Páginas

13/08/2014

O mundo segundo os brasileiros e das diferenças culturais que fazem pensar

Assim que cheguei aqui na Flórida, fiz a matrícula em um curso de gramática para estrangeiros. Antes das aulas começarem, tivemos um encontro com professores, coordenadores etc para que eles passassem informações pertinentes, como as rotas de ônibus, as regras em sala de aula etc. Um dos tópicos discutidos foram questões relativas a cultura americana. Por exemplo, eles falaram da questão do uso de desodorante, do uso apropriado do vaso sanitário (ele serve para sentar, não para ficar de cócoras), de que aqui se joga papel higiênco no vaso, de que assistir aula de short e camiseta é super ok. Eu achei sensacional!!! Tem gente que vem de culturas tão diferentes que esses pontos são desconhecidos. Especialmente a questão do desodorante. Tem gente que usa muitas roupas e nesse calor infernal, desodorante é importante....



Quando estou com gente de buracos diferentes desse mundão, sempre pergunto coisas. Óbvio que tudo começa com palavrão e eu já sei xingar em várias línguas (embora em italiano seja a minha versão favorita). Por aqui, a piada está relacionada com sunga, inclusive, esses dias teve um churrasco e um brasileiro estava usando sunga (por baixo do calção) e foi sensação de gente pedindo para ver, pode? Uma sunga fez isso...ahahahaa

Daí que descobri um programa da Band "o mundo segundo os brasileiros" e não consigo parar de assistir. Os brasileiros vão mostrando pontos das cidades que moram mundo afora e aos poucos eles trazem questões culturais. Por exemplo, no episódio de Dubai, um brasileiro contou os porquês dos muçulmanos preferirem comer de mão, não comerem porco e o motivo da mão direita estar associado a coisas boas e a esquerda é usada para limpeza. Eu achei sensacional!!!! Gostei muito do episódio no Quênia e claro, em Israel. Simplesmente maravilhoso isso de conhecer outros países a partir do olhar de um igual. Se tiverem tempo, joga no youtube e assiste. Já adianto que o problema não é só que o programa é viciante, mas especialmente que ele vai gerar uma urticária louca de querer viajar o mundo, então, cuidado!!!!

7 comentários:

  1. Eu adoro encontrar gente de outros lugares do mundo e aprender mais sobre outras culturas e tao gratificante e divertido. Eu ultimamente ja ando com urticaria de viajar, se ver esse programa entao to lascada...rs.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não assiste, dá muita vontade de conhecer o mundo.

      Excluir
  2. Oi, Lorna!

    Que bom que vc foi estudar e conhecer gente nova! Morri de rir com isso do desodorante, hahahahaha!
    Eu sou apaixonada por esse programa, passava na tv aberta e ainda bem que tb tem no youtube, porque ainda não vi todos os episódios! Realmente, dá uma vontade louca de fazer as malas e cair no mundo!

    Beijos!
    M.
    CaseiComOMundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, tem tanta cultura que não usa nada para proteger o "cheiro forte debaixo do braço" ....vpcê nem imagina o quão desagradável isso é :)

      Excluir
  3. já viu o de Berlim? É bom. Aí vc se anima pra vir pra cá. hehehehe
    bjs!
    Eve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, vi o de Berlim e né, vontade é o que não falta. Nossas viagens internacionais são marcadas de acordo com os congressos do marido e em jun/16 tem um congresso em Berlim. Oremos!

      Excluir
  4. Nossa Lorna e eu acabei escrevendo sobre sungas também. Aquele dia que fomos à praia eu estava de sunga por baixo mas nem tirei o shorts. Todos estavam de bermudas né?
    Vou assistir ao programa
    Bjs

    ResponderExcluir

O que você acha disso?