Páginas

24/11/2013

Processo de residência médica nos EUA: mais detalhes

Vai chegando o final do ano e eu vou recebendo mais e mais emails sobre o assunto. Agora que meu marido participa ativamente do processo, acho que posso ajudar mais quem passa aqui com algumas dúvidas.

NOTAS DOS STEPS

Esses dias estava conversando com uma amiga que é casada com um residente e ela me falou que as notas dos steps não importam muito, que o candidato precisa ter o mínimo necessário para ter uma chance e que foi essa informação que eles tinham ouvido falar até então. E é verdade SE o candidato tem méritos acadêmicos, por exemplo, publicações internacionais. Desta forma, você equilibra seu currículo. Eu posso garantir que uma nota alta impressiona e muito. O ponto de corte do step é 188, se o candidato tira 250, impressiona demais. Se ele tira 200, tá ok (mas o fato é que possivelmente os outros candidatos foram melhores nesse aspecto que ele), mas ele vai precisar ter outras habilidades para equilibrar essa diferença.

No entanto, se o candidato acabou de sair da faculdade de medicina (que foi o caso do meu marido) possivelmente ele não terá tanta coisa importante no currículo. Além de uma nota alta nos steps, ele não terá muito o que apresentar. O caso do marido dessa amiga foi diferente, ele já tinha feito residência no Brasil, fez pós-graduação nos EUA e por tanto, era um candidato diferenciado.

IDADE

A idade pode importar ou não depende muito do programa (alguns programas só aceitam candidatos com no máximo 5 anos de formado). Por exemplo, a neuro aqui na UAB foca mais em candidatos novos porque a carga de plantão e de trabalho é enorme (foi o serviço que mais recebeu transferência entre todas as especialidades no ano passado, mais que trauma! Pense aí a quantidade de trabalho). Dos 24  residentes da neuro (6 residentes de cada ano), só 1 tem mais de 30 anos. No entanto, em outros programas não precisa dar plantão, a carga horária não é tão pesada, então eles não se importam com esse o fator idade. Inclusive tem programas que são conhecidos por aceitarem mais médicos estrangeiros que já fizeram residência em seus países.


O "PODER" DO  RESIDENTE CHEFE

O residente chefe não manda em nada. O diretor do programa seleciona os candidatos, a partir das inscrições que os candidatos fizeram no ERAS e envia uma lista para os residentes chefes cuidarem da logistica relacionada ao processo (fazer a lista de quem vai participar do jantar, café da manhã, pegar os candidatos no hotel etc). E então, o residente chefe assim como os outros residentes, vão se encontrar com os candidatos e depois eles farão uma lista dos candidatos que eles acham mais fortes para cruzar com a lista que os professores fazem.


AS CARTAS DE RECOMENDAÇÃO

Há pesos diferentes diante das cartas de recomendação. Por exemplo, dependendo do cargo do autor da carta e também do conteúdo. Por exemplo, muito estrangeiro vem passar 1 mês em um serviço aqui nos EUA. A chance das cartas de recomendação recebidas por alguém que passou pouco tempo aqui ser boa é bem difícil. Vou explicar melhor. Se o médico não conhece muito você, ele vai escrever uma carta padrão dizendo que te recomenda. Se o médico conhece muito você, ele vai escrever uma carta contando detalhes e descrevendo minuciosamente os motivos de você ser um candidato forte. Acredite, isso faz uma diferença enorme!

9 comentários:

  1. OI LORNA,O "OBSERVER" DO SEU MARIDO FOI DE QUANTO TEMPO?. OBRIGADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele fez um semestre aqui (spring).

      Excluir
    2. Meu marido conseguiu uma bolsa de estudo pela universidade para fazer pesquisa nos EUA. Daí, entrou em contato com alguns professores dos EUA e conseguiu o estágio sem pagar nada.

      Excluir
  2. Seu post e bem legal para as pessoas que tem duvidas nessa area, tenho certeza que vai ajudar muita gente.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. A melhor parte do texto e "O residente chefe não manda em nada."
    kkk
    abraco pra Leo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é? Segundo Leo o residente chefe é uma secretária com o MD no final do nome :)

      Excluir

O que você acha disso?