Páginas

03/04/2012

Como fazer pós graduação nos EUA: GRE

O GRE é um teste muito chato. Ele literalmente rouba tempo de vida!


Vamos lá, o teste é dividido em 3 etapas:

Redação: são 2 redações. Na primeira, eles dão uma frase e pedem para você concordar ou não, dar exemplos e explicar os motives da sua posição. No site, voce encontra os 250 modelos de temas da redação e tem muitos temas parecidos. Vale lembrar que a redação deve ser escrita no modelo Americano, ou seja, com 5 parágrafos. Na verdade, esse é o ideal. Na segunda redação você terá que criticar um parágrafo. Na minha opinião, muito mais fácil. Você tera 30 minutos para ler, criar e corrigir cada redação.

Verbal: essa sem duvida eh a pior parte. Cai compreensão de texto (em torno de 4 a 6 textos, dependendo do tamanho, por seção) e a pior parte: o vocabulário. Não á qualquer vocabulário, é uma “lista” de palavras que nem os americanos conhecem/usam. E aqui eu não estou brincando, é sério mesmo, são palavras estranhas até para os nascidos aqui. Existem livros com as listas de palavras (eu usei o word smart GRE), Esse livro aqui tem uma lista de quase 700 palavras e é fundamental você saber o máximo que conseguir. Além disso, saber o significado dos prefixos ajuda horrors na hora de chutar (acredite, você não saberá responder todas as questões). Além dessas palavras, nós estrangeiros precisamos conhecer outras palavras já conhecidas pelos americanos e que não conhecemos. Então, tem de fazer muita questão mesmo e decorar os significados das palavras. Parece fácil? Nao é! Para mim decorar já é um martírio, mas ainda tem o sentido da palavra que dificulta o negócio. Por exemplo, beautiful e handsome tem o mesmo significado, mas são usadas em contextos diferentes, então nao é “só” saber os significados, tem de saber em que situação aplicar. Tem algumas palavras derivadas do latim que são fáceis para a gente, mas tem muito falso cognata também. Dessa lista, uma palavra que me marcou foi “catholic” e não, não significa católico, porque inicia com “c” minusculo, significa diverso, abrangente.

Matemática: Para mim a melhor parte. O assunto nao é dificil. Tem de relembrar as fórmulas, praticar as questões. Você tem acesso a calculadora na tela do computador e tudo. O problema é manejar o tempo.

Eu vi no youtube americanos dizendo que se você nao precisa relembrar os conceitos de matemática, 2 meses seriam necessários para se preparer para a prova, porém, sendo estrangeiro e precisando relembrar a matemática acho que são necessários 4 meses . Eu me programei para estudar 4 meses, mas acabei tendo que adiantar a prova e tive 1 mês e meio de preparação. Na verdade, comecei a pegar de leve os livros antes, mas como não tive consistência nos estudos, nao conta. Se eu puder dar uma dica, essa seria a primeira: se planeje para estudar constantemente. Como essa prova é muito decoreba, ficar sem pegar o material por dias é inviável. Não tem neurônio que faça memória sem consistência. Outra dica, enquanto você vai decorando a lista de palavras e estudando os conceitos matemáticos, vá fazendo questão! Primeiro porque ajuda na memorização e segundo porque você vai pegando o ritmo da prova. Não deixe para fazer as questões depois de ter decorado as palavras, vá fazendo tudo junto e misturado.


Eu usei todos os livros que consegui pegar na biblioteca. Como sou deficient na arte do decoreba, preciso praticar para fazer memoria. O livro que mais gostei foi o Kaplan:

New GRE 2011-2012 Premier with CD-ROM (Kaplan GRE)

Mas acho que a quantidade de questões são insuficientes, então peguei vários outros. Esse do Kaplan tem um CD com questões. O que eu achei fundamental porque a tela é igual ao do teste e você pode aprender a dividir o tempo. O que para mim foi a maior dificuldade.

 Ah, o bom é que o resultado sai na hora. Quer dizer, a redação sai depois, mas o que as universidades mais valorizam sao as outras 2 sessões. Então você já sai da prova feliz e contente (eu acredito nisso!)

15 comentários:

  1. Eita Lorna... É meio como estudar pra concurso no Brasil, né? Minha irmã mais velha estudou por 3 meses sem parar. Praticamente parou de viver e passou facinho, facinho!
    Acho q esse é o segredo mesmo. Estudar firme, se esforçar.
    Espero que vc tenha conseguido passar.

    Beijo gde!

    ResponderExcluir
  2. olá, não sei se você saberá esta informação, porém gostaria de saber se é factível estrangeiros entrarem para residência em neurocirurgia nos EUA, já li que é praticamente impossível, você saberia me dizer?

    ResponderExcluir
  3. Thaís, na verdade é mais difícil de entrar em qualquer área de cirurgia como residente aqui nos EUA. Não tem nenhuma regra que impeça o candidato estrangeiro de ser um residente, mas na prática, parece que é mais difícil (segundo a opinião dos residentes aqui). No entanto, aqui na UAB são 3 estrangeiros (numa turma de 18 residentes) em neurocirurgia e 4 estrangeiros (numa turma de 18 residentes) em neurologia. Então, talvez isso de ser difícil entrar como residente na área de cirurgia seja só uma impressão.

    ResponderExcluir
  4. GRE: uma das provas mais pentelhas que existem na Terra. Fato.

    ResponderExcluir
  5. Boa sorte, que tudo corra bem. Dedos cruzados

    ResponderExcluir
  6. Boa sorte, Lorna!!!! Já saiu o resultado? Nos conte como foi ou como está sendo!

    Perserverança e força, você vai conseguir!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  7. Ainnnn ja tentei a prova duas vezes e n consegui! Tenho que tirar acima de 300 (301) e tirei 293 na ultima! Quase dobrei a pontuacao de matematica mas a verbal continuou a mesma coisa! Aonde vc conseguiu acesso aos livros?!?! estou desesperada, confesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leila, eu comprei os livros e peguei outras versoes na biblioteca aqui. Pois eh, essa prova eh muito ruim para estrangeiro!

      Excluir
  8. Você acha que uma rotina semanal de 9 horas por 5 meses é suficiente?
    Estou nervosissima! ;/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia, eu não separei um tempo específico para estudar, como trabalho meio período e meus horários são flexíveis, eu estudava quando dava. O que eu fiz foi um planejamento dos assuntos que deveria estudar, então eu tinha que dar conta das coisas toda semana. Matemática eu estudei certinho, fiz umas redações também, mas a parte de decorar as palavras (e seu uso) eu fui fazendo a toda hora do dia. Exemplo, eu fiz uns bloquinhos com cada palavra e exemplo de uso. levava comigo pra tudo que era canto, quanto tinha tempo livre, lia algumas. Assim, enquanto esperava meu marido sair do trabalho ou na sala de espera do médico, eu estava aprendendo. Antes de dormir eu ficava na cama revisando algumas palavras. Depois de estudar bastante as palavras, eu comecei a fazer os exercícios também. Boa sorte no GRE!

      Excluir
  9. Gostaria de saber se o GRE feito no Brasil em Portugues, vale para tentar entrar em uma universidade dos EUA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O GRE é aplicado em várias partes do mundo, inclusive no Brasil e sim, ele é aceito pelas universidades daqui, no entanto, a prova é em inglês, tendo em vista que essa é uma das funções da prova: saber se o candidato conhece a língua mais acadêmica mesmo.

      Excluir

O que você acha disso?