Páginas

10/08/2011

Lei anti-imigração (HB56)


Sim, a lei anti-imigração foi aprovada no Alabama e vem causando um bafafá daqueles. A Lei que já está em vigor a mais tempo no Arizona foi colocada em prática aqui, mas por enquanto, está meio que café com leite já que devido aos desastres ocasionados pelo tornado de 27 de abril, tem muita cidade tentando se reerguer e isso significa a necessidade de mão de obra, leia-se dos mexicanos (ó, aqui não é preconceito meu não viu, foi o que eu ouvi das "otoridades").

Essa lei permite que os policiais peçam documentos para qualquer pessoa diante de qualquer suspeita de que ela esteja ilegal no país. Empresas e escolas têm de se certificar que seus empregados e alunos estejam legais. Essa lei também obriga que quando a  igreja for doar alimentos ou qualquer outra coisa, exija a documentação da pessoa (e se for ilegal, "perdeu 'pleiboi'!") e para "melhorar", trata como criminoso quem, de alguma forma, ajudar um imigrante ilegal.

Sabe-se que a maioria dos imigrantes ilegais daqui (embora muita coisa se aplique para o país inteiro, só posso falar do Alabama) vêem da América Central e principalmente do México (que é América do Norte, né), então, diante disto, a suspeita dos policiais será baseada na cor da pele, na estatura, no típico físico das pessoas. E como é o nome disso, minha gente? Como? Como?

Essa lei mexeu com a  Igreja, com a religião... Bom, o que se tem  discutido por aqui é que a lei é contra a igreja católica (tendo em vista que esses imigrantes, em sua maioria, são católicos) e que iria afastar muito fiéis. Algumas igrejas se uniram (Católica, Episcopal e Metodista) e entraram na justiça contra a lei. Eles dizem que a lei vai de encontro com a liberdade das igrejas e principalmente contra o cristianismo. Vai acabar com o espírito do bom samaritano, aquela questão de ajudar o próximo (que é levado muitíssimo a sério aqui), de ser voluntário vai definhar. E assim né, vai de encontro com os textos bíblicos (Mateus 25: 31-46).

Adicione a isso a questão de que se um cidadão comum deixar um imigrante ilegal dormir na sua casa ou der uma carona e a  policia pegar, a pessoa que ajudou o imigrante é enquandrado também. Ou seja, se eu for dar uma carona para um amigo, preciso perguntar se ele é legal ou não e se for ilegal, tenho que chamar a policia. #holocaustofeellings.

O pior de tudo é que essa lei é ilegal. Sim, exatamente, essa lei é ilegal! Na constituição do Alabama (aqui todo estado tem a sua própria), artigo I, secção 30 diz "immigration shall be encouraged" e na secção 34 "Foreingner who are, or may hereafter become bone fide residents of this state, shall enjoy the same right in respect to the possession, enjoyment, and inheritance of property, as native born citizens". Eu sei que a palavra resident aí em cima pode dar margem para interpretações, mas nada fala que é preciso ter um documento na mão.

Os alabamenses ainda estão discutindo as péssimas condições que fazem essas pessoas sairem de seus países e virem pra cá. A dificuldade que é viver ilegal aqui, escondido, com medo e a dificuldade e normalmente impossibilidade de resolver a situação e passar de ilegal para legal. Levantaram questões de ilegais que voltam para seus países e deixam seus filhos americanos, pois esses terão melhores condições de vida. O constrangimento que americanos descedentes de hispânicos vão passar por serem parados por policiais para mostrar seus documentos. Uma outra discussão é sobre a legalização de pessoas que chegaram ilegais quando crianças e que se formaram aqui nos EUA e querem se legalizar.

E o estado? Acha um absurdo as pessoas questionarem o governo (juro!), eles estão dando declarações do tipo "nós sabemos o que é melhor e ponto". Olha só, o presidente, independente de sua populuradidade, é um símbolo dos EUA, como a bandeira e a águia. De forma geral, as pessoas não questinam o que o presidente faz, só confiam e acham certo (juro que eles acreditam que o Bush não sabia da não existencia das bombas e por isso começou essa última guerra- um PS grande: não são TODOS os americanos né minha gente!). E sabe qual a resposta dos alabamenses? Como não foi algo definido pelo governo federal, vamos questionar sim senhor!

