Páginas

14/06/2012

Do Machismo baiano

Em homenagem a minha linda irmã, Samira.
CAUSO 1:
Bom, eu tomei um susto quando estava combinando uma saída com minha amiga e ela me solta "o D. não vai poder ir". Ela namora o D. há 10 anos. Eu pensei com meus botões: e eu lá chamei ele? Mas saiu "mas é só para a gente mesmo" (soltei uma risadinha irônica, porque eu não sou de ferro!). E ela: mas seu marido vai ficar sozinho? No que eu respondi: Oxe, ele não vai não...é um programa nosso. E ela: mas você é casada! Pode sair sozinha?

OI?
Conto até 10...respiro

Respondo: CLARO!

Fiquei pensando qual a idéia que ela fez de mim. Mas né, quem liga?

CAUSO 2:
Eu estava no interior e lá, eu sou solicitada (não pelo meu marido, diga-se de passagem) para fazer o prato do marido, para aprender a cozinhar para ele (veja bem, para ELE!), para eu separar a roupa dele, para eu definir  a hora do banho dele etc. OI? E não adianta eu dizer que quem cozinha é ele (e quando eu argumentei isso, ainda ouvi: você não faz nada em casa? É de doer viu!), embora seja uma mentira, porque eu que cozinho e ele vai na cozinha em dias especiais. Eu fico imaginando, o quanto que o pessoal lá deve ter dó do meu esposo, porque casou com uma mulher que não sabe nem cozinhar, rá!

Bom, o que tenho a dizer em minha defesa é que meu marido não foi enganado, namoramos 5 anos e ele sabia exatamente com quem estava lidando. E outra, é uma esposa ou empregada que ele quer? Me irrita esse pensamento de achar que em pleno ano de 2012, o lugar da mulher é...na cozinha e não porque ele quer, mas porque tem de ser assim. Gente, um casal não é para um cuidar do outro? Por que que meu esposo não pode me servir? (Uma vez, uma pessoa do interior chamou a minha atenção porque meu esposo estava me servindo, acredite!). E ó, eu passo as roupas dele, limpo a casa, cozinho e tudo o mais, mas só porque fico mais tempo em  casa e não tem nenhum sentido ele trabalhar 12 horas e voltar para faxinar a casa, sendo que eu passei o dia de bobeira. (Vocês imaginam a minha alegria em saber que essa tarefas serão divididas meio a meio em julho porque ficarei menos em casa?)

E, ainda como minha defesa, eu digo, na minha família (e aqui não só a  nuclear), mulher é muito bem tratada. E tem de ser mesmo. Tá todo mundo cansado, mas bateu a fome? Ou vai todo mundo para a cozinha preparar algo (todo mundo com a mão na massa, literalmente) ou a opção é pedir um delivery. Não tem isso de Amélia ir sozinha cozinhar para a família não. Na minha casa, muitas vezes meu pai ficava responsável pelo rango, enquanto minha mãe colocava as roupas para lavar, ajeitava as contas. Enfim, eu acho que cada casal faz do melhor jeito possível, mas o melhor jeito para mim não é ficar enterrada nas atividades domésticas, que eu odeio, por sinal ;).

Eu fico imaginando esse choque na cabeça do meu esposo (que repito, não foi enganado!). Da realidade que ele viveu para a realidade que ele vive. Mas é bom mudar né? E eu também fico imaginando quando a gente unir essas duas visões divergentes, formar a nossa e passar para os filhos. Uma coisa já está meio que pré-estabelicida: ele vai para a cozinha e eu limpar a casa. Porque eu lavo 5 banheiros, mas não faço o almoço e ele detesta limpar, então combinado né?

Ps: ganhamos uma panela de pressão da mãe do marido. Veja bem, ganhamos! Inclusive, ele que foi bater perna coma  mãe para procurar a bendita panela (porque tinha que ser uma boazona né?), enquanto eu fofocava com uma amiga e comia torta de brownie com avelã (saudade!). Logo, a estreia da panela foi por minha conta e claro que usei uma receita da Paneletarapia, uma carne louca que foi sensação com marido.

13 comentários:

  1. Lorna,

    O Brasil ainda tem essa mentalidade que homem casa com uma mulher pq quer uma esposa, mas a esposa que casa com um cara vai acabar tendo que criar um filho que ela não pariu.Aqui em casa a gente se ajuda.Não tem essa do Mateus ficar de frente pra TV e eu me matando de fazer tudo sozinha não. A casa é dos dois, então pq um tem que fazer tudo sozinho?

    Agora, quando ele trabalhava 80hrs por semana, era diferente!Seria irreal esperar que ele viesse pra casa e ainda fosse me ajudar.

