Páginas

08/12/2011

E você tem medo de/do quê?

(A Eve, falou aqui, sobre o assunto e se inspirou aqui.)

Lembro que quando fui num passei com a escola numa cidade próxima a Salvador, entramos numa igreja antiga e no chão tinha aquelas lápides (o pessoal rico pagava para se enterrado lá). Achei meio bizarro, gente enterrada dentro da igreja, no altar, mas a professora dissse que na crença, aquele seria o melhor lugar do mundo (sem pecado, só com anjos...). Fiquei desconfortável e com medo, "pisando" nos mortos. Mas fiquei mais desconfortável ainda quando avistei uma lápide com meu sobrenome. Essa cena sempre me vem à cabeça! Naquele dia, aos 12 anos eu pensei "eu não quero estar no "melhor lugar do mundo" quando morrer, quero encontrar muitos melhores lugares do mundo ainda viva (música de vitória ao fundo!).

Bom, eu tenho medo de espírito/alma/fantasma, medo de escuro, medo de ladrão/sequestrador/estuprador, medo de sentir dor, medo de ter uma trauma/doença neurológica e esquecer de mim, da minha estória. Medo de ficar velhinha e dar trabalho, medo de ser esquecida (morar fora desenvolveu esse medo).

Mas das coisas que eu tenho mais medo (e até um certo pavor) é:
*Perder a vontade de colocar a mão na cintura e "brigar" pelo que eu acredito. Medo de deixar para lá. Medo de achar que não vale mais a pena falar/gritar/tentar porque nada vai mudar;
* Medo de não conquistar meus sonhos, principalmente os antigos, aqueles que eu sonhava (e sonho) realizar desde criança;
*Medo de perder minha felicidade, minha resiliência;
*Medo de perder essa curiosidade infantil e essa felicidade que me invade quando eu me deparo com coisas novas ou antigas (que pode ser - literalmente- um pé de quiabo nunca antes visto ou o cheiro do acarajé "quentinho" fritando no dendê- porque sou alérgica e não posso comer, mas amo o cheiro);
*Medo de correr atrás de coisas "essenciais", mas sem importância e esquecer de viver, esquecer o gosto bom que é o cacau do pé, a acerola vermelhinha.
*E o meu maior medo, acho que é não ter histórias para contar, mas isso, acho que estou superando.

Já escrevi um livro (pelo menos uma história em um livro), já plantei muitas árvores (e não estou contando com feijão no algodão) e no meio disso tudo, vi um montão de coisas, mas "cê" sabe né, minha vontade de abraçar o mundo é sempre grande e tenho mil milhares de coisas para fazer, nesse meio tempo, fico um pouquinho triste, mas o meu normal é estar feliz ou pelo menos alegre.

E você tem medo de/do quê?

3 comentários:

  1. Medo de dentista tipo pâncicooooo total + tô vencebdo ele depois de 33 anos em Cali nem acredito, acho que esse sem duvida foi um dos motivos que Deus me trouxe pra cá... tenho + medo dos vivos que dos mortes com certeza... tenho + medo de sentir a dor que dá dor em sí... tenho medo louco de perder meu avô... tenho medo de deixar de ter medo o que significa esfriar pro mudo... e tenho medo tb de criar um filho nesse mundo, no momento vivo esse dilema... ptzzz

    ResponderExcluir
  2. Ideia otima. Adorei esse post, eu sou a pessoa mais medrosa que ja conheci, tenho medo de tudo. De dor, cirurgia (tenho um historico disso) , de roubo e assalto e estupro tb, tenho medo de morre longe dos meus pais e longe do meu marido (sem nocao neh, meus pais lah no Brasil e meu marido aqui vou ter que morrer longe de um ou de outro), medo de doencas, medo de cancer (principalmente), medo de voar (apesar de eu amar viajar de aviao, eu adquiri medo uns 2 anos atras, nao me impede mas mesmo assim tenho medo)... agora meio maior medo mesmo eh de ser comida viva!!! Serio, ou por um tubarao, leao ou urso, DEUS ME LIVRE. Acho que essa eh primeira coisa que vem na cabeca quando entro num aviao: que se cair que eu morra antes de chegar no chao, porque se cair no mar eu eu sobreviver eu me mato antes de um tubarao me atacar!!!!

    ResponderExcluir
  3. eu tenho os mesmo medos que falou no texto!!!!!!!!!! beijos/julia

    ResponderExcluir

O que você acha disso?