Das perguntas que mais recebo, essa e "vale a pena fazer residência nos EUA?" têm uma frequência enorme. E olha, eu entendo! Sair da sua casa em busca de coisa melhor e se deparar com um salariozinho, não é fácil. Pois bem, vou tentar responder.
Primeiro esse negócio de suficiente é muito relativo, certeza que o que eu acho suficiente é diferente do seu conceito. O que posso dizer é que, o salário de residente proporciona uma vida de classe média (Digo isso baseada no salário da UAB e na vida Aqui em B'ham). Provavelmente, classe média baixa. Claro que aluguel aqui na "roça" é mais barato. Porém, a taxa é a maior do país, assim como o custo de energia, água e esgoto. Sendo médico estrangeiro, o residente precisa renovar o visto todo ano. Outros custos relacionados com a licença médica (que pode chegar a $1000/ano), plano de saúde etc também devem ser computados.
Quando o estrangeiro chega aqui, sem crédito, paga dobrado e/ou adiantado todas as contas, da conta de telefone até a conta do celular. O seguro do carro é mais que o dobro do que o seguro para um americano. Mas depois de alguns anoS, você vai conseguindo crédito e a vida vai melhorando (a gente ainda não chegou nesse patamar). Lembre-se os residentes americanos sairam da faculdade de medicina com uma dívida média de $300,000.00, então, por mais que você pague mais coisas agora, não se compara ao montante que eles devem.
Além do salário que varia dependendo do hospital e do programa, o residente tem a alimentação que o hospital pode dar, o seguro contra má prática, semanas pagas de férias, um montante anual para livros e pagamentos de simpósio, o seguro saúde que pode ser pago pelo hospital ou dividido com o residente etc.
Outra coisa, o cônjuge ainda pode trabalhar aqui por conta do visto J2.
Eu sempre achei o salário de residente aqui pouco (embora suficiente). Caso a gente não tivesse poupaça no Brasil, duvido que a gente conseguisse viajar para a terrinha esse ano. Mas também, a gente mora em uma casinha fofa, talvez se a gente morasse num apto quarto e sala, perto da universidade, iriamos economizar com gasolina e moradia, mas talvez a qualidade de vida fosse pior.
Bom, eu achei esse artigo
aqui dizendo que 50% da população americana ganha $46,000 mais ou menos/ano. Digo, essa é a renda média por casa nos EUA. Caso as duas pessoas trabalhem na casa, essa renda média pula para $67,348. Aí eu entendi como algumas brasileiras casadas com americanos me diziam que o salário de residente é bom. Pensando por essas médias, é bom mesmo. Na verdade, o salário do residente fica dentro, um pouquinho abaixou ou um pouquinho acima da média (depende do hospital, da área e do ano do residente, afinal, a cada ano, ganha-se mais um pouquinho de nada). Então, se os residente daqui do Alabama devem a faculdade, têm 2 filhos e sobrevivem, então né, não deve ser tão difcil assim para os estrangeiros.
Quer saber mais sobre como ser médico aqui nos EUA? Acesse
mediconoseua.com
Ps: Pessoal, pode mandar perguntas e emails que
respondo numa boa. Peço que antes, leiam os comentários dos posts sobre o tema,
pois ando recebendo perguntas que já estão no blog. Eu escrevi mais alguns
posts sobre residência médica nos EUA, procura nos marcadores ao lado. Se
continuar com dúvida, pode entrar em contato J