    O problema maior é que no BR é ensinado que o homem can get away with everything b/c he's a man e que a mulher tem que dar conta de tudo, pq se não, não é uma boa esposa. Ridículo!

    Mamãe que cria filho reizinho não pode esperar que a nora o trate da mesma maneira.Afinal, mulher não é mãe.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Vamos por partes:
    Tomei um susto durante a leitura porque interpretei que o D. tinha 10 anos de idade! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Aqui em casa a coisa também é repartida, você viu, e é de boa vontade! Que Deus o conserve assim!!! hehehe

    Você e Leo se completam, isso é maravilhoso! O mais legal é que, quando chegar a fase 3 desse relacionamento, a turma da cozinha fará a mamadeira e a turma da limpeza trocará as fraldas! Tudo certo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô, aí você me quebra! Eu prefiro fazer o gagau que limpar fralda suja.

      Se é de boa vontade que Leo faz as coisas, eu não sei e nem quero saber, se tiver pronto eu estou feliz. Na verdade, eu também não limpo as coisas de boa vontade, limpo porque tem de limpar...

      Ps: corrigir o texto para ninguém achar que minha amiga é pedófila, já basta ser machista né?

      Excluir
  3. presente de Deus é um marido que sabe cozinhar tirei a sorte grande nao oh, e odioooo que nem diz minha irma lavar banheiro entao fazemos assim eu cozinho e muito bem e ele, bem ele paga a secretária rsrsrsrs.... e o povo lá em ksa ainda sim fala de mim rsrsrsrs tamu junto e misturado e o povo nem é baiano viu rsrsrsrs bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mike, eu não quero ser metida nào, mas meu marido é ótimo: trabalhador, estudioso, gosta de cozinhar, entende de informátic etc. Eu não queria dizer que era o pessoal do Brasil para não criar polêmica.

      Excluir
  4. Lorna, meu marido, baianinho da gema, me ajuda em tudo aqui em casa...e olha que moramos no interiorzão...acredito que a mentalidade está mudando, mas beeeeeem lentamente mesmo...as pessoas (principalmente as mães idosas) acham que precisamos ser empregadas de marido...aí não dá. Beijocas!

    http://diariodasuu.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achava que vocês moravam em Conquista, porque se for, nem é interiorzão, oxe. Meu marido ama tanto Conquista que já disse que se a gente voltar para a Bahia, certeza que a gente vai morar lá. Bom que seu marido é assim,deve ser muito ruim fazer tudo em casa e fora dela!

      Excluir
    2. Mas moramossss.......é interiozão sim, menina!kkk...venha mesmo, já pensou ????? Conquista é ótima pra morar, a cidade é bonita e boa de morar...:) beijos

      Excluir
  5. Oi, Lorna!
    Fiquei pensando se comentaria, porque esse machismo da nossa terra (e do Brasil em geral) me tira do sério e aí meu comentário poderia sair meio rabugento, sabe?! Agora, pense que a família do meu noivo é machista de doer e ficam todos vendo que eu peço (sem direito a negativa) para ele fazer meu prato, fazer minha comida quando tenho preguiça, que não cato as bagunças dele pela casa e, pior, que casaremos e iremos morar em casas diferentes porque eu preciso do meu espaço. rsrsrs Sua amiga representa a maioria das mulheres baianas que conheço, que sempre têm uma justificativazinha para legitimar esse machismo sem vergonha. Aposto como o namo dela sai sozinho com os camaradas porque é natural do homem, né. rsrs Bom que você veio matar saudade de SSA.

    Naiara (Salvador-BA).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naiara, você acertou em cheio! Ele sai sozinho sim, mas ela, só sae com a mãe, a família ou comigo, porque ele confia em mim (vai saber o que isso significa...)

      Excluir
  6. Por aqui tb é tudo bem dividido, eu cozinho ele lava, eu aspiro ele passa o pano, eu amo essa divisao ninguem se sobrecarrega e tudo é feito até mais rapido.
    Quando os dois tao na preuica ai deixamos o mundo cair e dormimos sem neuras.
    Mas aqui estranham muito que eu sirva meu marido, em jantares familiares por exemplo, mas eu sirvo acho bacana, ele tb me serve e ninguem diz nada, acham normal.
    bjs Lornita desculpas pela demora em vim te visitar, mas enfim eu vi boa semana queridona. bjs

    ResponderExcluir
  7. Sociedade do cacau de ilhéus, que ano é hoje?
    AFF eu é que fico perplexa que ainda tem [muito] ranço de machismo no mundo. Prefiro ser solteira para sempre do que ter que virar empregada de coronézinho criado com nescau.
    Bjs!
    Lu

    ResponderExcluir

O que você acha disso?