Páginas

15/06/2011

Vai dar certo né?

Quando terminou meu mestrado em outubro do ano passado, eu só pensava em qual doutorado fazer aqui. Daí que resolvi validar meu diploma, mas minha 'chefa' disse que não era algo interessante que era melhor eu fazer o doutorado. Comecei a pesquisar os cursos e a pensar nas possibilidades. Aqui há poucas vagas na área e o PhD portanto é bastante concorrido (1260 no GRE é o mínimo que eles querem fora a parte específica de psicologia, é de matar viu?). Daí comecei a olhar o currículo e droga! Muito, muito extressante! Li e reli as coisas mil vezes e descobri que seria infeliz durante os 5 anos do doutorado. É muita pressão e eu sou muita estressada e não quero isso pra minha vida. Também, não quero ser professora.

Daí comecei a ver o doutorado em Saúde Pública que é bem mais fácil de entrar, tem muita vaga e mais possibilidade de emprego. Comecei a trabalhar em Saúde Pública e vejo que de fato não é isso que eu quero pra mim. O que gosto na Psicologia, o que me emociona e motiva é o fato de ajudar pessoas e conhecer a história de vida de cada uma delas. Em saúde pública, o que importa é a média da população e o contato com os indivíduos fica de lado (ressalto que é uma área super necessária e importante, mas o problema é que não fico feliz trabalhando assim). E sabe, eu decidi que vou ser feliz. Não, não preciso de um salário astronômico, não preciso trabalhar 60h/semana. Quero ter uma casa, um jardim para cuidar, tempo para @ filh@, para a família. Não quero ter de viajar a trabalho sempre. Mas quero muito ter um emprego, um salário, algo que me motive. Finalmente, 8 meses depois de muita procura, de muito choro e ansiedade, (acho que) encontrei o curso que irei fazer e fiquei feliz com isso. É um outro mestrado e eu acho que vai ajudar muito no meu inglês né, tou super animada (embora tensa já que o curso não dá bolsa e custa a "bagatela" de 50 mil dólares! Dinheiro pra caramba! Lembrando que eu pago como aluna internacional e o valor fica 2,5 vezes maior que para os americamos).

Daí que eu finalmente escolhi o curso que vou fazer por aqui, daí que mandei a procuração e papelada necessária para minha mãe pegar meu diploma e histórico do mestrado, daí que a empresa que as universidades daqui utilizam para a tradução do diploma leva NO MÍNIMO 3 meses para fazer a tradução e encaminhar para as universidades. Daí que os funcionários da UFBA estão em greve e nada de diploma. Merda, merda, merda! Daí que eu comecei a ficar tensa e com raiva dessa greve (tá, eu sei que as vezes é a única forma do governo ouvir, mas sou egoísta mesmo, pronto falei!). É para chorar né? Daí tem gente que ainda diz que vai dar certo e eu, do alto da minha raiva pergunto, como? Greve dos técnicos pode durar meses, mesmo porque pouca coisa é afetada no funcionamento da Universidade. Só me resta esperar e pedir para Deus calma..

6 comentários:

  1. Ai, eu nao vou dizer que vai dar certo... rsrsrs
    Vou dizer que tudo acontece no seu tempo. ;)
    Melhorou? Clichê com ou clichê. Mas que sao reais. rsrs

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Olá Lorna!
    Doutorado não deve ser fácil mesmo... minha irmã está fazendo e tá "piradinha" kkkk. Mas pra quem gosta, incentivo a fazer.

    Agora que estamos morando há mais tempo fora do Brasil, qdo lemos sobre as greves, etc (como aqui nos EUA nao é comum acontecer), fico pensando: tá insatisfeito? procura outro trabalho! rsrsrs Por que é +/- o que acontece aqui: nao gosta do trabalho, nao está ganhando bem, Move-on!!
    Mas entendo as greves no Brasil... e imagino a raiva que vc deve estar! Eu tbm estaria!
    mas p/ ficar calma e nao se estressar, já que vc daqui nao vai conseguir mudar, é pensar que nada acontece por acaso. De alguma maneira, nem que daqui 1 ano, pode ser que olhe pra trás e diga: "ainda bem que atrasou os papeis" ou "que bom que passei por aquilo naquela época". Pelo menos conosco 90% das vezes é assim... ficamos irritados na hora, na situaçao, mas depois de passar percebemos que o que aconteceu tinha que acontecer e foi p/ nosso bem (independente do que seja: um papel importante, um atraso, um evento, uma situaçao).

