Páginas

22/06/2013

3 anos de EUA e da saudade que vou sentir de Birmingham.



Esses dias, estávamos a caminho do hospital e marido diz com ar saudoso “daqui um ano e pouco, nossa paisagem vai ser outra”. Senti um frio na barriga, um frio bom. Mas não é verdade? Em julho de 2014, estaremos nos situando no nosso novo espaço. Marido estará preocupado com a prova de título. Vamos comprar móveis, renovar os sonhos. Coisa boa!

Fiz 3 anos nos EUA e comemorei no Brasil. Nossa, pensando na mudança, comecei a sentir saudade de Birmingham, vocês sabem, eu reclamo mas vou sentir falta do..... da.... hum.... vejamos ....zzzzzz. Fora alguns poucos amigos e minha chefe, vou sentir falta de nada desse lugar tenebroso. Minha sorte é que minha memória é péssima e sei que depois de um tempinho, vou esquecer esse período aqui.
Falando nisso, marido já fez algumas entrevistas e já escolheu 2 possíveis lugares (ele cancelou o restante das entrevistas, porque segundo ele “não tem como ser melhor que esses dois programas”).  A responsabilidade de escolher o lugar é minha, assim ele disse. E nossa, que difícil!!! Tipo, muito difícil mesmo. Não quero errar. Não posso errar!

Imagem daqui acompanhada de um aposia que descreve bem meu momento
 Um lugar é no norte, cidade grande, com metrô e transporte público, cara e muitíssimo fria! O outro lugar é no sudeste, “perto” da praia, mais quentinho, mas muito pequeno.

Em um dos lugares, precisaremos fazer muitas contas e rebolar para esticar o dinheiro. No outro lugar, vai sobrar um pouquinho para fazer viagens.

NENHUM DOS DOIS TEM PLANTÃO NOTURNO E FINAL DE SEMANA É DIA DE FOLGA!

Em um dos lugares, marido sai com mestrado em pesquisa clínica, mas ele trabalhará sozinho (sem nenhum colega, todos os dias, por 2 anos). No outro lugar, todos os dados dos pacientes fica em um banco de dados infinito para pesquisa e eles preparam os fellows para coordenar centros quando se formarem (o pessoal se forma e vira diretor de centro, massa né?).

Em um dos lugares, o tom é mais formal. No outro lugar a galera é mais “ninhuma”.
Ambos os locais são reconhecidos como centros de excelência.

Em um lugar, marido já tem um médico conhecido para acompanhá-lo (para quem tem doença autoimune, isso é bem importante e dá tranquilidade), em outro lugar não.

Em um lugar eu poderia comprar uma casinha (não que vá comprar, porque vamos ficar só 2 anos) ou alugar uma casa grande com um quintal ótimo, no outro lugar vai ser difícil achar algo com máquina de lavar dentro. 

Em um lugar posso visitar meus primos no Canadá de carro, no outro lugar tem promoção para tudo que é canto e fica perto de Salvador.

Marido disse que ficará contente em qualquer um dos lugares. Eu não sei o que quero, estou tentada a escolher a cidade menor pela possibilidade das viagens e de outras coisitas, mas tenho receio de perder a oportunidade de morar na cidade grande. Além do que, estou bem empolgada para ter a experiência de viver 5 meses com neve. Só serão 2 anos e eu tenho até setembro para escolher junto com o Dr meu marido em que buraco iremos nos enfiar. Escolher é meio ruim porque o impacto dessa escolha será vivido por muito mais que 2 anos, no entanto, estou amando saber que ano que vem, nessa época, estaremos arrumando as malas e sonhando com tudo de melhor.(Acredite que eu já tenho a pose da minha última foto por aqui)

Ps: talvez eu sinta saudade daqui sim, se for para um lugar muito frio, se for para um lugar muito quente, se estiver parada no meio de um engarrafamento, se tiver que limpar neve, se minha casa for minúscula etc. Só mudando para saber, talvez eupasse a gostar mais e valorizar B’ham depois da mudaça.

22 comentários:

  1. Ih, "minha nêga", não sei se sou a melhor pessoa pra te dar uns "toques", não. Mas, eu tentaria a cidade grande, porque vc já viveu 3 anos no interior, né? E, fia, de interior já deu. Além disso, vai que na cidade grande vc tem mais oportunidades de fazer cursos, conhecer pessoas, trabalho, etc etc etc? Sao só dois anos. Vao passar tao rápido, verá. :)
    doença auto-imune? perdi algo? email-me!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nêga, o problema é que nessa cidade pequena, que nem é interior, mas sim uma cidade de veraneio, tem o curso de doutorado dos meus sonhos, mas falta outras coisas...veremos. Oxe, eu tinha te falado do problema de saúde do Leo, vou mandar outro inbox :)

      Excluir
  2. Ai Lorna!!!! Então tu ja tem uma ideia para onde vai!!!!
    Isso é muito muito excitante! Eu to super animada e n tenho nada a ver com isso! Huahauahauahaha
    Pense que na cidade grande tu vai poder arrumar emprego com mais facilidade! Mas na cidade pequena tu vai ter quintalzao, né?! Ai ai ai
    Boa sorte! Que Deus abençoe. Que vc saiba q a escolha não é sua. Fale com Deus pq se vc for na direção DELE, vc vai p lugar certo!

