Páginas

25/10/2012

Se tem uma coisa boa em morar em outro país é ter contato com outras culturas. A gente aprende tanto sobre outros lugares. Na faculdade, eu sento perto de um grupo de médicos nigerianos e tem sido interessante. Pelo que eu entendi, eles são machistas e bem radicais no pensamento. Mas acho engraçado trocar idéias e tentar entender o ponto de vista deles. Algo que eu gostaria de entender melhor é sobre os muçulmanos. Não vou negar que sempre me choca quando vejo uma mulher toda coberta. Queria saber como as mulheres se sentem sempre escondidas, sem liberdade. Muito embora, liberdade é uma das maiores falácias desse mundo. Eu queria saber como elas fazem para comprar roupa, onde eles compram aqui nos EUA, como é sair na rua só com as mãos e olhos do lado de fora O que elas acham sobre todos ao seu redor estarem mostrando "tudo". Uma amiga casou com um muçulmano e me disse que para eles mulher não tem vez, nem voz, nem nada. Talvez porque o comparativo dela seja o brasileiro (que mesmo assim, vem todo trabalhado no machismo). Eu não sei, só sei que quando estava indo paraa faculdade, avistei a colega aí e fiquei imaginando um monte de coisa...

A foto está bem longe porque eu não consegui andar e bater a foto, mas acho que dá para entender a cena...

Ps: eu não estou julgando nada, só estou querendo entender. E infelizmente, a gente sempre escolhe os óculos para olhar uma cena (até na pesquisa científica)...

17 comentários:

  1. Interessante Lorna. Eu jah li o blog de uma brasileira que morava no Egito. E outros algumas vezes. Eu lembro de alguem contando que as mulheres se vestem super bem por baixo, que compram roupas super bonitas, umas caras, de bom gosto sabe. Mas que ao contrario do que muita gente pensa, elas adoram. Eh algo que "nasceu"com elas. Faz parte da cultura delas. Mas como em toda cultura, tem sempre alguns que nao gostam e sao infelizes. Enquanto que umas pensam que nao tem liberdade, que vivem num mundo infeliz, outras adoram essa coisa do misterio... e assim vai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nani, era exatamente esse contraponto que eu queria entender delas. porque assim, quando voce mora em um pais e todo mundo "eh igual", beleza, mas e quando voce ve outras possibilidades? Por exemplo, a ideia de estacionar o carro e andar para os lugares era comum para mim no Brasil. Como nao tem tanto estacionamento, como tem muito engarrafamento e como a gente presa pela saude, eu sempre saia andando. Mas aqui, quase nao ando, nao tem passeio, as coisas sao extremamente distantes e para mim eh normal usar o carro para tudo agora. A minha curiosidade eh toda em cima do choque de cultura mesmo :).

      Excluir
  2. Lorna, concordo ctg. É uma delícia morar aqui pq tem gente de todo lugar. Aqui todo mundo é um pouco estrangeiro.
    Meu marido trabalha com gente da Costa do Marfim. Fui a um casamento e foi a coisa mais estranha que vi na vida. N escrevi a respeito no blog pq achei grosseria, ser convidada p algo tão íntimo e sair falando...
    Curiosa eu tb sou e sempre que tenho a oportunidade tiro minhas dúvidas! hehe

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Lorna, ontem no meu passeio do shopping estava olhando uma roupa e quando olho pro lado uma muçulmana toda coberta olhando as mesmas roupas que eu. Engraçado que no momento eu pensei: pra quê ela tá escolhendo se ninguém vê?! Aí dois minutos depois repensei: claro que ela tem que usar uma roupa por baixo né?! Dããã! hahaha Tenho uma colega síria mas ela é cristã, então anda 'normal' como nós.Perguntei pra ela e ela falou que a maioria das mulheres no país dela andava toda coberta. Eu juro que queria conversar com uma pessoa dessas pra tirar todas as minhas dúvidas também, porque curiosidade é o que não falta em mim. hahaha Bjss

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Lorna
    Vim recomendar um autor de livros que fala sobre o propio Estados unidos
    Rick Miller fala sobre a miscigenação do seu propio pais dentre eles , o que Hollywood adora mostrar e enfatizar , o velho oeste americano , que é um folclore bem americano para se estudar , e ele não fala somente o que os filme mostram dessa regiao tão popular yankee , que traz basta pauta e divergencia de opinião
    Abçs espero que goste dos livros dele

    ResponderExcluir
  5. Lorna
    Adoro esses assuntos. Uma das coisas que me fascina é a mente humana e o comportamento. Mas deixa eu te contar.
    Na faculdade, na aula de Speech tinha duas irmãs de um desses países aí do oriente médio. Uma vinha toda cobert a e outra já tinha caído no pecado, vinha toda descoberta kkk (brincadeira)
    Fiz amizade com elas só pra perguntar, porque sabe, eu não me aguento.
    Primeiro ela me disse que elas só se vestem assim na rua. Em casa, com a família direta dela e do marido elas se vestem normalmente. Em festas, o marido diz se elas devem usar as coberturas ou não. Como as festas geralmente só vem a família, elas não precisam. Na rua, em meio a estranhos é que elas usam isso. Daí eu perguntei e vc concorda com isso?
    E ela disse que sim. Que nenhum estranho jamais tinha visto o cabelo dela e que ela se orgulhava disso :O ??
    Pensei também que ela gosta da atenção que desperta usando aquela roupa. Assim como uma moça quase pelada na escola também chama atenção.
    Já a irmã disse que não concordava com a irmã e achava que toda mulher deveria ter a liberdade de fazer O QUE QUISER assim como o homem. Por isso que ela se vestia como a maioria das pessoas. Qualquer um podia ver o cabelo dela que ela não se importava (aliás, eu diria que se for pra não lavar como ela, e ficar encebado, era melhor cobrir mesmo).
    A irmã coberta não via nada que fazia como restrição da liberdade, já a outra sim. A irmã descoberta disse que jamais casaria com um homem muçulmano.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Engraçado como a gente precisa sair do país pra conhecer culturas de dezenas de outros países num país só, né? rs
    Tenho colegas italianos, gregos, portugueses, americanos, espanhóis... uma loucura.
    E essa dos mulçumanos tb não entendo. Uma vez vi duas moças de burca numa sapataria olhando sapato. Elas posavam na frente do espelho com o sapatos nos pés, admirando. Mas o negócio mesmo não é pra não ter/negar a vaidade? Sei lá, confuso. rs

