Páginas

27/08/2013

O casamento muçulmano




Pois então, fomos convidados para o Nikah. No dia anterior tinha acontecido o Manjha, que segundo o noivo é onde acontece as danças (mas o google me disse que é o dia da pintura de henna também). Fomos para o casamento propriamente dito. O convite dizia que o evento começaria as 18hs e o casamento iniciaria as 19hs, seguido do jantar às 20:30. O noivo mandou uma mensagem para marido dizendo que ele chegasse umas 18:40, pois o evento só começaria as 19hs e lá fomos nós.

Chegando lá nos deparamos com essa cena. Tipo um lanchinho até a  hora do casamento. Tinha chá, água e essas comidinhas para alegrar a barriga dos convidados. Embora nesse casamento não tenha havido a separação de homens e mulheres foi engraçado notar que mesmo não sendo exigência, as pessoas ficavam separadas por gênero mesmo. Eu contei 2 casais ocidentais (eu e marido inclusos) e a esposa do amigo indiano de marido. Mas quem liga para os ocidentais numa hora dessas? Nossa, eu fiquei reparando nas roupas, nos sapatos, nos cabelos! A metade dos homens estava de paletó e  gravata e a outra metade com roupas típicas que eu amei! As mulheres estavam com roupas típicas também. Tinha mulher com lenço na cabeça, mulher mostrando os braços, mulher cobrindo tudo (tinha uma de burca). O noivo disse uma vez que os paquistaneses são os indianos muçulmanos, então talvez essa seja  a diferença entre os outros muçulmanos, uma pitada ardida da Índia (vale lembrar que o noivo é um muçulmano de araque já que come porco, não faz as rezas obrigatórias etc). Minha amiga indiana disse que quando mais proxima dos noivos, mais arrumada a mulher fica.

Lanchinho inicial. Eu só consegui comer o grão de bico,  até os veggies fritos estavam terrivelmente apimentados

As mulheres conversando e comendo o lanchinho da entrada


Lá para as 19hs, entramos no salão. Na frente ficava o altar para o casamento e muitas mesas com cadeiras. As mesas reservadas para a familia estavam proxima do altar e as outras estava liberadas. As pessoas foram sentando e como as mesas cabiam 10 pessoas, desconhecidos iam sentando juntos. A família só entra na hora do casamento mesmo. Em cima da mesa tinha um saquinho com chocolate para cada convidado e no final do casamento recebemos uma caixinha com nuts, frutas secas e chocolates. Enquanto o casamento nao começava, os garçons trabalhavam servindo bebidas (não alcoólicas né).

Só sei que o casamento comecou as 21hs. Antes do casamento, eles chamaram o pessoal para rezar em uma outra sala, não fomos. Ai vai entrando as pessoas ligadas aos noivos: irmão, amigo, sobrinhos...todo mundo sendo anunciado e caminhando. As vezes os convidados batiam palmas para as pessoas que entravam, as vezes não. Quando o noivo entrou com os pais teve até gritinhos. Depois vem a noiva com o pai do lado direito e a mãe no esquerdo. Ela passou o tempo todo olhando para o chão, muito, muito, muito triste. É muito diferente do casamento ocidental que a noiva até entra emocionada, mas bem feliz. Teve uma hora que eu ate me perguntei “será que ela quer casar mesmo?”. Ai, falei com minha amiga indiana do porquê daquilo, de repente, se a noiva esboça felicidade é sinônimo de desrespeito, vá saber. Bom, eu tinha pesquisado no google que a noiva fica triste em alguns momentos porque ela vai se separar da família, mas a noiva desse casamento ficou triste o tempo todo. Tipo, muito triste. E  no caso, ela mora longe da família faz tempo, então fiquei achando que mostrar felicidade poderia ser ofensivo para a cultura deles.

Quando a noiva entrou, depois que eu me acostumei com a cara de tristeza, pude olhar a roupa e jóias. Ela estava de vermelho. A roupa era bem trabalhada. Henna nas mãos, muitas pulseiras e aquele negocio que passa na cabeça e prende no nariz (o google disse que chama Nath). Ela estava muito bonita, muito mesmo! Bom, ela sentou ao lado do noivo no altar. Os pais dos noivos também sentam no altar.


