Páginas

27/07/2011

Meu português está indo embora

 Eu já falei em algum lugar aqui que meu português está se perdendo, mas assim né, se você não usa uma informação, seu cérebro sabido como é, vai diminuindo as conexões para acessá-la, porque espaço para aprender coisa nova é importante, ainda mais quando você está em um país novo. Meu inglês tem melhorado, não tanto quando o do marido que passa 12 horas do dia só falando/pensando/escrevendo inglês, mas enfim, estou caminhando, no entanto, meu português está péssimo e nesse caso nem a minha dislexia é capaz de explicar. As vezes releio um post antigo e corrijo algo ou minha mãe, irmã e marido apontam o erro e  vou levando, mas tem coisa que não dá para errar!(Vocês estão entendendo que é um  pedido de desculpa pelas pedradas que venho dando né?)
Esses dias uma amiga postou algo interessante no facebook, eu copiei e postei também e foi tanta conversa que resolvi escrever aqui. Olha aí o que ela postou:
CAMPANHA:
DESDE - se escreve JUNTO;
MENAS - NÃO existe;
SEJE - está ERRADO;
COM CERTEZA - se escreve SEPARADO;
DE REPENTE - se escreve SEPARADO;
MAIS - Antônimo de MENOS;
MAS - Sinônimo PORÉM;
A GENTE (NÓS) - se escreve separado.
E, por favor, passado é passado, infinitivo é infinitivo!
"Eu ri" - nunca foi e nunca será "eu rir"
Parto do princípio de que ninguém escreve ou fala errado porque quer, sempre tem uma falta de atenção, uma forma errada de aprendizado. O sotaque também dificulta, na Bahia a gente não fala comer e sim "cumê". Bom, eu não sou expert no assunto, mas resolvi colocar aqui para gente se ajudar, né? Afinal é muito chato falar e escrever errado.
Vou acrescentar algumas coisas na lista e vocês me ajudam ok?
Não existe "para mim fazer", mim não conjuga verbo é sempre para eu fazer.
"Tudo haver" e "nada haver" não existem, o correto é tudo a ver e nada a ver.
Mau é contrário de bom e mal de bem.
Advérbio não tem gênero então meia cansada não existe é sempre meio cansada. (sempre que ouço alguém falar assim, imagino uma meia vermelha fedendo a chulé com a língua de fora)
A palavra é reGistro e não "resistro".
Ansioso escreve só com "s".
 Eu "quiz" dizer está errado, o certo é eu quis dizer :).
Eu tinha "falo", pô, eu juro que só imagino um...hum...enfim, um falo na mão da pessoa (como se ela tivesse construído um) e é péssima essa imagem. Eu tinha falado é melhor.

Qualquer dia desses vou escrever como venho traduzindo o inglês para o português, assim, na conversa do dia a dia, meu Senhor, sai cada coisa!
 

6 comentários:

  1. Lorna...menina isso é tao sério que vc nem imagina, affff eu nunca estudei tanto minha própria língua como depois que mudei para Noruega, a irma do esposo é professora e quando se junta com o mesmo pra me fazer perguntas gramaticais eu me perco e passo três dias me procurando e nao me acho, eu escrevo mal pra CARAMBA, nossa e como!! quando pensei em fazer um blog esse foi o principal motivo pra passar 5 meses decidindo sim ou nao, por que eu sempre erro a escrita das palavras, as vezes me dá raiva afff, ainda passo 1 dia, isso mesmo um dia!! corrigindo e revendo palavras das minhas postagens e vira e mexe eu vejo algo que passou batido sem eu vem....NOSSO PORTUGUES é mesmo muito difícil...se eu estou com pressa ou nervosa menina troco tudo, ja pensei até que tenho dislexia juro... dá até vergonha dizer que fiz faculdade trabalhei 6 anos num jornal(auxiliar contabil) por que se me manisfesto na escrita lá vem bomba...eu só escrevo com dicionarios do lado e muito google, pra ver se supero mas ja pensei mesmo seriamente em fazer alfabetização de novo. kkkkk. Por que eu amo e admiro quem escreve bem, e correcto, quem sabe usar com destreza o nosso bom e velho portugues, vocabulario rico em palavras e que sabe se manifestar amo mesmo, mas eu to pior que vc amiga..muiiiiito pior.... QUERO parabeniza-la por abordar esse tema...por que eu ja até chorei algumas vezes depois que comecei o blog gente maldosa entrando no meu blog e dizendo..antes de querer escrever vá aprender vá....sua burrinha...afff passei 3 meses sem abrir o coitado me recuperando...e quando voltei dava o texto pra algumas amigas corrigir e ainda faco isso...Luciana do pensamento desatados mesmo, ja corrigiu texto pra mim....enfim eu sempre me levanto, e sigo em frente trupicando nas letras e tentando mostrar o melhor da vida, principalmente da minha....eu AMEI...AMEI..AMEI..DE VERDADE ESSE POST... Agora já escrevi demais rss vou voltar acima e corrigir antes de salvar meu comentário pra vc rssss bjs...

    ResponderExcluir
  2. haha Lorna, eu tb ando assim perdendo meu portugues. Sempre fui muito boa em redacao e gramatica na escola, minha mae tb e sempre me ajudava, entao eu tinha um super nocao de como escrever bem e certo. Mas com o tempo muita coisa fui esquecendo, mas no meu caso eh mais vocabulario mesmo e nao como as coisas sao escritas. Meus erros "gramaticais" na verdade sao erros de typing, de digitacao.
    Como eu geralmente digito rapido e mudo de pensamento 500 vezes conforme vou escrevendo, por exemplo se escrevo uma frase e acho que nao ficou legal, aih apago metade e arrumo, soh que as vezes eu esqueco de apagar certas palavras, aih fica uma coisa super esquisita, tudo errado como se eu realmente nao soubesse escrever. Jah me peguei escrevendo palavras no passado com o r no final como o exemplo do "eu rir". Mas juro que nao foi porque nao sei escrever, mas erro de digitacao mesmo. Falta de prestar atencao. Nem sempre eu leio apohs escrever pra poder arrumar. Entao acaba ficando assim, soh vejo que ta errado quando ta publicado. Eu tb jah errumei muitos posts que estavam "feios". Agora o pior eh quando eu deixo meus errinhos em comentarios. Soh depois que publico que vejo os erros, aih vou lah e escrevo outro comentario pra "arrumar" haha.

    ResponderExcluir
  3. oh ta vendo: "entao eu tinha umA super nocao"
    "mas com o tempo fui esquecendo de muita coisa"

    ResponderExcluir
  4. Eu tambem vi esse post no fb. Me faz um mal danado ver esses erros. Uma coisa eh o "typo" que aparece de vez em quando (faz parte, ne?!) mas mais e mais vemos a gramatica indo por agua abaixo, e isso em varias linguas, nao eh so o portugues que sofre. Outro dia, na papelaria, vi ate um cartaozinho com a seguinte mensagem:
    Dear people of the world,
    I don't mean to sound slutty, but feel free to use me whenever you want.
    Sincerely,
    Grammar
    Simpatico, ne?! :)

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkkkkkk... acho que temos amigos em comum no face, por incrível que pareça, minha melhor amiga que iniciou essa "campanha", de tanto que a gente fica bravo com os erros que aparecem no face...

    Mas se não treinamos o português ele vai embora, o mesmo acontece quando a gente estuda inglês e não pratica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Imagine eu então, que sou jornalista. Ando sofrendo demais com essa bagunça cerebral. Bj

    ResponderExcluir

O que você acha disso?