Páginas

15/07/2011

o amor do americano pelos EUA.

Se tem uma coisa que eu admiro no americano é o amor que eles têm pelo país. É muito lindo! Tipo, o presidente pode até não ter sido escolha dele, mesmo assim os cidadãos respeitam (isso não significa que não haja crítica né?). O americano respeita muito, muito mesmo seu país, seus símbolos e principalmente as forças armadas. Eles realmente acham que o policial está ali para protejer a população e confiam no trabalho deles. Eu assisto um programa chamado police woman e o discurso das policias são que elas estão ajudando o cidadão e até mesmo a pessoas que está sendo presa (a visão é que ela terá a oportunidade de mudar). Eu acho isso muito interessante, vindo de onde eu vim, policial é sinônimo de medo. Enfim, com o fim dessa guerra (e acredite, muito americano acredita que o Bush realmente não sabia da não existência das bombas, principalmente depois que ele escreveu um livro, já vi americano dizendo que o Bush parece muito sincero - ingenuidade mesmo? ), muitos soldados estão voltando para casa e têm muito vídeo e até programa de TV sobre o assunto. Assisti alguns deles e é muito emocionante! Tá, coloque de lado o fato de que isso nada mais é que o marketing americano, sabe, a instalação da felicidade, depois de uma guerra sem motivo real. Veja apenas aquilo que está na sua frente: uma filha que não vê um pai há mais de um ano, uma mãe que tem 2 filhos no exercito e não sabe se eles estão vivos, uma esposa que deu a luz 2 dias após o esposo soldado ir para o Afeganistão e a criança nunca viu o pai. Olhe somente para as pessoas que estão ali e esqueça a política mundial, afinal antes de países, o mundo é feito de gente e seus sentimentos. Esses vídeos são muito legais, eu chorei pensando nesses reencontros e esses que eu coloquei o link, apesar da música de fundo, dá para escutar as pessoas gritando de emoção ou conversando, mesmo que você não entenda inglês, você vai entender os vídeos.









Ps: A Nani já tinha falado disso mais ou menos 1 ano atrás, mas não deixa de ser algo atual já que a maior "remessa" dos soldados estão chegando agora

9 comentários:

  1. Nossa Lorna, voce foi longe (ateh um ano atras) lendo meu blog? me senti agora haha.

    Eu concordo com voce. Aqui o povo americano tem orgulho de ser americano,ta tem uns que sao egoistas e estupidos a ponto de achar que soh os EUA eh o melhor pais do mundo, mas entendo o que voce quis dizer. Eh a questao de patriotismo. Eles realmente dao valor ao que eles tem e sao. Da doh de ver como o povo no Brasil soh eh patriota quando tem copa do mundo. Isso me deixa p... mas nao vou entrar nesse ponto.

    Acho lindo esses videos de reencontro dos soldadeos com as familias. Conheco meninas que sao casadas com soldados americanos, e olha, eh barra viu, a distancia, o medo, tudo. E quando eles voltam, nem sempre voltam os mesmos. Tudo que eles viveram na guerra muitas vezes pode causar trauma, muitos tem que fazer terapia, tomar remedio pra ansiedade e outras coisas por causa dos traumas vividos.

    Eu tinha mesmo colocado o primeiro video no post que falei sobre isso um ano atras. hehe
    :)

    ResponderExcluir
  2. Lorna,

    Acho estes vídeos lindos e emocionantes demais. Também acho lindo o amor que é até estampado que os americanos sente pelo seu país e o quanto se esforçam e se dedicam pelo mesmo.

    Não importa a época. Se todos vocês mais patriotas no Brasil e lutassem pelo país, a situação seria outra. Infelizmente para muito Brasil é so futebol, uma pena.

    Beijos e Bom Findi!!!

    ResponderExcluir
  3. Gente quanto erro rs. Bom sentem*

    E se todos fossem*. Ai ai isto que dá digitar rápido hehe.

    ResponderExcluir
  4. Nós podemos até achar esses programas bregas, apelativos e tal, mas é inegável que ver a reação da família, quando um parente volta da guerra, é emocionante.

    ResponderExcluir
  5. Realmente as forças amadas aqui é muito respeitada. Tudo é levado muito a sério e os americanos são patriotas,porém tenho que ser sincera,eles não são um povo unido.

    Não querendo desmerecer seu texto ou criticá-lo, vc colocou bem que eles realmente são cegos para certas coisas.Ou eu diria que eles focam tanto no bom que o país tem a oferecer que eles querem mostrar essa visão para o mundo.

    Mas falo algo que vejo na vivência por aqui: Pode até ter amor pelo o país EUA e ter orgulho de ter nascido aqui, mas quando se trata de lidar com o povo da própria nação, a coisa muda de figura.

    Até mesmo os relacionamentos de família são umas coisas assim tão esquisitas que só vendo.Pelo menos é o que eu vejo por aqui, principalmente quando é uma questão de consumo.Tem gente que acha que pq é cliente tem o direito de desmoralizar e deixar vendedor no chão, esquecendo que aquele que o serve e está querendo ajudá-lo é tão cidadão americano quanto ele.

    Digo isso pq todo dia meu marido conta das patadas que leva do povo não só do emprego mas tb dos próprios clientes.Coisas assim que eu fico abismada!!!Só acredito pq é ele que conta!

