Páginas

22/09/2011

Biblioteca por essas bandas

corredor da biblioteca de Hoover
Fachada da biblioteca de Hoover
Super diferente das que tinham (têm?) em Salvador! Aqui as bibliotecas têm programas específicos para crianças pequenas, adolescentes e adultos. Têm mostra cultural de diversos países, vários programas e projetos, sucesso! As bibliotecas aqui são super arejadas, excelentes para estudar (para pessoas como eu que têm dificuldade em se concentrar em casa, vão para as bibliotecas) e cheias de livros (novos e velhos).

cartão
Fui apresentada a uma biblioteca por uma amiga que tem uma filhinha. Ela precisava de um livro e lá fui eu. Ela me mostrou o programa que a filha participa: as crianças vão vestidas de pijaminha (é de tardinha), tem contador de história, um lanchinho e pronto. Muito legal! Depois desse dia, eu vivo lá (ou vivia, já que estou sem a carteira de motorista). Para pegar um livro, você precisa fazer uma carteirinha (free) que permite que você pegue livros nas bibliotecas públicas de todo county (21 cidades no total).

Contador de história
 Eu frequento uma menorzinha, mas toda de vidro, com espaço para estudar fora, uma fofura.Porém ela é bastante frequentada por crianças e as vezes falta silêncio. A outra que vou fica em Hoover e é gigante. Tem uma parte separada para crianças, uma para adolescente, e muita partes para os adultos. Essa é recheada de livros.


Vetavia Library
"caixa" para retornar os livros
Para procurar os livros o processo é o mesmo que no Brasil, você usa um computador da biblioteca (que pode ser usado para digitar trabalhos, internet), vê se o livro está lá, anota  os números e pronto. Alugar um livro é o mesmo processo que no Brasil, mas aqui existe a possibilidade de fazer o checkout sozinho também. Você vai na maquininha com seus livros e pronto. Agora, se você quer um livro que está em outra cidade, é só acessar sua conta, achar o livro, reservar e dizer que quer buscar na biblioteca X (uma mão na roda!). Quando o livro chegar, você recebe um email e vai buscar na parte de "encomendas". O livro está lá bonitinho com um adesivo gigante com seu nome. Para entregar, você escolhe qualquer biblioteca e deixa lá. Mas nem precisa entrar no prédio, tem umas caixinhas específicas para a devolução (que pode ser tipo drive-thru ou essa da foto). Renovar o livro é pela internet e pagar a multa (caso você esqueçaa data), também é pela net.


Nessas bibliotecas você pode alugar DVD (paga uma taxa) e tem um cafeteria/lanchonete para matar a fome de comida também. É muito legal, um lugar ótimo para desestressar, para estudar, ver gente e pronto.

8 comentários:

  1. Menina é verdade, as bibliotecas aqui são ótimas, aqui nós não pagamos taxas para videos, é gratuito. Os programas das bibliotecas são ótimos.
    Eu sempre frequentei bibliotecas, mas aqui é uma experiência totalmente diferente, o incentivo a cultura é muito maior que no Brasil infelizmente...
    Adorei a sala de vidro, que charme!

    ResponderExcluir
  2. Pipa, a biblioteca de Vestavia fica "dentro da floresta" como eles dizem e todas as salas são daquele jeito. Ela é bem acochegante :)

    ResponderExcluir
  3. Adorei o layout novo do blog! Tá bem clean, bem Calvin Klein! rs.
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  4. Seria fantástico se tivesse uma rede de bibliotecas dessas no Brasil. Aqui na minha cidade (interior de SP) é a biblioteca é bem fraquinha, a maioria dos livros são resultados de doação, porque a Prefeitura não quer saber de investir em educação e cultura. Essa é a realidade da maioria das cidades brasileiras, infelizmente.

    ResponderExcluir
  5. Lu, voc6e como sempre um amor!

    Thais, uma pena mesmo. Eu amo as bibliotecas daqui e me sinto em casa.

    Reggie, thanks e seja bem vinda!

    ResponderExcluir
  6. Lornita....as bibliotecas dai arrasaram heim??? menina coisa linnnnnda.....as daqui tb tem filmes..e a locacao eh grates....mas pra mim amiga dá na mesma, alguns filmes sao Norueguês..eu loquei um tem uma semana...tô aqui preparando meu cerebro pra ver se entendo.....rsss AMORE BOM FIM DE SEMANA VIU??? XERINHO.....

    ResponderExcluir
  7. Agora vi seu post da Biblioteca! É tudo de encher os olhos, mesmo, não? Eu estou apaixonada pelo sistema daqui de Houston, que parece com o daí de Birminghan (e deve ser mais ou menos o mesmo em todos os EUA). Bom demais!!!

    ResponderExcluir

O que você acha disso?