 
Foto da nossa mesa para mostrar que Leo ficou de costas para o altar

Ambiente do casamento

Os familiares entrando

A noiva

O casamento estava começando

O “pastor” disse que devido ao adiantar das horas ele iria apressar a coisa. E nossa, o que ele falou é muito igual ao que os padres/pastores falam nos casamento cristão. Aquela coisa de respeitar o outro, ter paciência etc. Ele usava trechos do Alcorão para ilustrar os fatos. Eu sei que ele enfatizou muito que o homem tem de tratar bem a mulher, que a mulher merece atenção e tal. Depois ele falou do presente que o noivo deu para a noiva (como ele disse, para mostrar que as intenções do noivo eram sérias). Na verdade ele não disse o que foi o presente, só disse que o noivo deu (minha amiga indiana disse que normalmente eles acordam um valor em dinheiro). Dai ele pergunta se a noiva quer casar por vontade própria ou esta sendo obrigada e o mesmo para o noivo. Eu não ouvi as respostas, então não sei se é uma pergunta retórica, se a resposta é um balançar de cabeça ou se eu não ouvi porque estava longe mesmo. Finaliza com uma prece. E aí eu achei o máximo! Tinha cristão, tinha muçulmano e tinha hindus rezando e pedindo coisas boas para o casal. Né legal isso?

Pronto, acabou o casamento. Os familiares se aglomeraram para tirar as fotos e os convidados foram para o buffet finalmente jantar. Voltamos para sentar com os pratos cheios e os familiares se concentraram lá na frente falando no microfone para os noivos. Nessa hora pareciam duas festas diferentes. Infelizmente só dei 4 garfadas no jantar. Apesar de adorar a comida (eram as mesmas coisas que comemos no restaurante indiano), a comida estava no grau máximo de pimenta. Meu esôfago ficou desconfortavelmente ardido e aqui eu parei e comi chocolate, bebi refrigerante e água para melhorar a situação. O casal de indianos comeu tudo, mas os 3 ocidentais e mais 1 indiano não deram conta de tanta pimenta. Depois do não-jantar, veio a parte dos doces. Tinha o bolo do casamento já cortado em fatias e muitos docinhos. Eu acho fantástico que eles não usam chocolate para nada e as sobremesas são bem boas (nada comparado aos nossos doces, mas pelo menos, diferente do jantar, eu pude comer com prazer).



Uma das fotos depois do casamento

 


Na fila do buffet tinha uma moça de burca. Imagino que esse seja o modelo festa. Note que do outro lado só tem mulher e eu fiquei na fila "dos homens".


Aí o casamento acabou. Levantamos para falar com os noivos e fomos embora. Ah, no caso desse casamento, como o noivo mora em Bham e  a noiva na Carolina do Sul (ela faz fellowship lá) eles colocaram no convite que não queriam presente. Vimos muitas pessoas com cartões (provavelmente o dinheiro estava lá dentro), mas não havia local para guardar e nem como dar aos noivos. O nosso cartão entregaremos no evento do casamento que terá aqui em Bham.

Ps: a qualidade das fotos está um horror. Desculpa, tá.

4 comentários:

  1. E tao interessante poder participar de eventos de culturas diferentes da nossa. Ate eu fiquei intrigada com a cara de tristeza da noiva, sera que e pra nao mostrar desrespeito? Vou pesquisar depois. Essa e uma das coisas que amo aqui nos US e a oportunidade de conhecer pessoas do mundo todo e ver de pertinho a cultura delas.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá Lorna, como esta?
    Acho as culturas orientais bastante intrigantes, principalmente a árabe, acho lindas as roupas que elas usam! Quando pequena minha mãe me levou pra ver uma apresentação de dança e fiquei encantada, comprei até roupa, até tentei usar por um tempo, mas como o Rio de Janeiro é muito quente, não aguentei haha
    Muito estranho a noiva ter que parecer triste no seu próprio casamento, mas levando em consideração que muitas são forçadas a isso até dá pra "aceitar"...
    abçs

    ResponderExcluir
  3. Uma das minhas coisas preferidas em Houston é esse caldeirão cultural. Oportunidade incrível essa de presenciar um casamento de outra cultura! Roupas, cores, sabores, preces... muito legal, mesmo!
    Agora, me fala uma coisa: cadê foto sua com o modelito? Usou bolero? Manga comprida? Estou curiosa!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu tava morreeeeendo de curiosidade por esse post!! Eu ia adorar participar de um casamento desses. Bjsss

    ResponderExcluir

O que você acha disso?