Páginas

04/04/2013

It's a secret but guess who is the new chief? ( ou mais de residência médica nos EUA)

E foi essa mensagem que eu recebi no WhatsApp uma tarde dessas. Assim, eu tinha certeza qual seria a resposta, mas eu entrei na brincadeira e perguntei "Who???????????" e a resposta veio em seguida "Dr Ming!" (porque ninguém acerta o nome dele e uma vez o chamaram de Dr. Ming. Porque Almeida e Ming são super parecidos, né mesmo). E então desde daquele dia eu venho dormindo com o mais novo residente chefe da neurologia da UAB. Não contente com isso, marido também enviou um trabalho para um congresso na subespecialidade que ele quer e foi aceito. Ele está de viagem marcada para Sidney. Claro que ele achou pouco tanta coisa boa e resolveu se inscrever para concorrer a um grant de viagem e conseguiu. Fora isso, ele começou a ser chamado para as entrevistas do fellow e até o momento só as universidades do norte, nas cidades grandes e frias o convocaram (o pessoal só começa o processo mesmo no final de abril, mas estou confiante que isso é um bom sinal). Tem como não sentir orgulho de uma criatura dessas?




(Já chamaram na Flórida também. Cês não tem noção como eu estou com medo do pessoal da Flórida oferecer a vaga antes das outras entrevistas)


Sim Lorna, o que significa esse negócio de residente chefe mesmo?

Na prática significa mais trabalho. Tipo muito mais trabalho. Mas em teoria significa que o comitê educacional da neuro e o professor-chefe confiam em marido para o serviço. Fora que ele terá algo de peso para colocar no currículo (aqui nos EUA, o importante é ter um currículo cheio de títulos) e para colocar nas entrevistas do fellow. É um prestígio muito grande ser residente chefe. Reza a lenda que o salário aumenta, mas "eu quero é prova e 1 real de big big!" (Rá, finalmente consegui usar essa expressão baiana!  Meu baianês está ligado, pois minhas férias no litoral baiano estão logo ali).

Eu  acho que vai ser um experiência legal para marido, ele precisa aprender a deixar de ser bonzinho e começar a desenvolver liderança. Acho que vai ser ruim para mim, pois ele terá mais reuniões e atividades no hospital. Mas acho que fecha com chave de ouro o propósito da nossa viagem para terras interioranas. Estou muito orgulhosa em pensar que essa criatura estudou até em escola pública no interior da Bahia e que hoje está aqui, sério, é muito orgulho! (Não que eu veja problema em estudar em escola pública, o negócio é a qualidade de ensino).

Para melhorar a situação, a neuro escolheu 2 chefes, então além de marido, o nosso amigo indiano também será chefe. O que acontece aqui é que a neurologia cobre muitos serviços e é muito trabalho! Alguns chefes no passado abriram mão do cargo, pois não conseguiam dar conta de estudar, trabalhar no hospital e ser chefe. Os que não desistiram, ficavam estafados com tanta coisa e desde o ano passado eles escolheram 2 residentes chefes e os resultados são bons. Eu fiquei contente, pois há uma chance de conseguirmos passar 1 mês no Brasil, o que não aconteceria se ele fosse chefe sozinho. Fora isso, como iremos mudar no próximo ano (eu confio!) e o indiano não, dá para marido tentar ajeitar para trabalhar mais como chefe no primeiro semestre e o indiano no segundo.

E para celebrar tanta coisa boa? Bom, a idéia era passar um final de semana em Atlanta e, além da comida brasileira, tipo pastel e tal, comeríamos churrasco. Porém, ficamos presos aqui fazendo taxas, trabalhos e não fomos. Marido descobriu uma pizzaria (agora que ele descobriu que pode comer pizza, está metendo o pé na jaca!) que faz pizza no estilo de Chicago (eles chamam inclusive de torta, para vocês terem uma idéia da situação difícil que enfrentamos). Pense numa pizza boa! O molho é de tomate de verdade (raridade por aqui) e tem muito recheio. Comemos muito (eu só comi uma fatia, porque tem muito recheio!) e essa pizza deixou ele satisfeito ou quase. Eu perguntei "e essa é melhor que a do Brasil?", ele "não né, a da minha mãe é muito melhor, mas essa está acima das minhas expectativas". Então tá, então :)


Ps: Para celebrar tanta conquista, marido resolveu dar uma passadinha no Brasil para comemorar e comer a  pizza da mãe  e me deixou para trás. Hunft!

