Páginas

14/05/2013

Pulinho em Gainesville

Marido começou as entrevistas para o fellowship (o resultado só sairá em setembro, até lá, imagina a minha expectativa). A única cidade pequena que marido aplicou foi Gainesville  porque ele fez um curso com o chefão do departamento e gostou bastante. Não é segredo que o meu desejo é mudar para uma cidade grande, enorme e barulhenta, logo não gostei da opção. Tá que é na Flórida (umas 2 horas de Orlando) e perto de Salvador, mas a cidade é 10 vezes (literalmente) menor que B'ham e região, fora que 50% da população é formada de estudantes. Bom, são quase 8 horas de viagem daqui até lá e passamos a nossa quinta-feira na estrada. Como marido se atrasou, ele teve que correr e tirou 1 hora e meia desse tempo. Chegamos lá faltando 20 minutos para o compromisso dele, só com o café da manhã na barriga (e uns poucos lanchinhos). Pense na correria?

Eu quero registrar aqui a aventura de embarcar nessa estrada. Fomos para a roça da roça no Alabama. Os poucos outdors/propagandas que tinham falavam de outlet de roupa country, propaganda para evitar gravidez na adolescência e propaganda para se divorciar com preço baixo. Na estrada, só tinha fazenda e muitos bichos. Também havia umas florzinhas fofas enfeitando a visão dos viajantes. Nessa hora eu pensei “nossa, poderia ser muito pior! Já pensou eu morando num lugar desses?!”. Daí, marido foi abastecer (a nossa única parada da viagem) e eu no meio de um cochilo não sabia se a gente já tinha chegado na Flórida ou ainda estávamos no Alabama. Olho para o carro ao lado e..

Sorria, você está no Alabama!
Esse estava caro, encontramos por $199


A certeza de ter chegado na Flórida só veio quando a estrada se tornou um tapete e o carro ficou todo manchado de lovebugs amassados (nessa época do ano, esses bichos infestam a região, a frente do carro ficou super suja e no segundo dia, mal dava para enxergarmos enquanto dirigíamos (paramos para lavar tudo). O mais estranho é que eles voavam em dupla, o bumbum de um colado com o do outro. Depois fiquei sabendo que está na época de acasalamento e eles não param de voar nem para “trabalhar”. O negócio é sério.
 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Besouro-do-amor
 A Michelle havia me falado que Gainesville é uma cidade pequena e charmosa e é verdade. Parece uma cidade de varaneio, pequena, com muitos jovens, gente andando de bicicleta, scooters. A velocidade máxima no campus é 20/MPH. A gente dirige quase parando. Se quiser acelerar, vai pagar multa, pois tem guardinha escondido atrás de tudo que é árvore.

Lá tem cor: casas coloridas de diversos modelos, muitos villages (townhomes) fofos e as pessoas vestem roupas coloridas e diferentes. Não tem muito padrão. Vi casais andando de mãos dadas e se abraçando. Vi casais misturados. Vi muito mais gente magra que gorda. Lá a galera é muito relaxada, bem “ninhuma” como dizemos em Salvador. A bolha individual é muito menor que a do Alabama e as pessoas são mais zuadentas. Lá tem crocodilo, tem tartaruga, morcego também e até sapo! Mas as pessoas aprenderam a conviver com isso, assim eu acho, tendo em vista que ninguém deu muita atenção aos bichos (no sentido de medo). O mais incrível foi um casal sentado à beira do lago cheio de crocodilos, quase as 9hs da noite. Juro!! Ah, lá o custo de vida é menor que aqui e fica menos de 1 hora da praia.

Na sexta, enquanto marido estava na entrevista, fiquei batendo perna pela cidade (no sentido figurado, eu fiquei foi dirigindo mesmo). No final do dia, marido chegou e fomos passear no lake Alice e ver os morcegos saindo da casa (acredite, estava lotado de gente fazendo isso)

Moradores do lake Alice
Esse aqui era grande e assustador, resolvi ir embora porque fiquei realmente assustada


Centenas de morcegos indo para a night
 
Mas foi no sábado que realmente tiramos nosso dia de folga. Fomos ciceroneados pela Vanessa, uma baiana também que entrou em contato comigo através do blog para tirar algumas dúvidas sobre o processo de mudança dela para Gainesville.

[Muito legal tornar real algo que começamos pela internet. Até hoje, conheci 3 pessoas e gostei de todas (falta eu descrever o jantar com a Tereza aqui, mas estou aguardando a inspiração bater, pois ela mostrou uma visão diferente do Alabama que vale a pena virar post). Se tudo ocorrer bem, em junho ou julho, parto para conhecer uma quarta pessoa na parte norte do país.]

Ela sugeriu um churrasco em um parque (Blue Springs Park). Ela fez arroz, feijão tropeiro, salada de batata e vinagrete. Levamos a carne e pronto. Para a festa ficar completa, a Vanessa levou uma brasileira recém-chegada, o marido e um amigo. Nossa, foi muito legal! Eles são super engraçados. Lembrei bastante dos nossos amigos e família no Brasil. Tudo que você fala, vira piada, sabe? Muito legal. A Vanessa é bióloga e me garantiu que naquela água, crocodilo não vive (mas ela foi clara quando salientou que não seria impossível encontrar um perdido). Pense em um lugar bacana. O sol estava fraco e a temperatura da água é sempre 20C, o que não é assim tão frio, mas para quem está acostumado com as águas quentinhas das praias baianas, é muito frio! Vanessa e o marido entraram no time “mudem para Gainesville” e fizeram a melhor propaganda da cidade possível. Depois do banho gelado, fomos ao museu e finalizamos o passeio no estádio dos gators.

