ela fez questão de grifar). Tá, eu sei que isso é comum em todo lugar no mundo, mas eu, na minha abestalhadice achei que na Índia seria diferente (eles são tão religiosos, que eu achei que eles aceitariam bem o que Deus deu, ainda mais uma cor linda, né). A novidade para essa minha amiga foi um produto que clareia a digamos, parte íntima feminina. Agora imagina isso, a pessoa toda morena e com o negócio branco, que palhaçada :).

Aí, eu estava assistindo essa entrevista do Jô e a moça diz que na Índia até hoje é comum comer o cabelo do filho no primeiro corte. Daí, eu lembrei desse casal e pensei que era algo muito nojento para eles fazerem. Eles não fariam isso. Fariam? Quando eu comecei a contar a história para eles, a reação foi essa aí:
Eles me falaram que nunca ouviram nada do tipo. Que isso era extremamente nojento! Falaram que talvez, numa cidade bem pequena e isolada, algumas pessoas poderiam fazer o ritual, mas deixaram claro que comida e cabelo é algo nojento na Índia. Como é bom tirar dúvida com quem realmente sabe.

Aí, mil anos atrás, eu vi uma reportagem sobre um templo de ratos na Índia. Fui perguntando sobre o assunto e eles não sabia nada a respeito. Daí, o indiano disse que talvez o lugar era sujo e tinha muitos ratos. Eu disse que os ratos eram considerados deuses, que dividiam comida com os humanos e tal. A cara de nojo da imagem acima foi repetida. A esposa disse que os deuses podem aparecer de várias maneiras e que talvez em uma determinada cidade, eles cultuariam o rato. O marido completou: tem tanta coisa doida na índia que eu não duvido nada. O vídeo taí em baixo.


E o mais interessante é o banho de mar/piscina. Marido tem um amigo indiano que mora no Texas e esses dias esse amigo recebeu a família e foram todos curtir uma praia. Nas fotos postadas no FB, tava todo mundo de roupa. De roupa normal, sabe? Mulheres de calça jeans e afins. Eu fiquei pensando como é que eles fazem para tomar banho de mar. E minha tiradora de dúvidas indianas me respondeu que na Índia, eles são muito tradicionais e ninguém usa roupa de banho (leia-se: tá banido o uso de biquini, maiô, sunga). Eles tomam banho de mar de roupa mesmo e a mulhar usa camadas de camisas (assim ela me falou) para não mostrar nada. Depois, trocam de roupa. Eu fiquei imaginando o horror que eles devem sentir se forem passear numa praia no Rio :).


23 comentários:

  1. Lorna, eu não me contive e soltei uma gargalhada com o tal branqueamento da parte íntima feminina... Gente é cada uma.
    Comer cabelo e adorar rato... Não, não dá. Minha cara é a mesma dá foto que você postou.
    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Lorna, taí uma cultura com a qual eu não consigo me relacionar nem por cinco minutos. O país (chamado também de "subcontinente") é tão grande que claro que tem muitas diferenças culturais. Muitos casais aqui na Holanda adotam crianças da India e da China e por isso acabam estudando muito (e vijando) sobre a India. Já vi uns documentários na TV perturbadores: pedofilia instituída numa village como necessárioa para purificar os homens. Um par de meninas (2, 5, 7 anos) com deficiência (uma perna a mais, outra com 7 dedos em cada pe, etc.) eram idolatradas como "semi deusas"e à noite tinham que servir sesxualmente (=serem abusadas) de modo ritualistico todos os homens da village. Coisas que explodem a mente da pessoa, so de ouvir ja fico revirada. E isso cheio de templo lindo, cheio de bilhoes de favelas, seda, bling bling e banho no Ganges. Tudo muito louco o que já ouvi e li a respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, eu soube de algumas dessas aberrações que você citou, mas não posso levar como regra porque, como você disse, o país é enorme, tem 1 bilhão e 700 milhões de pessoas e acho que lá não tem muita regra geral. Além disso, eu não gosto de ser julgada pelos estrangeiros como a "brasileira típica" (que na minha humilde opinião é exceção). Já pensou se a gente for julgado por conta dos brasileiros que "emprestam suas filhas" aos amigos em troca de bebida? Ou pelos pais que jogam as filhas pela janela? E também, os indianos que eu conheço são muito legais, muito mesmo. São inteligentes, prestativos e muito amigos. Mas o fato é que eu não cheguei nesse capítulo das dúvidas, mas vou chegar sim. Ontem vi as fotos do casamento deles, entendi um pouco dessa tradição lá e achei...pitoresco. Até chai eu experimentei. Numa próxima possibilidade, perguntarei dessas meninas para entender o que eles acham. Pelo que eu entendi, esse tipo de coisa acontece em cidadezinhas mais isoladas (e não deixa de ser um absurdo!), mas como nordestina eu posso te dizer que tem cada absurdo acontecendo nas cidades isoladas que nem vale citar.

