Páginas

06/03/2013

Dicas para donas de casa que não curtem cozinhar

Acho que aos pouquinhos vou postar umas receitas fáceis, práticas e rápidas. E de alguma forma que façam menos mal a saúde. Eu adoro uma fritura e tudo com muito açúcar, mas infelizmente, apesar do prazer inenarrável que eu sinto comendo essas coisinhas, principalmente os doces, não dá para ficar nessa vida entupindo todos os vasos do meu corpo (fora aumentando a camada de tecido adiposo no meu corpo). Então que eu não gosto de cozinhar, detesto mais ainda perder tempo na cozinha, porque né, é um trabalho que não acaba nunca, mas como é algo que precisa ser feito tendo em vista que adoro comer, acho legal compartilhar receitas menos gordas e/ou práticas.

A primeira receita e a que melhorou meus dias foi a de molho de tomate que a Simone postou no FB. Eu detesto aquela gente sacana que fica só postando comidas que eu não tenho acesso ou coisas extremamente gordas, que eu não quero mais comer. Mas a Simone, que é um doce, postou uma receita de molho de tomate. Não qualquer molho, o molho mais fácil e gostoso que esse planeta já viu. Juro! O jeito que eu sabia fazer molho de tomate dava um trabalho, ferve água, mergulha o tomate, tira a pele etc. Eu nunca fazia, sempre comprava o tomate sem pele enlatado. E sério, não é gostoso. Mas aí, dona Simone resolveu esse meu problema. Cês tem de testar, sério, a casa fica com cheiro de comida caseira e o molho é delicioso!

Vamos a receita?

Coloque numa panela de pressão: 1kg de tomate ( cortado em 4), 1 cebola ( também, cortada em 4), 1 cenoura sem casca, 2 dentes de alho e só. Tampe a panela de pressão. Começou a fazer o barulho, abaixe o fogo e deixe apenas 15 minutos. Após os 15 minutos, abra, bata tudo no liquidificador e passe o molho pela peneira. Aí tempere à gosto.

Mas Lorna, não coloca água na panela de pressão? NÃO
E óleo? NÃO e NÃO
E sal? Também não!
E qual o tamanho da cebola? Sério? Eu sei lá, só sei que dá certo

É só isso de ingrediente mesmo, mas olha, respeite os 15 minutos, esses dias eu passei um pouquinho do tempo e as casquinhas dos tomates ficaram presas na panela (queimou a zorra, mas deu para salvar o molho!). Eu também não passei o molho na peneira porque não vi necessidade. Eu faço a receita acima, já tempero logo e guardo em porções individuais, quando preciso descongelo e fervo.

E para acompanhar o  molho? (só eu mesma para fazer uma comida para acompanhar o molho e não o contrário) Tem coisa melhor que panqueca? Eu adoro, só que marido não pode comer farinha de trigo no jantar, então a mãe dele achou essa receita de panqueca sem farinha de trigo e foi um sucesso. Sério, essa panqueca é divina, só tem um problema: a panqueca - ainda sem o recheio - é tão gostosa que a gente acaba comendo ela pura enquanto faz as outras panquecas.

Ps: testamos a panqueca com carne também, mas achamos muito gordurosa, o que deu trabalho para virar na frigideira e tal. Com o peito de frango fica mais fácil de cozinhar e menos gordurosa.Eu até tinha fotos para ilustrar esses post, mas elas sumiram. Hai-ai.




12 comentários:

  1. Respostas
    1. Como a Simone gosta de compartilhar essas coisas pelo mundo, eu etsou fazendo a minha parte :)

      Excluir
  2. Gostei da ideia... Mas, acredita que não tenho panela de pressão?? Em pleno século XXI, morando nos Estados Unidos e cozinhando feijão por 4 horas a fio na panela convencional. Demais, não? Assim que alguém vier do Brasil, essa será minha encomenda, porque vou experimentar esse molho aí. Adoro cozinhar, mas não gosto de complicações.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JURA? Você sabe que aqui vende né? A gente comprou uma na Macy's, acabei não gostando da qualidade e compramos uma poderosa no Brasil. Pede para alguém trazer mesmo, facilita bastante a vida :)

      Excluir
  3. Gostei da receita, ultimamente eu ando fazendo meus molhos e temperos em casa pra tentar ser mais saudavel, mais uma facinha pra minha lista =)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. essa do molho veio na hora pq minha dieta só permite o molho feito ah já vou testar depois te conto e já olhar a panqueca sem farinha que pra mim tb é um veneno, agora ando na fase da tortinha de aveia pense :)... bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quero a receita da torta de aveia!

      Excluir
    2. a torta é assim:
      2 colheres de aveia
      1 ovo inteiro ou só a clara
      1 cl de requeijao
      sal se quiser salgada
      ou adocante e canela se quiser doce.

      pinga uma gota de azeite na frigideira antiaderente e espalha com papel.Derrama a mistura na frigideira e uns dois minutos de cada lado tá pronto. A salgada comemos com queijo e presento derretido em cima a doce com geleia diet é gostei bastante... js

      Excluir
    3. Tipo a panqueca da dieta dukan? Vou testar, comprei aveia e não sei como usar :)

      Excluir
  5. Eu fiz, Lorna!!! Deu suuuper certo. Virei adepta. Fiz igual o seu e também com dois talos de salsão ( gosto de inovar...) Delícia!
    Beijos
    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou testar com o salsão! Quanto mais verde, melhor!

      Excluir

O que você acha disso?