16 países da América Latina (dentre eles o Brasil e o México) rejeitaram essa lei do Alabama e entraram com uma ação. O que esses países querem é uma lei federal e não 50 leis diferentes (são 50 estados aqui). Os americanos também acham que a imigração é uma questão que deve ser tratada pelo governo federal. Na Georgia, essa lei também foi colocada em prática, porém foi modificada (ninguém precisa delatar o imigrante e a policia não pode para ninguém e  nem solicitar os documentos para saber se é imigrante legal).

Tem um monte de gente cobrando uma posição do Obama sobre o assunto, vamos vê né?

Imagem: google


Fontes: The Birmingham News 24/07/11 até 07/08/11
             http://www.rtp.pt/noticias/?t=Lei-anti-imigracao-entra-em-vigor-na-Georgia-sem-clausulas-mais-polemicas.rtp&article=456682&visual=3& layout=10&tm=7
             http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,lei-anti-imigracao-gera-protestos-nos-eua,545692,0.htm
             http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5282225-EI8140,00 Mexico+lidera+rejeicao+contra+lei+antiimigrante+do+Alabama.html
             http://www.comunidadenews.com/local/juiz-federal-bloqueia-partes-de-lei-anti-imigrante-7372
             http://blog.al.com/spotnews/2011/06/anti-immigration_law_march_in.html



4 comentários:

  1. Essa palavra ´´imigrante´´ é como uma faca de dois gumes, muito complexo eu passei a pensar mais no assunto imigracao depois que me tornei uma, e de verdade é um tema muito complexo, falar de preconceito nessa area é chover no molhado...mas sobre o seu texto aqui na Noruega as coisas caminham para o mesmo lado que ai...depois do atentado em Oslo que um nativo filho do país matou uma porrada de gente por ´´preconceito´´ a estrangeiros, ainda bem que por ai nao ta no nivel de violencia, eu sempre acho que sobre assunto eu preciso me esclarecer mais sabe? gostei do topico bom saber sobre imigracao por ai...Eu acho que a ilegalidade é humilhante, as pessoas já ´´fogem ´´de seus países meio que em busca de sobrevivencia mas se ele está ilegal? vira lixo...e se o governo deixar ?o país vira lixo...por que a ilegalidade tem tb a bandidagem..se o governo é radical? ai surge os conflitos...enfim sao tantos ....SE....SE...SE... que elvolvem essa questao que as vezes é melhor ficar calado pra nao dizer besteira...Eu vivo como estrageira LEGAL na Noruega e lhe digo NAO é facil se vc está legalmente imagina ilegal...mas os cidadao ter leis impostas sem poder de escolha tb é voltar aos primatas...e vc ser culpado por dá carona para um ilegal sem saber...tb muito complicado...posso falar o dia todo aqui nao vou ter um equilibrio na resposta do que é certo ou errado a se fazer minha amiga....EU DESEJO apenas que você, sua familia, e amigos e todas as pessoas de bem que vivem ai ( sendo elas de que país forem) fiquem bem.

    ResponderExcluir
  2. Vc acha que na crise financeira, Obama vai se importar com os imigrantes? Vou esperar... sentada.
    Infelizmente, a imigraçao sempre será um problema em qualquer país. E infelizmente também, os corretos pagam pelas excessões.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de complementar umas informacoes a lei federal sempre existiu mas somente agora esta sendo executada pelos Estados em forma de lei. Realmente e polemica no ponto de vista social, na minha opiniao a situacao bem delicada seria o caso dos pais ilegais com filhos americanos, realmente a situacao desses devem ser estudada a parte pois os filhos sao americanos e querem ter o direito de viver tranquilamente com os seus pais documentados. bjs

    ResponderExcluir
  4. Olhe, falei sobre isso quando começou a avaler no Arizona. É um grave problema. Eu não concordo com vários aspectos dessa lei, mas tb não acho certo viver ilegalmente num país. E sinceramente, se outra crise(o que tudo indica) ocorrer por aqui, acho que vão fazer coisa pior com os imigrantes, legais ou não. Ou tu acha que se o desemprego aumentar, os americanos vão gostar de ver um imigrante no lugar deles?!

    ResponderExcluir

O que você acha disso?