    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Oi Lorna! Deixa eu te fazer uma pergunta, não exatamente sobre esse post. Você tem diploma de psicóloga no Brasil? Está fazendo mestrado em alguma área da psicologia?
    Eu tenho bastante interesse em fazer uma pós nos EUA, mas temo não ter meios de trabalhar legalmente, já que provavelmente vou ter que fazer aulas extras pra ter meu diploma validado e para começar a atuar como psicólogo é necessário ter mestrado...

    Adorei seu blog, obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu mestrado eh em saude publica. Bom, se voce quer ser psicologo aqui, tera que ter o doutorado e nao precisa validar o diploma da graduacao.

      Excluir
  8. Bom, primeiro comentário no seu blog! Eu morei em Israel, e judias ortodoxas também escondem seus cabelos (mas poucos notam, elas usam peruca para esconder os cabelos ou lenço). O interessante é que não é perda de liberdade ou de vaidade, é apenas fé. Eu fiquei muito amiga de um casal e ela me contou que ele não era tão religioso e não concordava com ela esconder os cabelos em um lenço, mas ela dizia que ela acreditava que era importante e não custava nada. Ela realmente não se sentia feia e tampouco tolhida de liberdade, era apenas a forma dela respeitar Deus. Abs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo, gostei do seu comentario. Mas minha questao eh essa. Uma coisa eh voce morar no Brasil e usar fio dental, outra coisa eh voce usar fio dental aqui nos, entendeu? Quando a gente muda a referencia de cultura, muda um monte de coisa na gente (por exemplo, tanta coisa que eu fazia normalmente no Brasil, nao faco mais), eu queria saber sobre o impacto dessa mudanca nelas...se bem que, em relacao a espiritualidade, a minha continua a mesma :)

      Excluir
  9. Oi Lorna, eu tenho contato com alguns pesquisadores, inclusive mulheres, muçulmanos por aqui...
    Eh aquilo, tem muçulmanos e muçulmanos, ne? Tem essas mulheres que cobrem ate os olhinhos e nao tem direito de estudar, vivem trancadas e sao tratadas como animais... Essas sao minorias, mas existem! E eu penso, quantas mulheres ocidentais nao vivem mais ou menos assim? com maridos machistas? Trancadas dentro de casa?
    Por outro lado, tem pessoas que entendem o papel da mulher... conheço duas iranianas que fazem doutorado em física na Suécia e sao livres, moram sozinhas! Elas usam veu, mas eh porque elas acham lindo - e tem uns lindos mesmo, ne?
    No final eh como usar um chapéu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana, agora que você falou isso, lembrei que conheci uma iraniana. Ela não usava lenço, mas falava que a esposa deve obedecer o marido. Não muito diferente do que eu ouço dos cristãos do Alabama.

      Excluir
  10. Oi Lorna! Vc parece tão simpática! Então, eu não sou judia, e fui para lá com a trasnferência de trabalho do meu marido. Esse casal era de judeus, nascidos em Israel (a minoria de Israel), não houve mudança, ela fazia por respeito a espiritualidade dela. E sabe o que eu achava mais bonito? É que ele apoiava ela, nunca mencionou sobre o lenço qdo meu marido chegava e ela colocava o lenço (entre mulheres não precisava). E foi justamente por isso que eu perguntei para ela, pq de usar. E ela me comentou que era natural, que era respeito a crença dela. Mas sobre o teu comentário, acho que quando moramos no exterior sofremos muitos impactos e mudamos com certeza nossos pontos de vista, mas mais do que nunca nos apegamos as raízes de quem somos, pelo menos comigo foi assim, foi morando fora que eu me achei no Brasil e em mim. Platão e o mito da caverna é uma excelente metafora para essa situação, conhece? E quer algo mais de nossas raízes do que nossas crenças religiosas? E agora vou de novo morar fora, dessa vez na Inglaterra! Até a próxima Lorna!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, eu sou um amor de pessoa (e muito modesta). Gostei do seu comentário. Ah, boa viagem!

      Excluir
  11. Wow, adorei esse post!! A melhor amiga de uma amiga minha era arabe, e nossa quando essa dao pra ser lindas, elas sao neh? Toda as mulheres das familias eram lindas e superrrr vaidosas e alguma usavam burca. Enfiim essa moca eh muslim mas vestia roupas normais, ela contou que soh "deve" vestir essas roupas que cobrem tudo depois que elas participam de um ritual na Arabia Saudita, e apesar de ela ser muslim ela disse q nunca ia querer participar dess ritual. Que coisa isso...em partes ela segue a religiao mas em outras nao, curioso neh? Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Tenho uma amiga que vem da Jordânia, mas quero que vc veja, acho que ela já americanizou pq ela sempre anda de calça jeans coladinha, bem brasileira.Rs!Ela e o marido dizem ser mulçumanos mas às vezes me pergunto se eles seguem os ensinamentos à risca.

    Bjs

    ResponderExcluir

O que você acha disso?