    Espero que vc consiga logo os papéis e possa dar prosseguimento ao seu curso.

    Sobre a maternidade que escrevi no blog... nossa, depois que fui lá fiquei bemm mais tranquila. Nao nego que assim que chegar mais perto do dia ficarei com medo (penso eu), mas quero ter total confiança nos médicos para nao ficar estressada e com medo na hora (tem gente que freak out qdo as coisas nao acontecem do jeito que planejaram, especialmente parto... eu estou aberta p/ tudo... o que tiver que ser será!).

    Bjos!
    Cris

    ResponderExcluir
  3. Lorna minha filha, porque tanta ansiedade?
    Olha, posso te dizer? Se eu pudesse seria housewive kkkkk Mas infelizmente eu preciso trabalhar se desejo ficar aqui. Se não eu cuidaria da casa, do jardim, do carro, das refeições, da roupa, do supermercado, dos animais, da piscina...e viveria muito feliz assim. Mas sabe né? Homem tem que pensar a aposentadoria e outras coisas do futuro.
    Eu sei que no Brasil a grande maioria das mulheres tem que trabalhar hoje em dia se quiser ter algumas coisas que só o marido trabalhando não dá. Mas já reparou que aqui tem muitas housewives? Eu lí há muito tempo atrás que para a família é muito melhor e mais saudável que um dos pais fique em casa. Pense bem...pra quê tanto título, tanto diploma? Eu já estou meio desencantado com carreira sabe? Já comecei tantas e tantas...Talvez esse tempo da greve te ajude a ter mais tempo para pensar o que fazer...
    As decisões que demoram mais tempo para ser tomadas são as mais acertadas e como Jesus disse "Não sofra pelo dia de amanhã. Cada dia já tem seu próprio mal..."
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eve, como muita gente costuma falar lá na Bahia "cada agonia no seu dia"! Racionalmente falando eu sei que vai dar certo, mas emocionalmente, gostaria que já estivesse tudo finalizado.

    cris, acho que voc6e pode ficar meio tensa no começo, mas o Luan vai te fazer sorrir assim que ele chegar.

    Renato, tentei ser dona de casa por 1 ano e ODIEI. Não sou boa dona de casa, não gosto dos trabalhos domésticos, gosto sim, de ter um projeto e executá-lo (pintar um móvel, uma parede). Simples assim. Por outro lado, meu marido será residente ainda pelos próximos 4 anos e o salário de residente é pouco. Fica meio complicado ser feliz com a grana curtíssima e ainda mais vendo leo se acabando no hospital e eu no conforto do lar que ele me dá. Aí, meu sonho de ser mãe vai sendo adiado e adiado. Eu não faço questão do título, só que aqui nos EUA para trabalhar como psicóloga precisa ter pelo menos o mestrado, sendo que para aplicar teste e seguir uma linha teórica, só com o doutorado mesmo. Mas pra mim, ter uma carreira, uma profissão ainda é algo importante e se eu tenho que fazer o toefl, o gre e o mestrado pra isso, well, vamos lá!

    ResponderExcluir
  5. Calma nessa hora e muita oração que essa papelada chega :)!

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Lo, as vezes o melhor que temos a fazer mesmo é relaxar e assumir que ninguém é perfeito, falhas existem e podem acontecer, e saber lidar com isso é o segredo do bom viver!
    Mas correr atras e torcer é sempre bom! E no que depender de mim, to torcendo pra que tudo dê certo, seja lá qual for o "certo".

    ResponderExcluir

O que você acha disso?