Quer saber mais sobre como ser médico aqui nos EUA? Acesse mediconoseua.com 

22 comentários:

  1. LORNA!!! Eu A M O Sidney!!! Tu vai com o marido?? Pois se tu for vcs NECESSITAM escalar a ponte!
    Vai no site http://www.bridgeclimb.com/ é caro, mas é inacreditavelmente maravilhoso!!!!
    Parabéns pra seu marido e pra vc, que mesmo sabendo que vai ser difícil p vc (já q ele vai ser mais fantasma ainda) morre de orgulho e apoia o homem da sua vida!

    Deus abençoe vc!!!

    Amor,
    Rebeca
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, meu marido vai passar só 4 dias e ele já se matriculou em vários cursos. Fora isso (e mais importante) a passagem está $2200, infelizmente minha classe social não permite gastar tanto para ficar turistando sozinha. Mas quem sabe quando ele for médico de verdade a gente não vai curtir :)

      Excluir
    2. Qnd teu marido for "médico de verdade" vcs vão ter a vida q o Renate descreveu no comentário de baixo! HAHA
      Aí Sidney rola! :)))))

      beijoooooooo
      xxoxoxox

      Excluir
  2. Que monte de noticias boas!!!! =)
    Eh logico q merece comemoração, celebração, post no blog, pizza... baloes! sei la! =)
    Se tem uma coisa boa (acho que a única) q eu aprendi perdendo meu tempo vendo algumas temporadas do Grey's Anatomy (ja parei, ja parei) eh entender essa coisa louca de dentro da medicina, de residencia, de vagas... e todo esse processo.
    Ou talvez eu so ache que entendi..

    enfim..

    parabens pra voces!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu assisto Grey's Anatomy, não direto, não toda temporada, mas eventualmente. Mas principalmente, não assito com meu marido ao lado porque ele é muito chato e fica apontando os erros, pense numa "chatice". O melhor do seriado são as relações sexuais em tudo que é canto do hospital, com o chefão do hospital e sua interna, com enfermeira e médico, praticamente um óasis sexual. Claro que é um seriado, então tem muita maluquice, mas a vida louca, a falta de tempo, a concorrência enlouquecida são bem reais :)

      Excluir
  3. Lorna
    Conversando com o entitulado "marido" deu pra perceber que o Léo não é somente a bondade em pessoa, mas uma pessoa com inteligência acima da média alta. Além do fato de ser guerreiro (fazer escola pública no Brasil e virar médico nos EUA!), trabalhador, responsável e tenho certeza que muitas outras qualidades juntas. Esse tipo de gente que o Brasil precisaria para tirar aquele país da lama. Infelizmente, aquela máquina é tão fechada que não vejo possibilidades de mudança. Viu, a luz no fim do túnel está já aparecendo, ou seja, o dia em que você vai tirar o pé da lama do Alabama e morar em um lugar mais "civilizado". Eu adoraria mudar para o Norte, não pensaria duas vezes. Eu acho que passa-se menos frio que em SP, porque em SP vc passar frio pra dormir, pra tomar banho, ficando dentro de casa de casaco e gorro equanto nos estados do Norte vc só passa frio no meio da rua.
    Desejo de todo coração que "marido" (seu) continue em ascenção e que mais coisas boas venham, inclusive aquele salário milionário que os médicos ganham aqui. Já tô visualizando vc em uma casa magnífica com dois filhos, nann"ies" cachorro e uma Van Buick Enclave pra botar tudo isso dentro.
    Fiquei super hiper feliz com a notícia. The Good Always Win!!!!!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato, li seu comentário para o Leo e ficamos muito contentes. Gostei da sua visualização do futuro, embora saiba que neurologista não fique rico, eu espero mesmo que ele cresça profissionalmenete e dinheiro deixe de ser um problema. Gostei da família, do cachorro e do carro, só acho que pulo esse negócio de babás, mas quem sabe né, estou inclinada a fazer PhD em neurociência e com certeza vou precisar de ajuda para cuidar das crianças :).

      Obrigada mesmo pelo votos, mas olha, marido é médico no Brasil também e daqui 14 meses, será médico nos EUA. Quanto a inteligência, é verdade, ele é muito sabido, eu só oro para passar isso para as crias futuramente.

      Quanto ao frio, eu não gosto, mas como só serão 2 anos, eu gostaria muito de experimentar outra perspectiva, mas eu estou com a sensação que a Flórida vai chamá-lo antes do match e como ele amou o serviço de lá, ele deve aceitar, vamos ver no que dá.

