Páginas

01/05/2012

O sistema de saúde (que não é de Deus) americano



Eu tinha um post programado para falar sobre algo muito legal, mas hoje me aconteceu algo que eu estou com toda a raiva do universo. Olha, se tem uma coisa que brasileiro morando nos EUA reclama é do sistema de saúde e sinceramente, com toda razão(eu falei um pouquinho aqui e aqui). Primeiro  porquê parece um montadora de carro, você entra numa sala a técnica afere sua pressão, pesa etc, vai para outra sala, a enfermeira faz a anamnese, depois chega a médica e faz o resto. Esqueça aquela relação médico-paciente que você tinha no Brasil, aqui o sistema é bruto (claro que há exceções, como meu marido :)). Fora isso, tem a conta né? Eu pago plano de saúde, mas além de pagar uma taxa em toda "visita" ao médico, ainda tem as taxas (altíssimas) de exames e afins. Preparem os bolsos!

Aí, que você consegue atendimento rápido se estiver morrendo, se sua situação estiver braba mesmo. Aqui tem tudo que é instrumento e pessoas treinadas nesse aspecto de coisas brabas, mas vá pedir um exame de rotina. Você vai esperar e muito. Eu marquei uma médica em janeiro e como não estou morrendo a consulta foi marcada para maio. Veja bem, desde então, todos os compromissos são feitos pensando na data, afinal eu que não quero perder e ter de esperar mais e mais. Aí, eu recebo uma ligação da secretária da fulana dizendo que ela não atenderá em maio e remarcou a consulta com a enfermeira no mesmo dia só que em horário diferente (Raiva número 1). Eu queria a consulta com a médica, porque eu preciso ser referida para uma dermatologista (Raiva 2), mas tá bom, como eu não tenho nada mesmo... Aí eu acabo de ver uma mensagem da mesma secretária cancelando a consulta com a enfermeira, dizendo que ela estaria de férias (Porra, não sabia disso antes não, minha filha?). Pensa numa raiva (muita raiva número 3)! Ódio! Agora me diz, pra quê marcar as coisas com tanta antecedência?! O pior é que ninguém atende a porcaria do telefone para eu soltar meus cachorros - e em inglês- então sobrou para o bloguinho aqui!

Bom, para vocês não dizerem que eu sou a chata de galocha e que só faço reclamar vejam aqui o relatório do congresso americano sobre o sistema de saúde caótico desse país. Entre 30 países (a maioria deles dito desenvolvidos) o EUA é o que mais gasta com saúde. Gasta mais que o dobre em internação e remédio que a média dos outros 29 países. E olha, em teoria, o país não financia a saúde pública (mas dependendo da situação você pode ter o auxílio do governo para custear sua saúde- o madcaid). O custo da saúde é tão alto que muita gente não se cuida mesmo, atrasa os tratamentos e promoção de saúde é mito por aqui. O custo é alto porque você tem acesso a 1000 exames e os médicos (aqui é minha opinião) são treinados para tratar exame e não gente. Veja bem, resultados de exames são essencias, mas sem uma história clínica não serve de nada, é um mero pedaço de papel. Ah, então os americanos gastam tanto com saúde que só vivem no hospital?" Não, ele só vão quando estão bem ruins mesmo, é o que diz o relatório. O número e o tempo de intermento são os menores dentro desse grupo de países. E por aí vai, de ruim a pior. Então estou desculpada pelo mau humor?

E para terminar, uma piadinha:
"Prencha esses dois formulários e me ligue pela manhã"
Ps: Eu entendo que os médicos precisam que a gente assine e preencha mil coisas para se protegerem de processos. Os bichinhos, assim como todo o resto da equipe de saúde, passa 50% do tempo preenchendo papel. Glamuroso, né?


Imagens daqui: http://www.cartoonstock.com/directory/m/malpractice_insurance.asp
                          http://www.thehealthculture.com/

15 comentários:

  1. Decepcionante.

    Lorna, eu só me chateio com a saúde nesse país. Por isso fui um check up poderoso antes de vir p cá, mas é vivendo com medo de precisar ir prum médico viu?

    Chato mesmo!
    :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiz o mesmo, mas já são 2 anos e tem um exame que a gente precisa fazer anualmente né? Mas estou torcendo para encontrar um bom clínico.

