Páginas

04/02/2015

A revolta da vacina

imagem daqui
Tem coisa que a gente não pensa muito a respeito né? Eu por exemplo, nunca pensei sobre vacina. A educação que a gente recebe nos Brasil é de que a vacina faz bem e tem de tomar. O governo libera o calendário, a gente vai lá, pega fila e pronto, "tamu" protegido.

Quando eu mudei, notei que várias pessoas falavam sobre a não vacinação. Aqui nos EUA há um movimento forte sobre isso. Quando entrei no mestrado de saúde pública, vi que há vários programas/pesquisa sobre o tema, porque o problema da vacinação é que dependendo da virulência, um número muito alto da população precisa estar vacinada, como é o caso do sarampo (90%). Aqui, a atriz, Jenny McCarthy, inclusive, por anos, disse que seu filho desenvolveu autismo depois de uma vacina (no ano passado, ela admitiu que não haveria ligação e que na verdade, o filho dela não teria autismo). Pensa aí, quanta gente não se vacinou por conta dela?!

Eu vi uma frase muito legal da Melinda Gates, mas não consegui achar para colocar aqui. A frase dizia que nos EUA, devido ao avanço da medicina, as pessoas tinham esquecido o que é ficar doente, sofrer e morrer de algumas doenças. Enquanto que em países pobres, as pessoas andam quilômetros para tomar vacinas, pois convivem com as doenças e sabem que a vacina faz bem.

O problema da falta de vacinação aqui é que os pais optam por não vacinar os filhos. Pior ainda, coloca-se várias crianças em risco, especialmente as menores de 1 ano. Só sei que a situação está tensa, de um lado os pró-vacina achando um absurdo pessoas que se dizem educadas optando por deixar os filhos e outras pessoas em risco. Já estão até falando no governo criar uma lei para que a vacinação seja obrigatória como é o uso do car seat (você percebe que a situação está tensa quando um americano exige que o governo se meta no problema). Por outro lado, os anti-vacinas acreditam que não há necessidade de vacina, que os sobrinhos não tomaram e estão bem (vale lembrar que muitas escolas exigem algumas vacinas). Aqui tem uma carta interessante de um pai p. da vida com as famílias que não vacinaram seus filhos e aqui outro texto.

Daí, o que aconteceu? No mês passado, um surto de sarampo. O CDC conseguiu identificar que as pessoas estariam ligadas a Disneyland e que a maioria delas não eram vacinadas. O que achei interessante foi que o surto aconteceu na Califórnia, um estado em que as pessoas tendem a optar por uma vida mais natural, sem muita química e tal (óbvio que estou generalizando, teve gente de vários estados doentes, mas foi algo que pensei na hora que ouvi a notícia pela primeira vez).

6 comentários:

  1. Essa questao da vacina aqui eu acho que e uma palhaçada, se pessoas que não querem vacinar os filhos tivessem escolas so pra eles e vivessem num mundo a parte, poderia dizer que e problema deles. Mas desde que viver em sociedade envolve todo mundo junto e misturado, vacinas devem ser tomadas e pronto, não acho justo outras pessoas terem a vida em risco por causa de um fresco. Mas vamos ver como essa historia vai acabar aqui.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POis é, estou tão pé da vida com isso porque iríamos para San Diego em junho, para terminar nossa viagem pela rota 1 com a Alice, mas agora, nem sei mais...

      Excluir
  2. Realmente esta acontecendo esse fenômeno nos EUA, li sobre isso no semestre passado. Otima sua citação da Melinda Gates, para mim retrata justamente a realidade do desse processo. O problema disso é que a vacinação não é algo individual. As pessoas que não vacinam esquecem que ao vacinar ela não esta somente se protegendo, como também está a seus vizinhos e à sua comunidade. Todo governo para erradicar uma doença trabalha com a proposta de Vacinação de Rebanho, ao qual se considera satisfatória, creio eu, acima de 95% da população estar vacinada. Estando essa grande parcela da sociedade vacinada contra uma determinada doença se cria uma barreira para a progressão da mesma em caso de reaparecimento, pois o agente tenderia a entrar em contato somente com pessoas protegidas e assim sendo não se espalhando. Eu entendo essa atitude desses pais modernos, contestadores ate por demais, como um absurdo para a saúde tanto de seu filho como da sua comunidade.
    M.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, vacinação é algo para, literalmente, todo mundo. Um saco isso.

      Excluir
  3. O surto veio da Disney da CA em virtude da aglomeração de pessoas no parque, e não porque os californianos tendem a ser naturebas. Já teve brasileiro vacinado que pegou sarampo na Disney da FL e a doença só se manifestou quando já tinha voltado pro Brasil. Foi o maior reboliço encontrar o pessoal do voo em que ele estava para monitorá-los e não espalhar sarampo por aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei, falei exatamente isso no post (não foi o pessoal da Cali que passsou adiante, foi a questão de um monte de gente junta, sem vacinação). Mas é um porre isso...

      Excluir

O que você acha disso?