      Excluir
  4. Parabéns pra você!! Claro, vocês não são "os dois uma só carne"? Então, a conquista dele é a sua também. Muitos furtos bons, muitas expectativas... Vivo sua experiência quanto `a mudança meio que ao contrário. Do mesmo tanto que você quer se mandar de Birmingham, eu peço a Deus pra ficar aqui!! Tomara que Ele nos atenda!! Agora, quanto ao Grey's Anatomy... ainda bem que essa história da pegação é mesmo ficção, o negócio não é esse oásis todo não... Podemos dormir tranquilas :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que é, Cris. Essa é a parte boa de estar casada, a gente divide alegrias, que nesse caso se multiplica. E divide as tristezas, que no caso subtrai e deixa a vida mais leve.

      Um dia eu perguntei para marido se teria como acontecer e ele disse "se eu já passei 24hs sem comer dentro do hospital, você acha que eu teria tempo para sexo?". Ele completou dizendo que ele não duvida que alguém faça porque gente é gente, mas tem câmera em tudo que é lado e muitas policies que proibem esse tipo de comportamento.

      Excluir
  5. Que Post LINDO Lorna! Ateh eu me orgulhei do seu marido tb. haha. Parabens pra ele e pra voce tb, porque por tras (ou melhor, AO LADO) de um grande homem sempre tem uma grande mulher que faz o resto pra poder dar a ele o tempo pra se dedicar ao que ele faz. E assim, de maos dadas, voces vao longe!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi ,parabéns .sou novo por aqui ja estou seguindo seu blog ,queria saber ,para fazer medicina nos EUA é verdade que você tem que fazer primeiro um curso chamado pre-medicina e depois que acabar esse curso ai sim você faz o curso de medicina ? Por favor responda ,obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. As vezes, o candidato pode se formar em outra área associada também, como fisioterapia, biologia e psicologia.

      Excluir
  7. Lorna, eu ja visitei seu blog algumas vezes e agora me deparei com esse texto e vim parabenizar, pq realmente nao tem como nao ficar orgulhosa com tantas conquistas maravilhosas. Parabens pra vcs dois!
    Fernanda

    ResponderExcluir
  8. Lorna parabens pro seu marido!!! Que bom ler esse post cheio de noticias boas e ver a animacao da expectativa de mais algumas chegando por ai =). Eu amo pizza e morro de saudade das do Brasil, quando eu vi essa foto dessa pizza tao vermelhinha e saborosa deu uma fome....rs
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa pizza é boa mesmo! Eu etsou loucapara ir ao Brasil, mas a pizza está no final da minha lista de coisas para comer...

      Excluir
  9. Eu que de ion ion ion, nao vi esse post...marido já deve até ta voltando do brasa nonnnn??
    Eu vi vc com saudade do cheiro de café , tonnnnnn fofinho!!!
    Acho que o melhor de tudo é ter além de amor, respeito, amiracao e orgulha pela pessoa que se ama é tudo sabe? E isso eu vejo semmmpre nos seus post quando vc fala do seu maridao, é bom de ler, faz bem ao outro(no caso eu) por ver que existe nao só parceria na união, mas cumplicidade.
    Boas noticias sempre...que nao faltem boas noticias na vida de vcs.
    E ele sem duvida volta já já né?
    bjao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Repare, eu não suporto café, sinto falta do meu marido e por tanto, o cheiro de café de manhã :).
      Obrigada, que as boas notícias se multipliquem e não parem de chegar.

      Excluir
  10. Adoro passar aqui porque só tem notícia boa! Quanta novidade num mês só! É demais ver um brasileiro dando certo no "estrangeiro". Tudo bem que é 99% de transpiração, mas elevestá fazendo o que ama, né? E isso dá uma paz!! Já tô vendo que vc vai ser vizinha do Renato! Mil beijos, Simone Polessi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que ficamos tanto tempo com notícias ruins, que agora está na hora da colheita :)

      Excluir
  11. Lorna, meus parabéns pra vocês! Fico muito feliz por essas conquistas!
    Ano passado eu estava começando a me informar sobre o processo de certificação do USMLE e acabei parando no seu blog. Nunca mais deixei de acompanhar. Estou começando a dar entrada na "papelada" toda do USMLE para aplicar pro Step 1. Uma coisa eu digo, ler esse tipo de postagem é muito bom pra quem tá começando a sonhar com isso agora, ainda no terceiro ano da faculdade.
    Comemorem muito mesmo, vocês dois merecem! Seus dias de Alabama estão contados já! Muito boa sorte pro seu marido e que ele consiga o fellow que ele está querendo!!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Leonardo. Espero correr aqui no blog e contar nosso novo destino.

      Excluir

O que você acha disso?