      Excluir
  2. Lorna é bem por aí mesmo! E olha que se for uma coisa que vc precisar ir ao centro de emergência do hospital mesmo tendo plano de saúde então, pode esperar de molho umas boas 2hrs no mínimo.Vc foi em cima:se não estiver morrendo, eles não tem pressa pra lhe atender.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na emergência tem uma enfermeira fazendo a triagem e quanto menos grave for o seu caso, mas voc6e espera. Eu sei bem o que é isso. Tive um problema sério de alergia, com muito sangramento que gerou uma sinusite. Esperei tanto para ser atendida que desisti, mas aí, meu marido usou sua influência e um colega me atendeu (feio falar isso, mas eu precisava da lavagem e do corticóide)

      Excluir
  3. Aff Lorna que coisa, bem eu nunca precisei gracas a Deus + meu marido que precisou e deu tudo certo, além do detalhe que mesmo com plano de saúde a gente pagou um valor bem pequeno por tudo + pagou :9... bjs e

    ResponderExcluir
  4. Lorna, mesmo com um problema renal eu não consegui atendimento com nenhum nefrologista. O clinico geral é que determinou o tratamento. As contas chegam aos montes em casa. Não estou nem um pouco feliz com o tratamento. Mesmo bebendo litros d'água continuo tendo colica renal. Segundo a médica, ela não sabe o que causa isso. Acredito que com o dinheiro que deixamos no consultório, ela deveria descobrir.

    Quando for au Brasil, vou fazer todos os testes lá.

    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pipa, quando estava escrevendo o post lembrei de você da Nani, que já reclamaram. Espero que você consiga resolver esse problema chato e doloroso

      Excluir
  5. Pensei que marcar consulta pra daqui a cinco meses só seria coisa do Unimed aqui no Brasil...rsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá vendo? Aqui é ruim tb e pior é que o seu médico nem olha para você e nem sempre resolve a situação. Sinceramente, o sistema de saúde daí é melhor, pelo menos pra mim.

      Excluir
  6. Lorna, Gracas a Deus eu ainda nao precisei do sistema de saude aqui! Minhas colegas de trabalho que tem filhos reclamam muito! Todas me falam a mesma coisa que voce disse acima... alem de muito caro, o atendimento e pessimo... Espero nao precisar!!! Super beijo!

    ResponderExcluir
  7. Engraçado como os filmes e seriados que vemos por aqui não retratam nada disso... Cadê o Dr. House, minha gente????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas Pá, tipo Dr House tem sim, Aqui na UAB mesmo, tem aos montes. Mas repare que o paciente está quase morrendo. A dificuldade aqui é quando você quer um exame de rotina ou tem um problema de saúde que não precisa ser internado, sacou?

      Excluir
  8. Ai Lorna, welcome to my life. haha. Eu amo os EUA, amo morar aqui, mas se tem uma coisa que eu ODEIO, que eu tenho total desprezo por eh o sistema de saude daqui. Eu sou revoltada com como as coisas funcionam aqui. Eles tem a tecnologia avancada mas o knowledge que eh bom parou na porta do C* como diz meu pai hahaha. Afff... Sim, seu marido eh excecao porque eh brasileiro, tem coracao. Entao vai ser um medico otimo. Garanto. O medico de Aline tb. Ateh hoje nao descobriram o que eu tenho. Viram que tive mononucleose mas que foi no passado e nao recentemente. Ou seja, nao tenho a minima ideia do que tenho. Soh espero saber no Brasil tb.

    ResponderExcluir
  9. Minha querida, já me cobraram mil dólares por dois pontos no dedo que cortei. Quando eu falo para os brasileiros que por pior que seja o SUS e os planos de saúde brasileiros, eles ainda são melhores do que os americanos, o povo não acredita.

    ResponderExcluir
  10. Lorna e companheiros (ras)
    Tudo o quê vcs disseram sobre a saúde nos US tem no seriado House: Filas, custo alto e médicos insensíveis, a começar pelo próprio House, que só trata os casos que ele acha serem interessantes, não se importando se os pacientes morrerem e sim descobrir a cura para a doença.Quem quiser saber mais sobre isso veja o documentário SICKO (SOS Saúde no Brasil) do premiado Diretor Michael Moore. Vale muito a pena. Outra coisa que é ruim e se não me engano vc já falou e o ensino público, tema de outro documentário: Waiting for Superman, não sei o nome em português.
    João

    ResponderExcluir

O que você acha disso?