Páginas

21/03/2012

Das diferença culturais

Meu marido tem um montão de colegas de outros países o que faz dessa jornada esse lado do mundo mais interessante. De todos (são poucos) os amigos deles, o que eu eu mais gosto é um casal (então são 2 pessoas, né Lorna?!) de indianos. Eles são alegres como os brasileiros, são sem cerimônia também, são muito atenciosos, fofos  etc. Aí né, esses dias fomos assistir um filme e jantar na casa deles. Posso ser sincera? Não sou muito fã de comida indiana. Tudo tem gosto de pimenta. De muita pimenta. Bastante pimenta. Muita, muita pimenta entenderam? Mas marido adora, aí, acabei descobrindo as sopas indianas que não levam pimenta e são simplesmente divinas!

Voltando ao assunto do post, eles prepararam um jantar tipicamente do sul da Índia. E isso já foi muito fofo sabe porquê? Porque em novembro, eles estavam lá em casa e eu comentei com Anita que minha irmã morria de saudades da comida do sul da Índia, na hora de preparar o jantar, ela lembrou dessa conversa que tivemos meses atrás. Fofo, né? Além disso, eles fazem a comida separada para a gente, quer dizer, para mim, com "pouca" pimenta (eu bebo 2l de água, porque para meus padrões, é um absurdo de apimentado). Bom, é muito legal esse tipo de jantar. A gente aprende sobre a comida, aprende novas técnicas de como comer. É uma delícia! Tudo novo. Fora claro,a  decoração da casa, eu sempre quero saber o que significa isso e aquilo. Fala sério, melhor que isso, só viajando para Índia mesmo. Depois teve a sobremesa, que foram uns bolinhos feitos de nata, com pistache e um caldinho que leva leite condensado. Delícia! Bom, admito que a textura do bolinho de nata é borrachudo. Sabe aquele barulhinho, que faz em contato com o dente? Nhec, nhec. Pois é, dá um pouco de "ginge" no começo, mas é uma delícia! Eu repeti!


Bom, levamos para o casal, guaraná Antártica e um ovo de Páscoa. Daí, fiz questão de explicar o que significava o ovo. Depois de tanta comilança, eles resolvem pegar o ovo e aí foi nossa vez de explicar o que fazer. Já pensou? Eles não sabiam como abrir, não sabiam como comer, do mesmo jeito que a gente não sabia fazer com a janta. Adoro esse intercâmbio cultural! Eles gostaram tanto, tiraram mil fotos com o ovo. Pareciam duas crianças quando descobrem um mistério. Pareciam comigo quando descubro algo! Ele ofereceram o ovo, eu não aceitei porque né, comprei para eles (o que é mentira, já que eu não deixo passar chocolate por conta de educação nenhuma, na verdade eu tenho uma cisma com o chocalate do ovo de Páscoa, acho ruim). A única coisa ruim da noite, foi a escolha do filme: um médico deixa a esposa sozinha em casa porque o pager dele toca e ele precisa ir para o hospital, daí ela é assassinada e ele preso. No dia seguinte, marido estaria de plantão, pense aí no meu medo?

8 comentários:

  1. Deve ser muito bacana esses jantares mesmo, quando comecei a ler o texto já sabia que seria sobre os indianos... no Brasil sempre gostei de receber aqui nao temos amigos :( ... quando eu fui ao Brasil ano passado trouxe ovos de pascoas pro povo da empressa do Mow, aqui eles nao tem, todos adoraram... Lorna meu segundo post no Colombia Travel saiu quando puder dá uma passadinha por favor !!! bjs http://www.colombia.travel/po/official-bloggers/entry/mikaelly-pessoa-de-castro-almeida/hacienda-el-paraiso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mike, eu tive sorte de fazer amigos brasileiros aqui e só agora, quase 2 anos depois, estou fazendo amigos de outros lugares.
      Olha, já tinha ido lá. Vi o lago verde e nesse calor, deu uma vontade enorme de mergulhar, mas não tenho conseguido comentar em boa parte dos blogs, independente do computador que use...

      Excluir
  2. Lorna! Se voce que e baiana acha a comida deles apimentada, imagina eu paulistana desse jeito???
    Muito legal a diferenca de culturas, conhecer o novo! Melhor que isso so indo ate o pais mesmo!
    Confesso que a comida indiana nao me atrai em nada! So o cheiro do curry ja me enjoa...
    Mas achei fofo da parte deles preparar tudo isso... e voces retribuiram com coisas brasileiras... very nice!
    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nina, eu sou uma baiana fajuta, tudo aquilo que voc6e aprendeu sobre o baiano, não serve para mim. Eu sou a exceção da regra, sabe? Nunca comi pimenta nem comida apimentada. Na verdade, detesto, mas aqui, tenho aprendido a pelo menos comer :).

      Excluir
  3. Lorna amiga eu tinha colocado o link errado no meu blog, tava o link da outra brasiliera + a Colombia agradece assim mesmo rsrsrs...

    esse é o lik do meu post http://www.colombia.travel/po/official-bloggers/entry/mikaelly-pessoa-de-castro-almeida/hacienda-el-paraiso

    eu tô seguindo pros 2 anos aqui tomara que papai do céu me dê de presente algum amigo nem precisa ser brasileiro rsrsrs... bjs e valeu a visita no blog !!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei! O intercâmbio cultural é mesmo um dos pontos fortes de se morar no exterior.

    ResponderExcluir
  5. Lorna, amei o texto, a troca de cultura é muito bacana mas, tenho que dizer que ri com o final do texto. Poxa alugar um filme que a esposa do médico morre assassinada não foi uma escolha feliz.

    Beijos
    Pipa

    ResponderExcluir
  6. Adorei Lorna!!! Agora deu saudade dos meus amigos indianos... Nesse fds um dos meus melhores amigos vai fazer um jantar (claro que indiano) p algumas pessoas da minha família.
    Sempre falei o mesmo q vc, os indianos são muito parecidos com os brasileiros por serem alegres, especialmente numa mesa cheia de indianos, eles gostam de fazer piadas uns com os outros e qnd vc vira amiga de verdade, fazem o mesmo com vc :). Acho lindo!! :)

    Beijão

    ResponderExcluir

O que você acha disso?