    Mas é lógico que o americano vai pintar para os outros que ele é tão devoto ao seu país,que dará até a impressão que ele enfrentaria montes e vales pelo seu povo...Não sei como é aí, mas do lado de que cá eu sei bem como é...

    É um povo que tem muito, mas que tem raiva qdo o outro sobe na vida, uma inveja da prosperidade do outro, é uma competição pra ver quem tem o que é mais moderno,é uma falsa amizade que a pessoa mantém para mostrar aos outros o quanto é popular,cuja a finalidade é só se auto-promover.É, não sei se vc já teve a oportunidade de presenciar essas tristezas, mas eu já tive :(!

    ResponderExcluir
  6. Gisley, eu não convivo muito com americano, mas realmente nunca vi nada do que vc falou. Acho todo mundo tão simpático. Por isso entro no seu blog, no da Nani...pq vcs convivem com os americanos todo dia e a visão é completamente outra né? A visão daqui de casa é smepre de um brasileiro.

    ResponderExcluir
  7. Lorna
    Eu também não concordo com um monte de coisas por aqui. Consigo ver abaixo da superfície, coisa que muitos americanos não conseguem. Por exemplo, se eles se intrometem na guerra entre dois países porque, como eles dizem, "Se você ver dois amigos brigando vai tentar apartar", porque então vendem armas para esses amigos?? Paradoxo e hipocrisia. "No entanto" sempre tive ódio do Sadam Hussen porque acho que esses ditadores assassinos têm que morrer assim como Hittler e seja nas mãos de quem for, dos "aliados" (EUA teve um papel primordial) que derrubaram Hittler e a Alemanha ou os EUA que acharam Sadam e ele foi enforcado por um tribunal mundial. Estima-se que Sadam mandou matar mais de 100 mil pessoas contrárias ao seu governo. Esse homem era um perigo para o planeta. Um sociopata armado até os dentes? Se alguém tem armas nucleares, prefiro que sejam os americanos...
    Outro é esse Fidel Castro que também mandou matar muita gente. Enquanto a população vive às margens da pobreza, membros do governo e ele próprio vivem como reis! Até 2009 somente membros do governo podiam ter computadot e se hospedar em hoteis 5 estrelas em Cuba. E tem brasileiro que defende esse homem até a morte???
    Milhares de cubanos fugiram de Cuba e se instalaram em Miami. Conversa com eles...Pra quem ficou lá "boca fechada" senão... Muerte!!
    Eu adoro esses videos. Fico emocionado também. Mesmo que a guerra seja sem motivo, mesmo que o governo esteja errado, nos videos vemos pessoas como eu e você e homens que, sinceramente, acreditam que foram à guerra por um mundo melhor e mais pacífico (mesmo que tenham sido enganados)
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Lorna e Gi, concordo em termos com o que a Gi fala. O que a Gi falou sobre o povo americano, ao meu entendimento (pelas experiencias e anos que vivi aqui) eh mais em relacao ao "americano no dia a dia". Eles realmente sao assim, cada um na sua, nao tao muito assim preocupados com a vida alheia, nem atrapalhar, nem ajudar... Mas discordo que seja no geral. Quando ha acontecimentos que envolvem um grau maior da populacao Americana, como desastres naturais (como Katrina), como terrorismo (9/11) eles SE UNEM SIM! Eles realmente se unem. Muitos deram suas casas a outras pessoas pra dormir temporariamente, muitos fazem doacoes em dinheiro, em roupas, muitos fazem campanhas de doacoes, eles realmente viram um POVO SOH. Eh nesse sentido que eu digo que eles sao sim solidarios. Eu sempre tive Americanos anjos na minha vida. Pessoas que nao me conheciam jah me ajudaram varias vezes, com carona, me convidando a ir pra casa deles (quando nao conseguia voo pra Boston na epoca de um furacao na Florida) e coisas assim. Minha host family jah me ofereceu pagar minha passagem pra eu ir visita-los... porque sabem que to sem condicoes de ir ve-los. Coisas assim sabe. Mas como disse, depende tb da parte do pais onde voce mora, ou ateh da cidade ou do grupo de pessoas que voce convive ou vive perto de voce. No caso da Gi, jah percebi que o povo no sul eh meio na deles mesmo. Mas no meu caso, tanto na east coast quanto aqui no oeste Americanos eu jah vi muitos Americanos bons. Jah vi ruins tb. Mas nesse sentido nao gosto de generalizar.

    Quando ao que Renato falou, esse paradoxo eh sim a realidade do governo Americano, mas nao eh a realidade do POVO americano. O governo tem mesmo esses paradoxos e muitas vezes nem o povo americano "sabe" o que realmente anda acontecendo. E muitos dos que enxergam, sao contra a venda de armas, a guerra. Eh muito dificil julga uma nacao pelos atos do seu governo. Tudo bem que a nacao eh quem vota, mas nem sempre eles conseguem advinhar o que quem ta no poder vai acabar fazendo....

    ResponderExcluir
  9. Eu tb admiro mto esse amor à pátria dos norte-americanos, as bandeiras em cada casa etc.!!

    ResponderExcluir

O que você acha disso?