A água não estava tão azul, pois estava meio nublado, mas ô lugar bonito!

Água cristalina
As tartarugas tomando um solzinho (nessa parte, o rio já era rico em ferro e não era para banhistas humanos)
Entrando no clima no estádio dos gators
Passamos na casa da Vanessa e ela ofereceu doce de leite de Viçosa. E eu aceitei, né, mas foi um erro já que de agora em diante, todo doce de leite que eu comer não vai ser tão bom assim. Nossa, que negócio gostoso, sô! Voltamos para o hotel mortos de cansado e nos preparamos para mais 8 horas de viagem de carro (mas dessa vez, mudamos a rota e passamos em Marietta para saborear a comida brasileira- que estava ruim, por sinal).

Um visitante querendo nos dar tchau (inhecati!)


13 comentários:

  1. Ai que legal Lorna!!! Adorei este post. Eh isso mesmo que voces tem que fazer. Sair por ai conhecendo os lugares. Soh assim pra gente ter uma nocao melhor de cada lugar. Eu sei quem voce vai ver no norte (nao perca esta oportunidade viu, voce vai adorar, tanto a pessoa quanto o local).
    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pessoaa eu tenho certeza, o local, espero que sim.Mas tambem o que eu tenho como comparacao eh Tao ruim que eh dificil nao gostar de outra cidade ;)

      Excluir
  2. Isso foi quase uma aventura de viagem, eu morri de rir com o carro do lado, bastante peculiar ne?!...rs. E muito legal poder "tirar" as amizades do computador e trazer pra real life =). Desejo toda sorte do mundo para voces e que voces possam parar em um lugar otimo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monique, o meu consolo eh q Pior que aqui, nao sera. Obrigada pela torcida.

      Excluir
  3. Perto de Salvador??? Como assim? Hehehe...
    Bem, eu acho que esse lugar aí é bom pra passear, dar uma olhada nos crocodilos e tals, mas não combina muito com você, não...
    Houston não está nos seus planos? Aqui tem tanto baiano, que você pensa que está em Feira de Santana, Vitória da Conquista ou até Salvador, mesmo! Tenho um monte de amigos baianos aqui.
    Mas, sei que vocês estão ainda por conta do fellowship de marido. Enquanto isso, aproveite as viagens!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, estamos por conta do fellowship mesmo. Meu fico eh o Norte do pais, o do marido eh o melhor programa que contemple. clinica e pesquisa. Gainesville eh melhor. do que as Duas Ivy league que ele foi...mas lah o meu PhD tb eh bom e tem bolsa. veremos! Ah, ele tem entrevista na Baylor tambem, Houston tah na lista.

      Excluir
  4. ahhhhh eu aco que essa ai n combina com vc, sigo na torcida por outra :) e parabéns pelo trabalo elogiado do outro post vc mereceeee !!! bjs

    ResponderExcluir
  5. Ahhhhh que legal, Lorna!!! Conhecer novos lugares é muito bom. :) Amei suas fotos!! Menos aquela do sapo, ughh! Haha!
    Ahhh que vcs visitaram o estádio dos criadores do Gatorade, hahaha. Adorooo!! Super cool, amei a pose de vcs tb, gators. HIhihihi.
    Beijinho que pra onde quer que vcs forem, que tudo dê certo e que vcs sejam felizes.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Que delícia de passeio Lorna :)
    Sabe, enquanto estava lendo seu post parecia que estava assistindo a um filme... uma garotinha na janela do carro, observando todos os detalhes da cidade, que poderá se tornar seu lar :)
    ... e se for esta a cidade, pelo menos um pouquinho do Brasil já está lá :P

    heheeh gostei do besouro do amor heheeh não podia ter outro nome lol

    ResponderExcluir
  7. Lorna, acabei de chegar de mala e cuia aos EUA. Depois de ver os crocodilos, os morcegos e o sapo, decidi ficar em Phoenix... :-)

    Boa sorte pro marido e pra vc!

    ResponderExcluir
  8. Olha eu aqui no blog da Lorna!
    Terminei a leitura dos posts, voltei pra conferir os mais atuais e achei uma menção ao nosso encontro.
    Muito feliz de ter entrado nessa história de aventura na cidade mágica =)
    Nos vemos em breve!
    Bjo, Tereza

    ResponderExcluir
  9. Ola meninas, estou em breve indo para gainesville se alguma estiver ainda morando na cidade gostaria de saber mais informações se alguém puder me responde.. Agradecida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erika, estou de férias agora, mas respondo melhor quando retornar no final de semana. Manda um email para mim contando um pouco da sua mudança e suas dúvidas! Estou mudando para Gainesville também!

      Excluir

O que você acha disso?