      Excluir
  3. Acho muito bacana sua curiosidade e que bom que vc tem alguem para tirar suas duvidas. As vezes, as pessoas repassam informacoes que ouviram sem ter uma fonte confiavel, sem saber de fato se e ou nao verdade. Gostei bastante do post. Bj


    Desculpa a falta de acentos. Estou com um teclado sem configuracao para o portugues.

    ResponderExcluir
  4. Oi Lorna,
    meus melhores amigos aki na Alemanha sao os indianos. Super prestativos, gosto mt de todos. Essa do cabelo vou ter q perguntar. kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. tô pensando em como deve ser alguém que cheira a curry aff tu nao enjoa nao ? rsrsrs... os indianos que vem pra cá a trabalho sao podre de fedidos entram no carro do meu marido e já era tem que mandar lavar ptzzz amor tá indo a trabalho pra lá morrendo de medo rsrsrs bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mike, imagina que eu tenho um probleminha que me faz praticamente nào sentir o cheiro das coisas e mesmo assim, eu sinto o cheiro de curry. O mais engraçado é que a casa, o carro deles tem o mesmo cheiro. No começo eu enjoava, agora tiro de letra. Os daqui não fedem, tem cheiro de curry, mas meu marido tem um colega do egito que FEDE, sabe? "Subaqueira, caatinga, cecê" tudo isso junto e muito mau cheiro. Desse colega sim, eu fico enjoada.

      Excluir
  6. Oi,Lorna :)

    Me identifico com você, sou super curiosa e adoro cultura nova e fazer perguntas sobre as mesmas.

    Também tenho amigos Indianos e não os acho estranhos e muito menos, nojentos. kkk Eu também os faço muitas perguntas e eles respondem prontamente. Tenho amigos Indianos bem tradicionais e outros super mente aberta.

    Gosto muito de cultura por isso, pela diversidade, variedade de costumes, crenças e tudo o mais. Assim, não dá pra ter a mesma rotina caso eu mude de país :P

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  7. Oi! Obrigada pela visita! Adoro descobrir blogs diferentes e ja me animei toda com esse post.
    A Índia eh um pais enorme e com muita gente, neh? Dai que existem grandes diferencias culturais la dentro...
    Essa coisa de usar produtos que clareiam a pele eu também vi la na China... Mas lembro de ser mais maquiagem e creme para as mãos e não essa de sabonete para partes intimas...
    Uma grande amiga minha morou na Índia um tempão, numa área com uns hábitos bem diferentes, pra nao dizer bizarros... Crenças do tipo ter que casar com uma planta para se livrar de uma especie de "maldição" para poder se casar com uma pessoa de verdade...
    Tambem acontece de eu conhecer indianos por aqui e em congressos e eles costumam desmentir coisas que a gente ve por ai na TV, so que vale lembrar que cientistas, por exemplo; costumam vir de famílias mais ricas e com praticas mais ocidentalizadas..

    Fazendo um paralelo, acho que eh o mesmo que me perguntar se eu pago promessa subindo de joelhos as escadarias de uma igreja... Eu certamente direi que não, mas e quantos brasileiros não fazem isso, ne?

    Todo esse meu bla, bla, bla pra dizer que adoro posts sobre diferenças culturais!

    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro Luana e gostei muito dos posts da China :)

      Excluir
  8. Fez bem em tirar dúvidas. Não gosto quando a mídia expõe algo e coloca como se acontecesse em todo lugar do país.Nada melhor do que ir direto à fonte.Parabéns :)!

    ResponderExcluir
  9. Eu nao sou muito curiosa nao rsrs acho que nao.....Massobre culturas eu curto saber mais, como vc.
    Menina esse lance de cabelo aff...
    Legal vc ir alem e saber que nao é bemmmm assim.
    O mesmo acontece no Brasil, o povo acha que todo mundo al é moreno, tem bundao, e é a rainha do samba, já passei vergonha por nao saber e nem gostar de samba rsrs
    Meu amor esse comentario é tb um agradecimento, por sua presenca e carinho no meu blog, nos vemos na volta tá? obg bjao

    ResponderExcluir
  10. Lorna, a gente ve tanta coisa pela TV que muitas vezes nos deixamos levar e tratamos como geral... confesso que muitas das coisas que vejo pela TV nao me atraem muito a cultura indiana. Aqui em Orlando, tem muitos indianos e eles realmente cheiram curry!!!!!! Nao gosto nao! Mas e bom saber que nem todos comem cabelo ou tem costumes estranhos... bjssss

