Páginas

14/03/2014

Porque que eu não vou sentir falta da burocracia do Alabama

cena 1- no "Alabema"

Marido precisou aplicar para a licença permanente do Alabama. Durante esses 3 anos e meio, ele tinha a licença temporária que era renovada anualmente em dezembro. O processo aqui é feito manualmente (tempo das cavernas!). Eles não entendem que meu marido não tem nome do meio e bagunçam a zorra toda. Alguns documentos tiveram que ser enviados 2 vezes porque eles perdiam os papéis. Fora que os documentos que chegavam, as vezes eles colocavam no cadastro certo do meu marido, as vezes no cadastro com o nome errado (isso a gente descobriu porque meu marido teve um insight e  explicou que as vezes o nome dele fica trocado, daí a funcionária percebeu que de fato havia dois cadastros para a mesma criatura). Alguns dos documentos solicitados são os mesmo, exatamente os mesmo que meu marido vem enviado ao longo desses 3 anos e meio. Depois das 15h, é difícil encontrar alguém trabalhando lá, se for sexta-feira então... Esse ano foi solicitada as digitais. Eles enviam um documento específico e o médico vai até a policia para que eles colham as digitais. O policial trocou os dedos e fez errado. Sério, a coisa mais fácil é tirar digital e o policial que foi treinado para isso, errou! Mas meu marido deu sorte porque o Board aceitava o formulário da própria policia, o colega dele teve as digitais rejeitadas (foi feito de forma errada e não batiam com o que o governo tinha cadastrado) e teve que viajar para resolver esse serviço porco! As impressões digitais são enviadas para um órgão do governo ter certeza que você é você e isso leva tempo. Aqui o Board só se reúne 1 vez ao mês. Muitas ligações e emails depois, documentos enviados e reenviados, a licença do meu marido foi aceita bem perto do prazo final. Isso porque ele começou o processo meses antes do prazo final.


Cena 2- na Flórida

O processo é eletrônico. Muitos dos documentos brasileiros eles aceitaram que viessem da UAB (que tem todos os documentos do meu marido), ou seja, não precisamos gastar dinheiro com traduções. Eles receberam o documento da faculdade do Brasil, do Board do Alabama, mas os documentos da UAB não chegaram (provavelmente devido aos 2 tempestades de neve). O que eles fizeram? Pediram que a UAB mandasse um fax com os benditos documentos. Também é solicitada as digitais, mas é feito eletronicamente em qualquer UPS perto de você, como eles fazem para tirar o passaporte dos americanos. O Board se reúne duas vezes ao mês. Eles começam a trabalhar as 8hs e só param as 17hs. Ah, a licença é renovada a cada 2 anos. Isso mesmo, DOIS ANOS! No dia da avaliação da licença do meu marido, eles descobriram que o Leo colocou a data errada de nascimento no cadastro. Eles mandaram um email logo cedo. Leo viu o email, ligou, eles explicaram como corrigir e ele corrigiu.  Se fosse em certos lugares, meu marido teria que aguardar até poder aplicar outra vez para a licença, mas com a correçao, os documentos dele voltaram para fila. Depois de todos os documentos corretos, a licença permanente de Leo foi aprovada no mesmo dia. 


Ps: na Flórida, a taxa do Board é quase 3 vezes maior que no Alabama, mas como a renovação é feita a cada dois anos, não fica tão diferente assim. Mais importante, pagar mais para ter um serviço de qualidade vale muito a pena!

Será que estou empolgada com a mudança?


Quer saber mais sobre como ser médico aqui nos EUA? Acesse mediconoseua.com 

9 comentários:

  1. Nossa, Lorna! Antes de ler seu blog não imaginava que o Alabama seria tão "atrasado" em alguns aspectos. Espero que Gainesville exceda as expectativas de vocês :)

    O Leonardo, seu marido, fez algum curso preparatório (Kaplan, etc) para os steps do USMLE? Fez muita diferença para ele? Estou começando o estudo focado em breve e ponderando as opções :) Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu marido não fez o curso, mas conhecemos um residente brasileiro aqui que fez e que aprova.

      Excluir
  2. Animo e apelido, e o bom que eu nao vou so ver outlet, disney, miami e whiska sache na Fla.

    ResponderExcluir
  3. Voce nao ta so animada pela mudanca deve ta e aliviada, ate eu ja to com raiva do Alabama com tanta burocracia e dificuldade.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahaha, aliviada é uma palavra super apropriada para a situação :)

      Excluir
  4. Olá, Lorna!

    Quanta diferença! Espero que a sua mudança seja mesmo pra melhor o que, pelo visto, já está dando sinais de que será mesmo!

    Menina, eu não sei explicar o tanto que detesto enrolação... e burocracia é a enrolação institucionalizada! Eu entendo perfeitamente quando vc diz que vale a pena pagar um pouco mais para se ter paz... Eu pago com prazer, sempre que posso!

    Beijoooooooos! Quero saber mais novidades!

    http://caseicomomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Lorna, tudo bem? Achei seu site por acaso hoje e apesar de ter mil coisas pra fazer, já estou aqui há meia hora.
    Meu nome é Maria Helena, sou residente de Dermatologia em Bauru-SP e adoro os EUA. Fiz interncambio de 6 meses no Kansas, depois passei mais 3 meses por aí e se pudesse (e meu dinheiro desse... Rs...) voltaria todo ano. Meu marido e eu morremos de vontade de passar um tempo por aí, e eu sempre considerei tentar revalidar o meu diploma e já havia feito algumas pesquisas sobre os steps, que acabei deixando de lado porque fiquei muito tempo estudando pra passar na Clínica, depois na Dermato (é, eu mudei de idéia depois da Clínica e fiquei mais um tempo estudando pra dermato...). Só que já estou na metade da minha 2a residência e realmente não gostaria de fazer outra! Rs... Só que li seus comentários dizendo que mesmo que eu revalide meu diploma, tenho que fazer residência nos EUA pra poder atuar. É isso mesmo? Não existe uma prova de título da especialidade? E é possível fazer residência sem ter terminado os 3 steps (li em algum lugar que seu marido ainda não tinha feito o 3o)? Ah, desculpa, mil perguntas. Agradeço se puder responder! Um beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para ser m'edico aqui, precisa fazer a residencia aqui, independente do que o medico estrangeiro tenha no curriculo em seu pais de origem. Existem alguns profissionais que fazem o fellow e sao contratados pelo hospital. Nesse caso, eles acabam obrigados a trabalhar nesse hospital. Eh tipo um arranjo, mas nao sei como eh esse processo.

      O step 3 pode ser feito depois do primeiro ano de residencia..

      Excluir

O que você acha disso?