    Beijo!!!!
    Com carinho,
    Rebis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica animada mesmo! De tanto acompanhar eu meu mimimi, você tem direito a ficar contente também. É, estamos tentando ouvir o que Ele separou para nós :)

      Excluir
  3. Pelo que entendi, tanto um quanto o outro será excelente para a carreira dele.... agora é decidir o que é melhor para a sua...
    mas, ó, sou suspeita pra falar de neve... ADORO DE PAIXÃO!!!! rsrsrs

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia, eu gosto de neve nas férias, mas amo sol o ano inteiro. Como só são 2 anos, vale tentar algo diferente. Além do que, quanto mais longe do Alabama, melhor!

      Excluir
  4. Eu sei que não tem relação com o post, mas eu fiquei sabendo que os EUA estão passando por uma reforma no seu sistema de saúde e infelizmente me disseram que os salários dos médicos poderiam ser cortados em 30%,isso é verdade?
    Ah! Parabéns pelo blog, ele tem ajudado muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei se seriam 30%, mas o obamacare trouxe essa discussão mesmo. Na verdade, não seria o salário que diminuiria e sim os repasses por procedimento. Ainda está em discussão, vamos ver no que dá.

      Excluir
    2. Mas como o seu marido e consequentemente a comunidade médica se sente em relação a isso? Desculpe a pergunta, mas seria bom a opinião de quem está convivendo com essa realidade. Cada dia está mais difícil se manter otimista em relação a medicina, principalmente aqui no Brasil, situação essa que você já escreveu, muito bem por sinal, no seu Blog.

      Excluir
    3. Maria, falei com meu marido e ele disse que tem muito procedimento sendo cortado em 30% mesmo. Ele disse que a academia de neurologia está se mobilizando para que esse valor de corte seja menor e ele imagina que isso deve estar acontecendo nas outras especialidades médicas também. O problema é que para continuar com a licença aqui, o médico precisa de cursos, atualizações e opiniões positivas dos pacientes. Isso tudo custa caro, fora a dívida inicial que gira em torno de $200 mil quando o médico termina a residência aqui. Espero que eles se resolvam. De qualquer forma, meu marido acha que é melhor ser médico aqui, mesmo ganhando "pouco", a qualidade de vida aqui é muito melhor.

      Excluir
    4. Olha antes de tudo obrigada pela atenção e paciência que você está tendo...
      O quanto um neurologista, por exemplo, ganharia em média ? (eu sei que isso é imprevisível, mas é só para ter uma ideia).

      Excluir
    5. Segundo o madscape, o salário inicial do neurologista (acabou a residência e vai trabalhar) é de 180 mil dólares/ano (mais bonus e mais os ganhos por procedimento). Mas isso varia muito, meu marido recebe oferta de emprego que chega a 350 mil/ano. Eu acho que depende muito da região, se você quiser ficar em NYC, como tem muita gente querendo ficar lá, o salário deve ser menor, por exemplo. Talvez, você não ache 180 mil dólares/ano muito, mais hoje ganhamos menos da metade disso e vivemos bem.

      Excluir
    6. Você me ajudou bastante. Obrigada Lorna.