    ResponderExcluir
  11. Ai Lorna desculpa mas to tento um surto se eu nao perguntar o que você falou acima...
    Pls me explica esse lance que a higiene dos americanos sao diferentes?
    Se for algo assim impublicável, me manda por email: eazzem@gmail.com
    ai... juro q me deu medinho... rs
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Érica, por exemplo, a regra aqui é tomar banho 1 vez ao dia. Normalmente eles tomam pela manhã e pronto. Resultado, vão dormir sujos! Escova-se o dente 2X/dia, meter a mão para comer as coisas, com mão suja...inhecati! Adolescente não toma banho todo dia, criança lava a cabeça 1 vez/semana, essas coisas estranhas... :). Que eu saiba não tem nada impublicável não. Outra coisa, o Jeito de lavar prato na pia, embora economize água, é nojento para os meus conceitos brasileiros :)

      Excluir
  12. Desde 2010 estou na India, especificamente em Mumbai. O choque cultural é forte. Forte também é "Subaqueira, caatinga, cecê", independente do poder aquisitivo. Não é Curry! A higiene deles, difere bastante da nossa, brasileiros. São de uma curiosidade e indiscrição inacreditáveis. É necessário manter uma distância formal e, por muitas vezes, é preciso falar com energia. Mas, é claro, existem indianos de todo o tipo e, por vezes, sou surpreendido. São prestativos, bem humorados, bagunceiros e donos de uma "indiferença" marcante. Mas, não os vejo donos dessa religiosidade toda.
    A India é uma colcha de retalhos gigante costurada na marra. As diversas etnias estão reunidas, mas,não totalmente unidas. A Hindi foi instutuída como a língua "nacional", pois, cada estado tem a sua própria.
    Eu tenho visto muita coisa aki. Mumbai é uma mega city onde pode-se ver tradições e rituais de praticamente todas as etnias.
    É um país para ser visitado mediante meticuloso plano de viagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Anônimo pelo onto de vista de quem olha de dentro da cultura :)

      Excluir
  13. A India so tem homem mentiroso e falsos......parem de mentir..menina...os seus amigos sabem muito bem o que acontece sim na índia..mais tem vergonha de dizer..e poque são falsos também.Acredete povo mentiroso e falso estão ali!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, nunca fui na Índia e só conheço esse casal de Indianos. No entanto, acho complicado generalizar dizendo que todo indiano é mentiroso. Quanto aos meus amigos, não acho que eles têm vergonha de dizer, na verdade, eles são bem sinceros, inclusive sobre temas "polêmicos" como aqueles estupros que aconteceram recentemente e foram manchete pelo mundo afora. Eu imagino que a sua experiência tenha sido ruim, sinto muito por isso.

      Excluir
    2. Lorna, o Anonimo acima tem razão. Tenho vários amigos indianos e eles mentem quando perguntados sobre a realidade do país por uma razão simples: vergonha. O país é horrível, os problemas citados não são exceção, são disseminados, e a cultura local é realmente complicada. Mais informações, de uma brasileira que mora lá: Blog India Gestão.

      Excluir
  14. Olá
    Lorna,

    Sou sua conterrânea

    Tenho um amigo indiano que converso online frequentemente e ele me diz que odeia a índia por causa da politica corrupta, garotas indianas mentirosas, ele me diz que não gosta de mentira...agora aos criticos decidam-se se o indiano é mentiroso, porque ele está concordando com a critica, e agora ele é mentiroso? porque vou te dizer viu todas as brasileiras residentes no Brasil só sabem dizer que os indianos são mentirosos e golpistas generalizando, isso sim acho absurdo porque em todo mundo existe pessoas boas e ruins. Depois que conheci esse amigo passei ter curiosidade sobre cultura indiana e simplesmente me aprofundei sobre o assunto e hoje tenho minha própria conclusão e não é bem assim como todas dizem, existe sim casamentos felizes de brasileiras com indianos, existe sim indianos honestos,sérios, alegres,trabalhadores, estudiosos,atenciosos,charmosos,bonitos,apaixonados,etc..aqui descrevo apenas qualidades porque de criticas a internet está cheia.

    Para quem não acredita, abaixo segue link de casamentos felizes com brasileiras e indianos "sem divórcios" como as criticas e mal informadas dizem indianos casam com brasileiras para dar golpe do visto (kkkkkk) que golpe mal informadas? para indianos ter visto permanente precisa estar casado no minimo 5 anos no Brasil como que eles casam e pedem divórcio? só se for para ficar ilegal!!! pelo amor de Deus viu, essa mulherada está desacreditada do amor, algumas experiências mal sucedida generaliza todos indianos coitados...claro que se qualquer pessoa do mundo todo pedir dinheiro, besta é quem dá!

    https://www.youtube.com/watch?v=sBsCRwhssD8

    https://www.youtube.com/watch?v=52Y0zyH4WYQ

    https://www.youtube.com/watch?v=gF1fVFtdj0U

    abraços querida e diga a seus amigos indianos "Saudações"

    ResponderExcluir

O que você acha disso?