Páginas

07/11/2012

A questão do white coat- As diferenças no jaleco na área médica.

 Esses dias estava vendo as fotos do convite de formatura da minha prima (futura médica). Ela estava usando um jaleco lindo, cheio de detalhes e lembrei de comentar isso aqui. (Tá, eu sei que você pode achar esse negócio de jaleco trabalhado bem brega, mas eu sei bem o que é ter de usar jaleco e sei da diferença quando você algo bordado e feito sob medida)

Anyways, aqui na UAB existem 3 tipos de jaleco (aqui eles chamam white coat) para a área médica: o curto, o longo e o super longo. O curto é para estudante, o longo para residente e o super longo para os attendings e fellows (que também são considerados attendings, mas ainda recebem salário de residente :) ). Aqui não tem aqueles jalecos trabalhados na riqueza de detalhes que a gente vê no Brasil. Aqui o hospital manda fazer e todo mundo recebe o seu. É tudo igual, variando apenas pelo tamanho ou as vezes a logomarca. Por exemplo, tem hospital que coloca a logomarca do hospital no jaleco dos estudantes, mas coloca o nome dos médicos no jaleco para attending.

Jaleco de estudante, que parece um blazer


Por um lado isso é bom, pois a equipe do hospital identifica o  papel do profissional/estudante ali e diminui a chance de erro médico, por outro lado é claramente sinônimo de status. Essa questão de tamanho de jaleco é diferente dependendo da faculdade. Tem faculdade que estudante e residente usam jaleco curto, ou estudante e  interno (residente do primeiro ano) usam jaleco curto. Tem faculdade que todos usam jaleco longo ou todos usam jaleco curto.

Quer saber mais sobre como ser médico aqui nos EUA? Acesse mediconoseua.com 


Ps1: attending são médicos que fizeram residência e a prova do Board e estão aptos a exercer a medicina nos EUA

Ps2: Há um montão de estudo mostrando que jaleco e gravata nos hospitais são responsáveis por algumas infecções. Por isso, em muitos hospitais europeus (especialmente na Inglaterra) o hábito de usar tal indumentária vem sendo banido.

Ps3: Encontrei esse site que traz informações sobre as especialidades e subespecialidade médica aqui nos EUA. E encontrei esse blog que traz informação sobre residência aqui do ponto de vista de um residente americano.

Imagem daqui

7 comentários:

  1. E as pessoas andam de jaleco pelas ruas igual no Brasil? aqui, quando eu tenho trabalho no hospital, pego o jaleco la dentro, uso nas salas que trabalho - nada de ir tomar um lanchinho na cantina usando o jaleco - devolvo na lavanderia quando vou embora e o jaleco sera lavado... Isso acontece todos os dias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, na área do hospital sim, eles andam de jaleco. Tipo assim, o hospital da UAB tem passarela coberta ligando os prédios, mas se o médico for para o VA ou para o cooper green, tem de ir andando, então eles não tiram o jaleco para isso. No Brasil, quando eu estava no hospital e descia (uma ladeira) para chegar no ambulatório, eu também não tirava o jaleco, porém, eu morria de vergonha de sair mostrando o meu jaleco por aí. Como eu via o pessoal no shopping fazendo. Juro que eu escondia o jaleco mais por vergonha do que por medo de contaminação (tendo em vista que sou psicóloga e não lidava tanto com coisas goguentas). Aqui, a questão mesmo são os scrubs. O pessoal sai do hospital com eles, saem para jantar, vão ao mercado...Eu escrevi sobre isso http://aventurasnamagiccity.blogspot.com/2011/03/quando-voce-muda-para-um-lugar-novo.html

      Excluir
  2. Wow, que interessante. Nunca tinha parado pra pensar nisso. Wow, até o tamanho é diferente para identificar cada um. Nas minhas aulas de laboratório de Química era obrigatório o uso de jaleco. O meu esburava sempre com as práticas explosivas, hahaha.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Lorna, é a Isabel denovo, estou um pouco indecisa sobre o material usar para o step 1, e se você oudesse, gostaria de saber quais livros seu marido usou, se comprou algum audio, sem comprou algum livro complementar. Se puder me ajudar, agradeço.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele comprou aquele que te falei, studou 2 vezes o material e depois comprou o banco de questões paratreinar o tipo de questão e o tempo.

      Excluir
  4. Obrigada Lorn, boa semana pra vcs!
    Beijo!

    ResponderExcluir

O que você acha disso?