Páginas

12/06/2012

O TOEFL e a Visita a Universidade

Do TOEFL:
Bom, a prova não tem mistério. Você vai precisar pegar livros sobre o assunto e estudar. Fazer um curso preparatório pode ser interessante também.

Como eu fiz:
Eu fiz um curso preparatório de 2 meses na universidade do Alabama. O curso foi essencial para eu aprender a manha do teste. Fiz todos as questões que a professora passou e participei bastante da aula. Peguei outros livros na biblioteca e fiz o máximo de questões que consegui.

Das dificuldades:
Para mim a parte mais difícil foi  o "speaking". Ter de "conversar" com ninguém foi estranho. Fora que tem aquele relógio na tela que me deixou bem tensa. O "writing" também é meio chato, acho pouco tempo para fazer tanta coisa. Fora isso, as vezes foi complicado prestar atenção ao teste com outras pessoas fazendo outros testes e falando no mesmo ambiente. Mas é assim que o teste é aplicado em qualquer lugar do mundo.

Das facilidades:
O "listening" é bem tranquilo e o "reading" também. A chave aqui é praticar mesmo.

Bom, o teste não é difícil, mas tem de praticar. Lembre de fazer simulações do teste antes  da prova. É bem importante para você dividir seu tempo e entender o cansaço que vai vivenciar. Para minimizar a falta de tempo nas redações, eu meio que criei um modelo (frases para a intrudução, para a conclusão etc), dessa forma eu não perdi tempo com frases-chave. Para treinar o speaking, eu coloquei o fone de ouvido, deixei a TV ligada, ouvia e respondia as questões (para simular o dia da prova).

Para se inscrever na prova: www.toefl.org
Livro que usei no curso:Longman Preparation Course for the TOEFL iBT Student Book with CD-ROM and Answer Key 

Da visita:

Tem algo comum que acontece por essas bandas e que é bem diferente na terrinha. Aqui, quando você vai se candidatar a uma vaga numa universidade existe a possibilidade de antes de se inscrever para a vaga (pelo menos a de mestrado e doutorado), conhecer a faculdade. Esses dias eu fui na "Open House" de um curso e achei super interessante.

Sim e o que é isso mesmo? Bom, esse evento é patrocinado pelo curso e quem estava a frente foi a funcionária responsável pela seleção dos alunos, Julie. Veja bem, o recrutamento é parte essencial de qualquer boa seleção, então ter alguém para cuidar desse setor é fundamental.  Uma coisa que me chamou atenção foi Julie se apresentar assim, pelo primeiro nome, algo que não é muito comum por essas bandas, mas a idéia é deixar o ambiente familiar. Aí, tinha uma mesa oval enorme, cada lugar com uma pastinha contendo a cópia da apresentação em powerpoint que ela fez, além de panfletos sobre a cidade maravilhosa de B'ham (hai-ai) e sobre o programa. Claro, uma lista com os melhores cursos também (porque americano adora lista das melhores tudo). Antes dela começar a apresentação, os possíveis candidatos (sim, porque a galera estava lá para saber se valeria a pena se candidatar e também se mostrar) fazem uma apresentação rápida. Eu era a única estrangeira e quando falei que trabalhava coma Dr. Scarinci, Julie achou o máximo e comentou com a professora que também estava presente e que é a chefe das admissões. Ponto pra mim! Daí, a professora começou a falar dos materias necessários para se candidatar, falou um pouquinho do curso e foi embora. Julie prosseguiu com a apresentação, explicando o que o profissional da área faz (oi? A pessoa chega até lá sem saber o básico? Acredite, tinha gente perdida por lá), qual a média salarial, depois fala do curso, das aulas. Tinha um aluno de doutorado presente que acabou falando um pouco da maravilhosa experiência dele como aluno (sim, sei!). Depois disso, ela repetiu o que seria necessário para aplicar e foi falar de B'ham. Gente, foi tanta coisa boa sobre a cidade que por 10 minutos eu pensei que estava em outro lugar. Pronto, ela vendeu o peixe dela. Depois abriu para perguntas e foi uma mais ridícula que a  outra. Acabou com ela dizendo que a gente poderia entrar em contato para tirar dúvidas e ela lembrou que havia alguns snacks numa mesa próxima e que era para a gente. Ninguém foi lá conferir e todo mundo começou a se levantar para ir embora.

Eu tinha algumas dúvidas por ser aluna internacional, juro que iria mandar um email perguntando, mas era sexta de tardinha e eu precisava saber já. Queria confirmar algumas coisas e entender o que eu teria que fazer. E fui até Julie dizendo que eu tinha algumas dúvidas, mas não queria chatear os outros porque são dúvidas relacionadas a alunos internacionais. Os outros possíveis candidatos viraram estátuas, ficaram de pé, na frente da porta, esperando eu terminar a conversa. Achei esquisitíssimo, como se eu estivesse tentando ganhar pontos extras. As perguntas foram em relação a documentação, pagamento, meu mestrado no Brasil etc. Levou uns 5 minutos e ninguém saiu da sala! Ninguém! Sendo que tinha gente na porta.Tudo bem, eu peguei as informações, ela me deu uns contatos (que eu não entendi porque ela soletrou letra por letra numa velocidade espetacular e tive que me virar para achar a pessoa- eu acho que é mulher, mas como aqui homem e mulher têm o mesmo nome...). Pronto, agora vou escrever um email para a Julie agradecendo, porque  isso é ser política e educada, além de ser bem visto. Então tá, eu faço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha disso?