      Excluir
  5. Eita decisao dificil. Se a cidade grande fosse Boston eu nao pensaria duas vezes, haha. Mas ao mesmo tempo, se o lugar pequeno fosse em North Carolina eu iria na boa tb, teria que me dividir haha.
    A cidade grande provavelmente tem voos diretos pro Brasil tb, e se nao foram diretos, tem com uma escala e por ser cidade grande (e se for no lado northeast) tem a possibilidade de encontrar passagens com desconto, onde eu moro nao tem, eh um saco, caro demais.
    Mas olha, concordo com Claudia Kazete, sabemos que os dois lugares trarao beneficios a seu marido, mas e pra voce? Acho que uma boa seria voce comecar a pesquisar em sites empregos, cursos e coisas que voce se interessaria em fazer nas duas cidades pra ter uma nocao. Voce ja experienciou viver numa cidade "pacata", se a decisao fosse minha iria tentar experienciar o ooosto. Quanto a tamanho de casa, sim, com o cachorrinho agora eh algo para se pensar, MAS... por outro lado, morando num lugar pequeno numa cidade grande que ofereca opcoes de lazer e entretenimento ira compensar a moradia pequena. Mas se morar num local pequeno sem muita coisa pra fazer com uma casa grande, what's the point se voce vai cansar de ficar em casa? Agora, se estiverem planejando ter um baby neste periodo aih a casa maior num local pequeno e calmo seria o ideal... realmente decisao dificil a sua. Se eu soubesse os locais diria na HORA qual eu escolheria ir. haha. Fico que nem louca todos os dias pesquisando locais nos EUA que eu gostaria de morar quando sair desse buraco. Agora uma pergunta... por que apenas 2 anos? Eh o tempo de contrato do marido, ou eh o tempo que voces pretendem ficar nos EUA? Se for soh tempo de contrato e voces ainda planejarem em ficar por aqui por mais algum tempo, NAO vejo porque NAO comprar uma casa (se for no lugar pequeno com precos acessiveis pra voces). Seria uma otima, assim voces nao desperdicariam dinheiro com aluguel, estariam investindo em algo de voces e depois, no futuro poderiam vender e comprar algo no lugar que decidirem ir.
    Nao estou tentando fazer voce ficar louca, muito menos escolher por voce, apenas "jogando ideias" :)
    Estou super empolgada por voces!!!! hahaha
    Beijinho Lorna!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não é Boston, é mais pro norte, digamos assim.
      Eu nãoestou pensando em trabalhar, mas em estudar, fazer o doutorado porque se a gente decidir ficar aqui, vou precisar de uma formação para poder trabalhar. As duas cidades têm bons programas e a cidade pequena tem o programa dos meus sonhos.
      Sobre os 2 anos, meu marido terá um contrato de 2 anos com o hospital, quando terminar o treinamento, a gente vai decidir se fica ou se vai. Se a gente ficar, por conta do visto, ele não pode aceitar emprego em qualquer lugar, tem vagas específicas para o tipo de visto (normalmente em cidades pequenas ganhando absurdamente mais que um médico em cidade grande, nessa época, faremos nosso pé de meia).
      Eu também estou gostando desse processo de escolha :)

      Excluir
    2. Nossa, mais pro norte que Boston? Entao eh frio mesmo. haha. Eu amo frio entao pra mim nao seria problema. Mas entendo Lorna. Se tem o programa dos seus sonhos na cidade pequena, entao ja eh um PONTO positivo a mais, e se vai ganhar mais ainda, por que nao?
      No meu caso, a minha escolha (com relacao a onde eu quero morar quando sairmos de Farmington), eu quero uma cidade pequena e tranquila que fiquei entre 30 e 60 minutos de uma cidade grande (de acesso facil), onde eu possa ir quando quiser e tiver vontade, tem que ter o elemento "agua", ou uma casa com piscina, ou algum lago por perto que eu possa andar de caiaque, ou que seja proximo a uma praia bonita. hahaha. Marido soh ri quando comeco com minhas exigencias. hahahaa

      Boa sorte na escolha Lorna!!!
      beijinho

      Ps. Achei que esse comentario nem tinha ido. Achei que tinha dado pau na pagina no dia. hahahah

      Excluir
  6. Mudancas as vezes assustam pelo impacto que causam na nossa vida mas elas sao boas pra dar um renovada nos ares e dar uma sacudida na vida da gente no bom sentido. So de saber que tem duas otimas oportunidades pra seu marido em cidades "melhores" ja e uma boa noticia. Continuo torcendo por voces e doida pra saber sobre suas aventuras no novo lugar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Puxa que difícil...
    Se fosse eu, acho que eu começaria a pensar quais as coisas que me fazem feliz e quais as coisas que eu não suporto. Por exemplo, eu não suporto trânsito, poluição, sujeira, etc... Se a cidade for grande (já sei qual é tá?) pra mim teria que ser, pelo menos, limpa. Eu gosto de sossêgo, tranquilidade, natureza, etc.
    Depois de viver a minha vida inteira em São Paulo, não desejo isso pra ninguém. Mas entendo que "esse" lugar, não é um lugar qualquer né? É a capital do mundo...
    Mas na outra tem a UF! Olha, agora até eu to confuso :/
    Pesquise, pesquise, pesquise!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois não é, o negócio é que depois do Alabama, qualquer coisa me deixa feliz e isso atrapalha a escolha. A cidade é grande, mas é limpinha sim. A UF me lembra muito uma cidadezinha d everaneio próximo a Salvador, uma fofura! O bom é que vou ficar feliz independente do destino :)

      Excluir
  8. amiga eu prefiro a praia, as viagens, a casa com quintal, neve é bom de férias, $$$ sobrando é sempre baum tb, mas é difícil escolher sempre né ? siga seu coração, confie que Deus vai na frente arrumando tudo pra vcs :) xerruuuu

    ResponderExcluir

O que você acha disso?