Páginas

10/01/2012

Roll Tide*

*Grito de guerra do time do time de futebol americano do Alabama!


O elefante é o mascote
Ontem foi a final do futebol americano universitário. Isso, em plena segunda-feira. E deixa eu te falar, o pessoal do Alabama é alucinado pelo futebol universitário. Aqui todo mundo torce para um time e diferente da maioria dos estados, aqui existem 2 times muito fortes, o da universidade do Alabama e o da universidade de Auborn. Eu não entendo nada de futebol americano (ou de qualquer tipo de futebol) e até já tentei assistir o jogo, mas acho chato, mas sei que os dois times são muito fortes no país. Ano passado quem ganhou o campeonato nacional foi o Auborn, esse ano o Alabama.

Uma coisa que eu nunca tinha entendido é porque cargas d'água o americano gosta tanto do campeonato universitário (os jogos são transmitidos pela TV, sai nos jornais, o público que comparece aos estádios é enorme, uma febre! Inclusive o ticket para final estava sendo vendido por $1000- parece que aqui tem cambista também) e recebi uma boa resposta de um americano: "eu prefiro o futebol universitário porque não tem dinheiro envolvido, os jogadores jogam pela camisa, com amor e o jogo fica muito mais bonito. Outra coisa é que no futebol profissional há um equilíbrio muito grande, todo mundo é bom e no universitário a gente se emociona mais". Então tá!

Um fator que deve ser levado em consideração é o respeito com os torcedores do outro time. Sim, tem aquele "abusamento" clássico entre os times, bandeira nos carros e tal, mas nada demasiadamente chato/insuportável/desrespeitoso como a gente vê no Brasil (torcedor do time X, matando torcedor do time Y, vê aí que absurdo). Ontem o Alabama ganhou e não teve gritaria aqui (claro que lá na UAB o mundo deve ter caído com tanta comemoração). Tá, tem gente que perde a linha, haja visto o cidadão que envenenou a árvore símbolo da universidade de Auborn no ano passado, mas a  forma deles ficarem felizes é muito mais saudável, né não?

Até eu ir embora daqui, vou aprender um pouquinho de futebol e escolher um time para torcer (admito que sinto mais simpatia pelo time de Nova Orleans, que acabou ficando em segundo lugar esse ano), só não sei se consigo assistir um jogo inteiro e principalmente, se consigo ver os jogadores caindo um por cima do outro (acho tenso!). Por enquanto, vou colocar minha camisa do Alabama (eu também tenho uma da LSU, ou seja, qualquer que fosse o resultado, eu teria uma camisa "comemorativa") e vou malhar,  Roll Tide!!!!!!

10 comentários:

  1. O pessoal critica os brasileiros ficarem copiando as coisas de outras nações, mas até que não seria uma má idea valorizar o nosso futebol ( soccer ) universitário aqui. A explicação que o america te deu explica perfeitamente porque não seria uma má ideia.

    Sobre o banner ao lado, sei lá, mais eu acho meio dificil fazer as pessoas entenderem que falamos português. Tenho 'amigos' online de várias parte da europa, alguns que eu converso a mais de 4 anos e sempre falo que eu falo português, e mesmo assim quando eles querem fazer um agrado soltam um 'buenas noches' ou qualquer outra coisa em espanhol. Sério mesmo, tem um holandês que eu converso com ele a mais de 4 anos e até hoje ele não aprendeu que eu falo português e não sei falar espanhol.

    ResponderExcluir
  2. Eu sei que é difícil para algumas pessoas saberem a língua falada no Brasil, mas a idéia é essa mesmo, deixar claro que não é espanhol nem brasileiro ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi Lorna,

    de tanto o marido assistir e tentar me explicar, já aprendi o significado do touchdown e que a distancia de 10 jardas é o objetivo até conseguir as próximas 10 jardas, mais que isso ainda nao aprendi. Apesar do marido ser alemao ele adora o futebol americano.
    Bjs e boa semana

    ResponderExcluir
  4. Lorna, esse comentário não tem nada a ver com o post, vc pode deletá-lo caso queira, mas só passei para agradecer o seu recadinho no último post.Vc foi uma das poucas pessoas que realmente entendeu o que quis dizer!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Eu não entendo qual é a graça de um monte de machos se agarrarem por uma bola. Sério.
    Uma coisa que eu amo de assistir é volley.

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto MUITO de futebol, mas odeio discutir com torcedor adversário. Nem perco o meu tempo, apesar de em 99% das vezes, eu ter razão.

    Futebol universítário não colaria aqui no Brasil NUNCA. Até onde sei, para ser um bom jogador, o pré-requisito é justamente ter fugido da escola....

    ResponderExcluir
  7. Oi Lorna eu tb nao sei pra onde vai esse esporte + queria entender quando vc aprender ensina ai pra gente... eu adorei o banner ai do lado aqui na Colombia tds acham que eu falo brasiliero morro explicando que é português um dia eles aprendem aff ... posso te ensinar o básico pra fazer video que é o que eu já sei :), agora tô fazendo um pros nossos 7 anos de casados e 9 anos juntos uma delicia e um passa tempo rsrsrsr... vc tem o Movie Maker ?? bjs e feliz semana !!!

    ResponderExcluir
  8. Thais, eu adoro volei! O problema no futebol americano, pra mim, é a violência mesmo, eu fico tensa.

    Ronei, ahahaha, você não deixa passar nada hein? :)

    Mike, eu tenho sim, mas antes de você me ajudar, deixa eu terminar minha prova, depois terei cabeça e juízo para outra coisa :)

    ResponderExcluir
  9. Moro aqui no Brasil, mas passei a assistir e a acompanhar o futebol americano (tanto NCAA quanto NFL) e ouvi falar que a torcida de Alabama e fanatica, e o estadio do time cabe 102.000 pessoas(!!) e que rivalidade entre Auburn e Alabama e uma das mais fortes de todos os esportes nos EUA. Essa rivalidade e tao intensa por ai??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menin@, o futebol universitarioa aqui eh coisa serissima mesmo. Cada um tem seu time e a cidade para quando os times estao em campo. Nao sei se o estadio eh grande assim mesmo, mas a rivalidade entre os times alabamenses eh enorme mesmo. mas claro que nada comparado aos comportamentos extremos dos torcedores brasileiros que matam, batem e fazem coisa do tipo com o torcedor do time adversario.

      Excluir

O que você acha disso?