Páginas

23/01/2012

O caso Paula Deen



Vocês sabem quem é essa pessoa? Eu não sabia até mudar pra cá. Bom, aqui no Sudeste ela é uma sumidade. Hoje ela tem um programa de TV no canal de comida, tem restaurante, 5 livros publicados de receitas e um montão de coisas, mas anos atrás, o marido saiu de casa e a deixou com apenas $200, ela teve que fazer sanduiche e os filhos vendiam para sustentar a casa. Enfim, uma história típica do American Dream. Hoje em dia ela assina linha de panelas, facas, utensílios para cozinha. Uma estrela da culinária do Sudeste americano. A galera aqui adora a moça, do tipo de falar com a boca cheia "essa receita é de Paula Deen".

Bom, com o "engordamento" da população americana, principalmente do pessoal do sudeste (ela é da Georgia) ela tem recebido críticas duras devido aos conteúdos de suas receitas. Pense aí que por aqui é tradicional a comida frita com bastante sal, tudo que o corpo humano não deve ingerir  e que gera toda aquela lista de doença como diabetes tipos II. Ela é super simpática e vende bem esse estilo nada saudável de comer. Aí né, uns dias atrás descobriu-se que a criatura tem diabetes tipo II há 3 anos. 3 anos! Gente, a mídia está caindo de pau em cima dela, mas principalmente as associações de pessoas com diabetes. Porque né, a pessoa tem a doença que está relacionada a uma dieta, digamos, ruim (tipo essas receitas que ela ensina), mais comum em pessoas acima do peso (ela é do tipo cheinha) adulta e continua vendendo as receitas de forma alegre e contente  como se não houvesse amanhã. Aí, passa a imagem que se a Paula Deen come essas coisas e está super bem, ninguém vai ter nada ruim na saúde. Será?

6 comentários:

  1. Aí ela fala: :Eu sempre falo para comerem minhas receitas com moderaçao"! hehehe
    Só q acho q ela tb n comeu as receitas dela com moderaçao, né?
    Ela tb é muito famosa aqui, no nordeste. :)

    ResponderExcluir
  2. Lorna, as vezes a mídia faz de uma gota d'água uma tempestade. Mas, no caso da Paula Deen eu acho que as críticas são válidas. Diabetes do tipo 2 como todos sabem é uma epidemia na maioria dos países ocidentais não somente associado ao fator hereditário mas, aos habitos alimentares como vc citou.
    Eu trabalhei anos com pacientes diabéticos, pessoas com pé diabético que tiveram amputações múltiplas, pessoas que eram super zelosas com a saúde e outras que não tinham zelo nenhum pq se sentiam "super bem". Aqui nos EUA o comportamento do paciente diabético não é diferente. Diante de tudo isso uma figura pública portadora de diabetes vende um estilo de vida nada saudável é de se esperar que falem mal dela mesmo.
    Eu não acredito que ela tenha obrigação de advogar pela causa.Porém, como alguém com poder de influenciar opiniões ela seria de grande ajuda para associações de diabéticos e médicos que tentam com muito sacrifício alertar a população sobre os perigos da diabetes e a importância do tratamento que não inclui a comfy food da sra. Paula Deen.
    Beijos,
    Pipa.

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido falar da Paula Deen... Nao sabia dessa historia nao... bjss

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho uma receita de bolo de chocolate da Paula Deen que é um sucesso. Mas bem pesado mesmo. Fiz duas fezes somente.
    Achei uma hipocrisia danada essa história. Concordo com as críticas. Olha só o que dá viver comendo essas coisas que ela come e ensina todo mundo comer. Acho que ela devia ter a humildade de reconhecer o erro e agora, começar a ensinar receitas saudáveis e para pessoas que têm a mesma doença que ela.
    O fim da picada é que tudo vai continuar do mesmo jeito, ela doente ensinando como ficar doente...
    Aff

    ResponderExcluir
  5. Ouvi falar que essa regiao dos EUA e chamada de "Stroke Belt", por conta da maior ocorrencia de casos de derrame, infarto e diabetes no Sul, possivelmente relacionados com esse tipo de comida que, odeio admitir, mas parece muito boa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo, nunca tinha ouvido essa expressao, mas vou adotar!
      Muita coisa eh boa mesmo, mas tem muita coisa ruim. Agora se voce gosta de pimenta, quase tudo voce vai gostar :)

      Excluir

O que você acha disso?